Maior festival de bicicleta da América Latina não acontecerá em agosto com objetivo de aguardar melhora da situação de saúde e retomada das atividades
Após a paralisação da rotina das pessoas e dos negócios para combater o contágio do novo coronavírus (Covid-19), a organizadora do Shimano Fest 2020, maior festival de bicicleta da América Latina, decidiu postergar a realização do encontro deste ano para os dias 10 a 13 de dezembro. O local será o mesmo anunciado anteriormente, no Memorial da América Latina, em São Paulo.“O setor da bicicleta ainda é um mercado emergente, uma indústria que vem crescendo e se recuperando das complicações econômicas dos últimos três anos. Considerando o atual cenário e os efeitos da paralisação para toda cadeia produtiva, decidimos o adiamento, não apenas para empurrar a data para dezembro e ganhar tempo para trabalhar em um eventual período pós-crise”, comenta Rogério Tancredi, gerente de marketing e comercial da Shimano Latin America, organizadora do festival.
O objetivo da mudança é auxiliar o setor em um momento de retomada, para que, principalmente, pequenas marcas e empresas, como as lojas de bicicleta, tenham a oportunidade de participar deste evento que tanto ajuda o desempenho do setor. Só no ano passado, o festival gerou mais de R$ 35 milhões em negócios.
Além disso, o adiamento dará chance para que toda a comunidade da bicicleta possa se apoiar mutuamente e ter tempo para apresentar os principais lançamentos de produto do ano. “Ainda vamos estudar como poderemos ajudar ainda mais os pequenos empresários do setor, mas é ponto passivo que o Shimano Fest 2020 será uma grande oportunidades para retomar e alavancar o setor de bicicletas”, comenta o executivo.
Na ocasião, não apenas o mercado em si, mas também os amantes da bicicleta vão se unir e mostrar a força da cultura da bike no país, com a realização de um grande pedal comemorativo, o tradicional passeio ciclístico Shimano Fest & Santuu, já confirmado para domingo dia 13 de dezembro. No ano passado o pedal reuniu mais de 4 mil ciclistas.
O Shimano Fest, que está na sua décima primeira edição, conta com feiras de exposição do trade e dias gratuitos e abertos ao público com diversas atrações como shows, apresentações, competições, workshops, atividades para as crianças e pistas para testar centenas de bicicletas.
Em 2019, o festival recebeu mais de 42 mil visitantes em 4 dias de evento, envolvendo mais de 220 marcas e 7.000 lojistas. Foram 75 atrações espalhadas por sete diferentes espaços montados, sendo que mais de 3700 pessoas realizaram testes nos 130 modelos de bicicletas disponíveis.
Números do Shimano Fest 2019
- 42.000 visitantes
- 7.000 lojistas (pessoas representando as lojas)
- 220 marcas em exposição
- 139 expositores (empresas)
- R$ 35 milhões em negócios
- 22mil m2 de área de evento
- 128 jornalistas
- 69 veículos de imprensa
- Mais de 320 matérias publicadas (196 durante a semana do evento)
- R$ 8 milhões de retorno em mídia espontânea
- 3.700 participantes do test-ride
- 4.000 participantes Pedal Santuu
- 500 participantes Pedal ABC
- 3.200 usuários do bicicletário
- 5,5 toneladas de alimentos doados