Patente registrada pela gigante japonesa sugere que freios com sistema anti-travamento para bicicletas deverão ser produzidos em um futuro próximo
A Shimano registrou a patente de um sistema de freios com dispositivo anti-travamento (ABS) desenvolvido especialmente para bikes que deverá tornar-se realidade nos próximos anos.Embora freios com sistemas anti-blocantes para bicicletas não sejam exatamente uma novidade no mercado (tanto a Bosch, em conjunto com a Magura, e a Pinarello já testam modelos similares desde 2016), a adesão do maior fabricante de componentes para bikes do mundo poderá dar uma alavancada na tecnologia, aumentando assim a segurança nas pedaladas.
Desenvolvidos originalmente para a indústria automotiva em 1978 pela Bosch, os freios ABS (acrônimo de Anti-lock Braking System, em inglês) evitam que as rodas travem durante o acionamento, evitando que o veículo derrape, evitando desta forma, a perda de controle da direção.
Assim como patentes similares utilizadas em veículos automotivos, o sistema apresentado pela Shimano conta com um sistema de controle eletrônico, que através de sensores monitora a rotação das rodas e a compara com a velocidade da bicicleta. Em uma situação de frenagem de emergência, por exemplo, se a força de frenagem aplicada pela pressão das manetes for excessiva, a unidade de controle do ABS intervém em questão de milissegundos, modulando a pressão de frenagem individualmente para cada roda, impedindo que as mesmas travem, garantindo uma frenagem segura e controlada, além de reduzir a distância de parada.
Por ser um sistema eletrônico que depende de fonte de energia, em um primeiro momento pressupõe-se que os novos freios ABS da Shimano deverão ser focados no mercado de bicicletas eletricamente assistidas, embora a patente especifique que o sistema foi desenvolvido não apenas para e-bikes, mas também mountain bikes, modelos de estrada e urbanas.
GPS – Uma curiosidade que não passou despercebida para quem conferiu a patente foi a utilização de um chip de navegação por satélites GPS em seu sistema. Embora não esteja clara sua função, especula-se que o mesmo serviria para determinar automaticamente a localização da bicicleta, de forma se otimizar de acordo com o terreno percorrido. Embora a ideia pareça excessivamente futurística, a ideia já é utilizada no sistema de transmissão da Rolls Royce utilizado pelo automóvel Mini GP desde 2013.
E quem precisa? – Embora boa parte dos ciclistas profissionais possa torcer o nariz para a tecnologia, o uso do ABS em freios de bicicleta poderá sem dúvidas reduzir o número de acidentes em ambiente urbano, principalmente por pessoas com pouca experiência sobre a bicicleta, além de tornar as e-bikes mais seguras, apesar do aumento do peso total da bicicleta.
Estudos conduzidos pela Bosch Accident Research, divisão de pesquisas da empresa alemã, concluíram que acidentes envolvendo e-bikes poderiam ser reduzidos em até 25% se os freios que as equipam contassem com sistemas anti-travamento.