Com 250W de potência e torque máximo de 70Nm, novo motor Continental 48V Revolution conta com transmissão CVP, que garante trocas de marcha automáticas, de forma suave e precisa
Conhecida no meios ciclístico brasileiro por seus pneus de alta performance, a marca alemã Continental anunciou neste fim de semana o lançamento de um novo modelo de motor para bicicletas eletricamente assistidas (e-bikes), cujo principal diferencial é contar com um sistema de transmissão automática integrado.Posicionado na região da caixa de centro da bicicleta, o novo 48V Revolution foi projetado para funcionar como uma sistema fechado composto por motor e uma transmissão planetária continuamente variável (CVP), que proporcionam uma troca de marchas totalmente automática, de forma suave e contínua.
Caso seja necessário, a transmissão pode ser acionada manualmente através de um painel eletrônico localizado no guidão da bicicleta, que também fornece informações como velocidade, distância percorrida e nível da bateria, entre outras.
No modo Manual, a troca de marchas pode ser realizada mesmo sobre forte carga nos pedais, sem que se registrem pulos ou estalos, já que a alteração no range da transmissão é realizada de forma contínua. Esta característica permite inclusive a troca de marchas com a bike totalmente parada.
Já no modo Auto, a transmissão é alterada baseada na velocidade de rotação do pedivela. Assim, basta que o ciclista informe ao sistema – através do painel de controle – a cadência desejada (entre 40-120 rotações por minuto) e o sistema irá proporcionar a marcha mais confortável, de forma automática.
Totalmente selada e imersa em um compartimento estanque contendo um líquido lubrificante especial, a transmissão CVP do 48V Revolution possui baixíssima taxa de manutenção, além de oferecer uma troca de marchas com um range de 380%. Essas características, em combinação com o motor com 250 watts e torque máximo de 70NM, fazem com que a bike equipada com este motor supere facilmente qualquer ladeira mais íngreme.
Disponibilidade – Como todo motor de instalação central, o novo motor Continental 48V Revolution não será comercializado de forma avulsa, já que exige o uso de um quadro de bicicleta compatível.
CVP, a revolucionária transmissão para e-bikes
Desenvolvida pela NuVinci, marca do fabricante estadunidense Fallbrook Technologies Inc., a Transmissão Planetária Contínua, também conhecida pela sigla em inglês CVP (Continuous Variable Planetary), é um sistema de transmissão automática que utiliza um conjunto de esferas orbitais, cujos eixos podem ser alterados, alterando assim a superfície de contato com os discos de transmissão de entrada (motor) e saída (pedivela) e proporcionando uma alteração contínua e sem lapsos no range de transmissão.Atualmente a tecnologia extrapolou os limites da indústria de bikes e já encontra-se presente no projeto de turbinas eólicas e veículos elétricos leves, entre outros usos.