Linha de componentes Shimano GRX desembarca no país com diversas opções de configuração, incluindo opções de transmissão de 1×11, 2×11 e 2×10 velocidades
A primeira família de componentes do mundo dedicada ao gravel e rotas de aventura, chamada GRX, que teve seu lançamento mundial em maio deste ano, começou a ser distribuída pela Blue Cycle em dezembro.“Desde o mês passado, iniciamos a distribuição para as mais de 135 lojas credenciadas Shimano Service Center (SSC) espalhadas pelo Brasil”, explica Juliano Mol Xavier, diretor de operações da Blue Cycle & Fishing Distribuidora S/A.
Fruto de um abrangente processo de pesquisa, testes e desenvolvimento em diferentes terrenos e níveis de competitividade, envolvendo ciclistas de todas as partes do mundo, a série GRX traz um pedal veloz e com alto desempenho nos mais variados terrenos, de estradas irregulares de lama e cascalho (gravel), até trechos rápidos de estradas pavimentadas ou de terra. As diferentes séries do grupo atendem as demandas que vão de passeio, cicloturismo e bikepacking; até competições de cyclocross de alto nível.
O grupo GRX oferece componentes das séries RX800, RX600 e RX400, com três opções de transmissão – 1×11, 2×11 ou 2×10 – além dos câmbios dianteiro e traseiro e o pedivela, os grupos são compostos por pinças de freio a disco flat mount, trocadores e freios (STI) ergonômicos especialmente desenvolvidos para maior controle em terrenos irregulares, e manetes de freios adicionais para instalação na parte superior o guidão. Há ainda a opção de transmissão mecânica ou Di2.
Estes componentes empregam as tecnologias de mudança de marcha mais modernas da Shimano, tanto para o ciclismo de estrada quanto de mountain bike, oferecendo precisão e estabilidade na mudança de marcas, além de um sistema de transmissão suave e silencioso.Recomenda-se o uso de cassetes e correntes Shimano MTB (Deore XT, SLX ou Deore) ou Road (Ultegra, 105, Tiagra).
É possível criar uma configuração específica para o estilo e perfil do ciclista. Desde uma bike GRX leve, com nível de competição, até uma mais resistente e robusta para lazer, que exige um investimento menor. Além da série líder da categoria, Shimano GRX RX800 de 1×11 ou 2×11 velocidades, há opções de componentes 1×11 ou 2×11 velocidades mais acessíveis da série RX600 que podem ser mesclados perfeitamente com a série RX800. Além destes, é possível mesclar componentes de 10 velocidades RX400 com componentes de outras séries da Shimano Estrada.
Os pedivelas GRX e câmbios dianteiros GRX compostos pelas linhas Di2 (FD-RX815) e mecânicos (FD-RX810/RX400), foram construídos com um espaçamento (chainline) + 2,5 mm, o que aumenta o espaço para pneus mais largos de até 42 mm, ideais para modalidades em terrenos mais irregulares.
Os câmbios traseiros, Di2 (RD-RX815/RX817) e mecânicos (RD-RX810/RX812/RX600) foram projetados para trocas silenciosas, suaves e confiáveis em terrenos acidentados, através da tecnologia Shadow + que estabiliza e diminui a vibração da corrente, minimizando o movimento desnecessário do braço do câmbio e aumentando o desempenho da troca de marchas. A troca das marchas nos grupos GRX são proporcionadas por alavancas STI ergonômicas dedicadas para o gravel.
Os freios são potentes e capazes de controlar a velocidade em descidas abruptas e imprevistas, um dos pontos cruciais das modalidades de gravel. Para isso a Shimano importou a tecnologia Servo Wave dos freios de mountain bike para os manetes ST-RX815, manetes hidráulicos adicionais instalados na parte superior do guidão.
E para uma experiência completa, a marca japonesa trouxe rodas que oferecem um equilíbrio ideal entre peso, rigidez e durabilidade com aros assimétricos de 21,6 mm de largura e 22 mm de altura. São dois conjuntos de rodas tubeless de eixo e-Thru de 12 mm, WH-RX570-TL-F12/R12, de tamanhos 700c e 650b (não Boost).
Competições Gravel – Recentemente a Shimano fechou uma parceria com Specialized e Brasil Ride para a realização de uma prova com o conceito gravel: a Diverge Gravel Race. As competições que ocorreram em maio e novembro contaram com apoio dos Blue Angels no Suporte Neutro Shimano.