24 de novembro de 2024
Kenda Regolith Pro
Foto: André Ramos / MTB Brasília

Review: Pneu Kenda Regolith Pro

Para uso em XC agressivo em trilhas de alto nível técnico ou em Trail MTB, pneu da Kenda reúne bom desempenho em diversos tipos de de terreno com resistência e peso razoável

Um pneu versátil, desenvolvido para o ciclista que pedala por todo tipo de trilhas em todas as condições. Este é o Kenda Regolith Pro, um pneu que encara com desenvoltura os mais diversos tipos de terreno como trilhas cheias de raízes, pedras, lama, muitas curvas e subidas técnicas, transitando muito bem entre o XC ao Trail Riding.

Para a fabricação do Regolith Pro, a Kenda utilizou a já conhecida tecnologia DTC (Dual Tread Compound), onde são unidos dois tipos de composto de borracha. Na região central utiliza-se a liga de borracha 60sA – de maior durabilidade e menor resistência a rolagem –, enquanto que nas bordas um composto mais macio (50sA) garante o máximo em tração nas curvas.

Kenda Regolith Pro
Em sua versão SCT, uma lâmina de nylon é inserida entre os talões e a banda de rolagem, o que adiciona uma camada extra de proteção

A carcaça do pneu conta com uma trama de 120 TPI que garante o máximo de resistência e impede deformações em sua estrutura, mesmo sob as mais adversas condições, além de contribuir com uma melhor proteção contra furos. Em sua versão SCT, uma lâmina de nylon é inserida entre os talões e a banda de rolagem, o que adiciona uma camada extra de proteção contra furos nas paredes laterais.

Kenda Regolith Pro
Foto: André Ramos / MTB Brasília

O design da banda de rolagem do Regolith Pro conta com cravos estrategicamente posicionados de forma otimizar a condução e a tração, sem perda de velocidade. Na região central, uma combinação de cravos em formato de seta intercalados por blocos um pouco mais espaçados contribui para a baixa resistência a rolagem, enquanto que cravos mais largos, posicionados nas laterais garantem a estabilidade na condução e tração nas curvas.

O resultado é um pneu com excelentes características de dirigibilidade, confiança na condução e versatilidade para encarar praticamente qualquer tipo de terreno.

Kenda Regolith Pro
Foto: André Ramos / MTB Brasília

Distribuído no Brasil pela Isapa, o Kenda Regolith Pro é oferecido em duas versões, a TR (Tubeless Race) e a SCT, com paredes laterais reforçadas e também compatível com sistemas de pneus sem câmara de ar. As versões são disponibilizadas nas medidas: 29″ x 2.20″ (TR e SCT) e 29″ x 2.40″ (somente SCT).

Especificações técnicas

Tamanho Composto Proteção Tubeless Talão TPI Peso
29×2.40″ Dual SCT Sim Folding 120 827g*
29×2.20″ Dual SCT Sim Folding 120 727g*
29×2.20″ Dual TR Sim Folding 120 683g*

*Dados fornecidos pelo fabricante

Características / Utilização

Kenda Regolith Pro

Nos pneus que recebi para a avaliação, houve uma pequena discrepância nos valores de peso de ambas as versões, algo perfeitamente natural devido ao processo de fabricação dos pneus para bicicletas.

Kenda Regolith Pro
Diferença de peso entre a versão SCT e a TR – Foto: André Ramos / MTB Brasília

Seja como for, trata-se de um pneu tubeless cujo peso situa-se na média de sua categoria. Se comparado a modelos nativamente para uso em Enduro, é até razoavelmente leve.

Montagem e avaliação – Para a avaliação, utilizei a versão TR como pneus frontal, deixando a SCT, mais reforçada, na roda traseira. Para a montagem, utilizei selantes Bontrager TLR nas rodas de minha bike de testes, a Oggi Cattura Pro XT, cujas rodas foram convertidas para tubeless com fitas Gorilla Tape e válvulas de ar Stan’s NoTubes. 

Kenda Regolith Pro
Foto: André Ramos / MTB Brasília

A primeira coisa a ser observada no comportamento do Regolith Pro é a enorme diferença de performance entre um pneu corretamente pressurizado e outro com excesso de pressão. Com pressão de trabalho recomendada pelo fabricante entre 25 e 45 PSI, optei – após várias tentativas e erros –, por utilizar 30 PSI em ambos os pneus, reduzindo a pressão do garfo de suspensão em 5PSI. Essa combinação possibilitou uma combinação muito boa de tração e conforto nas trilhas, sem prejuízo da aceleração.

Em terreno seco, com predominância de cascalho solto ou em singletracks, o Regolith Pro surpreendeu pela velocidade, e confiança nas curvas, engolindo com facilidade os obstáculos sem perda da dirigibilidade.

Em trechos lamacentos, os cravos espaçados do Regolith Pro contribuíram para uma eficiente evacuação do barro, que em nenhum momento saturou a banda de rolagem por mais do que alguns metros, o que contribuiu para a manutenção da dirigibilidade da bike mesmo nas piores condições.

Kenda Regolith Pro
A eficiente evacuação do barro é uma das principais características do Kenda Regolith Pro – Foto: André Ramos / MTB Brasília

Por outro lado, em terrenos com pedras e barro lisos e escorregadios, é crucial a utilização da correta de pressão interna, sob risco de levar um chão feio devido ao uso de um pneu excessivamente cheio, cuja banda de rolagem não fica totalmente em contato com o solo.

Resistência a furos – Nos mais de 1800km que rodei com o Kenda Regolith Pro, apenas uma vez tive problemas com furos (justamente quando estava rodando no asfalto!), quando um prego atravessou a banda de rolagem. Curiosamente, o selante não conseguiu vedar o furo, obrigando-me a utilizar um reparo do tipo ‘macarrão’ para consertar o pneu. Neste caso específico, creio que o problema foi com o selante e não com o pneu em si.

Kenda Regolith Pro
Um reparo do tipo ‘macarrão’ foi suficiente para reparar o único furo em 1800km de testes – Foto: André Ramos / MTB Brasília

Conclusão – Trata-se de um pneu sem dúvidas, bastante versátil, reunindo características de tração e durabilidade, em detrimento a um peso maior que alguns dos outros modelos da marca. Embora pessoalmente eu ainda prefira o veloz e confiável Kenda Saber Pro, a polivalência do Regolith Pro o torna uma ótima opção para o mountain biker que procura por um pneu que transite com desenvoltura pelos mais variados tipos de terreno.

Disponível nas principais lojas e bike shops do país, os pneus Kenda Regolith Pro TR e Pro SCT são comercializados ao preço médio de 320 reais cada.

Pontos positivos

Este é o pneu recomendado para você se:

  • Mais de 60% de suas pedaladas são em trilhas técnicas;
  • Procura por um pneu versátil que transite na maioria dos tipos de terreno;
  • Se o tempo chuvoso anda predominando em suas pedaladas.

Pontos negativos

Procure por outra opção se:

  • Mais de 60% de suas pedaladas for pelo asfalto;
  • Procura por um pneu leve, que não aumente o peso final da bike;
  • Prefere pneus com câmara de ar aos sistemas tubeless.

Kenda Regolith Pro TR/SCT

Peso
Resistência à rolagem
Proteção contra furos
Tração nas frenagens
Tração nas curvas

Ótimo

Uma opção a ser considerada para o mountain biker que transita nos mais variados tipos de terreno

Sobre o autor

André Ramos é editor do website MTB Brasília
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização