Nova tecnologia de construção poderá revolucionar o mercado, ao produzir quadros mais resistentes, leves e, em um futuro próximo, mais baratos
Uma empresa norte-americana está em vias de lançar comercialmente a primeira e-Bike no mundo a ter o quadro em fibra de carbono fabricado através de uma exclusiva técnica de impressão 3D.Fruto da parceria entre o pequeno fabricante de bicicletas Franco Bicycles e a startup de tecnologia Arevo, a nova Emery ONE conta com um quadro monocoque de carbono construído por um braço robótico que imprime tridimensionalmente a fibra, mesclada a um polímero especial que funciona como uma cola de secagem rápida.
https://www.youtube.com/watch?v=3MbOL0M2k20
Desenvolvida pela Arevo, a nova tecnologia de construção permitirá, em um futuro próximo, a construção de quadros em fibra de carbono mais leves e resistentes.
“Substituir a técnica tradicional de manufatura de quadros de carbono, pela impressão 3D em uma única peça agrega-se uma estabilidade estrutural muito superior. Além disso, nossa tecnologia permite fabricar quadros de forma muito mais rápida e barata”, disse Magda Zydzik, gerente de desenvolvimento de negócios da Arevo.
Emery ONE – Com design único e elegante, a Emery ONE é equipada com motor Bosch Performance Line, com torque de 63Nm, 600w de potência e velocidade máxima de 45km/h. Em conjunto com sua bateria de alto rendimento, a e-bike proporciona uma autonomia de até 160 quilômetros, de acordo com o modo de assistência escolhido (4 ao todo).
Todas as funções do motor podem ser acessados através de um painel digital localizado no guidão da bike, além de informações como velocidade, distância percorrida e nível da bateria. Através de uma conexão Bluetooth, é possível utilizar o smartphone para acessar informações extras, navegar via GPS e até mesmo utilizar o celular como alarme.
Preço e disponibilidade – No momento, a Emery ONE está sendo comercializada por 5.000 dólares nos Estados Unidos. Uma edição especial numerada, com tiragem limitada a 100 unidades, será comercializada por 7.500 dólares.