Novo padrão de sinalização estabelece a aplicação de tinta vermelha nas aproximações das travessias, proporcionando maior atenção dos ciclistas aos cruzamentos
A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (24/01) a finalização das obras de melhorias em 41,6 quilômetros de estruturas cicloviárias existentes na cidade.As obras de requalificação preveem a substituição do asfalto antigo, aplicação de uma nova camada do pavimento, nivelamento das tampas de acesso das concessionárias, reforma de guias e sarjetas, além da sinalização com tinta antiderrapante. Agora, o novo padrão de sinalização estabelece a aplicação de tinta vermelha nas aproximações das travessias, proporcionando maior atenção dos ciclistas aos cruzamentos. Após a aplicação da tinta, são instalados tachões a cada metro, no mínimo, o que garante mais segurança aos ciclistas.
De acordo com a prefeitura, outros 92 quilômetros estão com obras finalizadas e recebem agora os trabalhos de sinalização. A primeira medida das equipes de sinalização é fazer a linha de borda, para segregar a estrutura, preservando o espaço destinado aos ciclistas, alertando os motoristas sobre a existência da ciclofaixa.
Para alertar moradores, motoristas, ciclistas e demais usuários das vias, serão instaladas faixas de vinil nas ruas e avenidas sob intervenção informando sobre as obras.
O Programa de Metas da Prefeitura, divulgado em abril de 2019, prevê a requalificação de 310 quilômetros de estruturas cicloviárias e a construção de 173 quilômetros de conexões, para o biênio.
Fonte: Prefeitura de São Paulo