Confira algumas opções econômicas de ferramentas para uso em reparos emergenciais de sua bike
Mesmo realizando a obrigatória inspeção básica antes de sair para pedalar, a possibilidade de se ter que realizar algum reparo de emergência na bicicleta sempre existe. Quando isto ocorre, o uso de boas ferramentas pode fazer uma enorme diferença entre voltar pra casa pedalando ou tentar ser resgatado pelo Uber em algum lugar remoto onde sua operadora telefônica não dá cobertura.Basicamente, um bom kit emergencial deve ser leve, pequeno, fácil de transportar e, paradoxalmente, conter opções de ferramentas suficientes que possibilitem a realização dos mais diversos reparos. Chaves allen, de fenda e Philips, além da chave para quebrar e remendar correntes são o mínimo necessário. No caso de bikes mais básicas, uma chave de boca para extração das porcas dos cubos e canote do selim quase sempre é necessário.
Entre a infinidade de opções disponíveis no mercado, selecionamos alguns kits de ferramentas emergenciais que se destacam pelo preço baixo, sem prejuízo da qualidade ou da versatilidade de uso. Confira!
Kit Absolute YC-285
Leve, pequeno e barato! Com 5 funções básicas, o kit básico da marca brasileira Absolute dá conta do recado para os problemas mais comuns que podem acontecer no meio da pedalada.
Construído em aço inox, o kit é composto por chaves allen de 4, 5 e 6mm e Philips, alem de uma chave de corrente. Seu formato removível possibilita utilizar uma das chaves como alavanca para a chave de corrente, facilitando a vida de quem tem as mãos pequenas.
Uma vez encaixadas em seu corpo principal, o kit de ferramentas da Absolute mede apenas 5,5 x 3,5 x 1 cm, ocupando assim pouquíssimo espaço no bolso ou na mochila.
Distribuído em todo o Brasil pela Isapa, o Kit Absolute YC-285 pode ser encontrado nas melhores lojas do país ao preço médio de apenas 45 reais.
Canivete S-Tres 16 Funções
Um dos modelos mais completos do mercado, o canivete S-Tres da Session Brasil conta com nada menos que 16 ferramentas, o que a qualifica não apenas para reparos emergenciais, mas até para pequenos ajustes de manutenção, além de conter um abridor de garrafas para ser usado com a sua cerveja predileta.
Construído em aço, o canivete S-Tres pesa apenas 115 gramas e contém as seguintes funções:
- Chaves allen 2, 2.5, 3, 4, 5, 6 e 8mm;
- Chave de fenda;
- Chave Philips;
- Chave Torx T25;
- Chaves de raio 13, 14, 15 e 16G;
- Chave de raio Mavic;
- Chave de corrente (7 a 11 velocidades);
- Abridor de garrafas.
O canivete S-Tres de 16 funções pode ser encontrado na loja virtual ou física da BSB Tri Bike, ao preço de 99 reais.
Canivete Tramontina 43134101 (17 Funções)
Pesado e volumoso, o canivete de ferramentas 43134101 do fabricante gaúcho Tramontina não se destaca entre as primeiras opções de compra. No entanto, conta com diversas ferramentas normalmente dispensadas nos kits mais caros, mas que são fundamentais para o uso em bicicletas de baixo custo ou mais antigas como as chaves estrelas 9, 10, 12, 13 e 15 mm, fundamentais para a retirada de porcas dos cubos de rodas e do canote do selim.
Além disso, o kit da Tramontina conta com chaves para raios, ponteiras allen, de fenda e Philips, além de um soquete tipo ‘canhão’ de 8mm. Ficou faltando apenas a chave de corrente:
- Chaves estrelas 9, 10, 12, 13 e 15 mm;
- 3 Chaves para raios 14, 15G e 0,136″;
- 6 Chaves hexagonais 2, 2.5, 3, 4, 5 e 6 mm;
- 1 Chave de fenda ponta chata;
- 1 Chave de fenda ponta cruzada;
- 1 Chave canhão 8 mm.
Facilmente encontrado em lojas de ferramenta revendedoras da marca, o canivete Tramontina 43134101 pode ser adquirido ao preço médio de 45 reais.
Canivete Park Tool I-Beam IB-3
Entre as opções importadas, destaca-se o robusto e completo canivete I-Beam IB-3, da marca estadunidense Park Tool, pioneira mundial na fabricação de ferramentas específicas para bicicletas.
Objeto de um review completo realizado no ano passado, o kit de ferramentas IB-3 é um dos mais completos do mercado, com 15 funções que incluem:
- Chave allen 1.5, 2, 2.5, 3, 4, 5, 6 e 8mm;
- Chave Torx T25;
- Chave de fenda;
- Chave para correntes de 5 a 12 velocidades;
- Espátula para tirar pneus;
- Chave hexagonal 8mm;
- Chaves de raio 3.23mm e 3.45mm.
Indicado para mountain bikers e ciclistas adeptos de pedaladas de longa duração em locais sem infra-estrutura, o canivete ParkTool IB-3 oferece um conjunto de ferramentas preciso e robusto, capaz de resistir a todo tipo de abuso sem perder sua funcionalidade por muitos e muitos anos.
Distribuído pela Isapa, o canivete ParkTool IB-3 está disponível nas principais lojas do Brasil ao preço médio de 170 reais.
Canivete de ferramentas Blackburn Tradesman
Outra opção trazida pela Isapa é o canivete de ferramentas Tradesman, da marca norte-americana Blackburn. Com 18 funções que incluem até mesmo um espaçador para pastilhas de freios a disco (algo muito útil quando se aciona acidentalmente as manetes sem que as rodas estejam no lugar).
Outro diferencial muito interessante é a ferramenta para a retirada do quick link da corrente, além de um espaço para armazenagem sobressalente deste acessório (não fornecido com o canivete). Confira as funções do Blackburn Tradesman:
- Chaves Allen 2, 2.5 e 4mm (em formato L); 3, 5, 6 e 8mm;
- Extrator de corrente (compatível com modelos de 7 a 12 velocidades);
- Espátula/espaço para armazenar quick link;
- Chaves Torx T25 e T30;
- Chave para quick link;
- Separador de pastilhas de freio;
- Chave para válvula Presta;
- Chaves de raio 1, 2 e 3;
- Chave de Fenda gramas e quando fechado mede apenas
Construído em aço, com estrutura em alumínio anodizado, o canivete Blackburn Tradesman pesa 185 gramas, e quando fechado mede 8,5 x 5,0 x 1cm.
O preço médio do Tradesman é de 130 reais.