Atualmente, sete conexões estão em fase de implantação. A Zona Leste da cidade terá, nesta etapa, a maior extensão em obras, com 5,2km; seguida pela Zona Norte, com 4,6km de novas vias
A Prefeitura de São Paulo, anunciou ontem (03/02) a ampliação da malha cicloviária na capital paulista, após três anos sem nenhuma nova estrutura. Nesta primeira etapa, serão adicionados 13,5 km de ciclofaixas, além de duas ciclovias. Todos os novos trechos servirão de conexão a vias ciclísticas já existentes.Desde 2016 que a malha cicloviária de São Paulo não era ampliada. Segundo a Prefeitura, a cidade possui hoje 503,6 km de vias para bicicleta, sendo destas 473,3 km de ciclovias e ciclofaixas, além de 30,3 km de ciclorrotas.
Plano Cicloviário – O novo Plano Cicloviário da cidade de São Paulo prevê 173 quilômetros de novas conexões (integração da malha) e 310 quilômetros de reformas e melhorias em estruturas já existentes, sendo que 41 já foram entregues e outros 92 estão em obras. O projeto também prevê 12 quilômetros de remanejamentos, considerando as particularidades do viário, a segurança dos usuários e a fluidez no trânsito. A Prefeitura ressalta que nenhum quilômetro será retirado.
O investimento no Plano Cicloviário é de R$ 325 milhões, acompanhado de um projeto de recapeamento orçado em R$ 250 milhões. No total, a cidade passará dos atuais 503 quilômetros para 676 quilômetros de vias para ciclistas em 2020.