Grupo de transmissão intermediário da Shimano herda as tecnologias já utilizadas nos modelos topo de linha da marca, com opções para montagens com 1×10, 2×10, 1×11, 2×11 e 1×12 velocidades
Principal fabricante de componentes e acessórios para bicicletas do mundo, a Shimano anunciou hoje (07/15) seu mais novo grupo de 12 velocidades para utilização em MTB, a série Deore M6100, juntamente com os novos Deore M5100 de 11 velocidades e o Deore M4100 de 10 velocidades, trazendo com isto as tecnologias premium já utilizadas nos modelos topo de linha da marca a um novo patamar de preços.A nova série M6100 foi moldada herdando a tecnologia dos grupos de MTB de alta performance XTR, Deore XT e SLX, sendo totalmente compatível com seus parceiros de linhas mais agressivos, de forma que seja possível personalizar uma configuração de trabalho de acordo com necessidades da pedalada de cada ciclista.
Enquanto isso, as versões Deore de 11 e 10 velocidades construídas em cima do legado de mountain biking desse emblemático grupo, reúne tecnologias como trocas de marcha HG Hyperglide, alavancas 2-Way Release (liberação dupla), câmbios Shimano Shadow RD+ e sistema de fixação para guidão I-Spec EV, que ampliam a diversidade desse grupo, cujo foco é oferecer alto valor ao ciclista.
Shimano Deore M6100 (1×12 velocidades)
As tecnologias comprovadas de 12 velocidades da Shimano são inerentes a todos os componentes de nível Deore.
Pedivela 1×12 – Com elegante design de cor metálica que varia de acordo com a luz, o novo pedivela Shimano Deore de 12 velocidades (FC-M6100), desembarca no mercado em uma única opção de configuração de cora única (1×12).
Ele vem com a mesma tecnologia Dynamic Chain Engagement+ presente nos pedivelas XTR, Deore XT e SLX, os quais, com perfil de dentes estreito-largos, tem configuração aperfeiçoada para uma melhor retenção da corrente, suavidade e sistema de marchas mais silencioso. Para montagem rápida e segura da coroa, o pedivela é equipado com um sistema de montagem direta, tornando a substituição de coroas muito mais fácil.
Serão disponibilizados pedivelas com braços de 170 mm ou 175 mm, com opção de coroas com 30 ou 32 dentes (embora exista compatibilidade total entre coroas menores ou maiores nos níveis SLX, XT e XTR), aléwm de ser possível optar por uma entre as três diferentes dimensões de Q-factors (largura definida pela distância entre os braços do pedivela), 172 mm (para um O.L.D. de 142/148 mm), 178 mm (O.L.D. 148 mm) ou 181 mm (O.L.D. 157 mm).
Dois pedivelas não seriados do nível Shimano Deore também estão disponíveis, o FC-MT511-1 (com coroas de 30 ou 32 dentes) e o FC-MT510-1 (opção para coroas de 30, 32 e 34 dentes).
Código do modelo | Q-Factor | Chainline | O.L.D. |
---|---|---|---|
FC-6100-1 | 172mm | 52.0mm | 142mm / 148mm |
FC-6120-1 | 178mm | 55.0mm | 148mm |
FC-6130-1 | 181mm | 56.5mm | 157mm |
Cassete e corrente – O cassete Microspline Shimano Deore de 12 velocidades (CS-M6100) é composto de 12 pinhões de aço altamente duráveis, e vem em relações de marcha de 10-51 dentes. Contando com a qualidade de mudança de marchas incomparável da tecnologia Hyperglide +, o novo cassete possibilita trocas de marchas precisas, subindo ou descendo a corrente mesmo em condições de pedal extremo.
A corrente do Deore HG de 12 velocidades (CN-M6100) oferece transmissão suave com uma forte ação de retenção da corrente através das extremidades estendidas de sua placa interna, em perfeita combinação com a tecnologia Dynamic Chain Engagement + das coroas do pedivela e cassetes Hyperglide + que permitem que você continue pedalando continuamente mesmo quando estiver fazendo trocas de marcha sob forte carga.
Câmbio Traseiro – O Câmbio traseiro Shimano Deore de 12-velocidades (RD-M6100-SGS) permite trocas precisas e rápidas dentro do alcance das marchas de 10-51D. Roldanas de 13-dentes e a tecnologia Shadow RD+ reduzem as batidas da corrente e oferecem maior retenção da corrente graças a um braço do câmbio mais rígido e consequente maior tensão da corrente.
Trocador de marchas – O trocador Shimano Deore de 12-velocidades do lado direito (SL-M6100-IR) se beneficia da mesma tecnologia de fixação no guidão da bike I-Spec EV dos grupos XTR, Deore XT e SLX. Isso possibilita ajustes ergonômicos maiores, como um movimento lateral de 14 mm e um movimento rotacional de até 10 graus, de forma ser possível adaptar os controles de acordo com o gosto pessoal do ciclista.
O trocador conta ainda com as tecnologias Rapid Fire PLUS e 2-Way Release, esta última permite que seja possível trocar subindo e descendo marchas no cassete de forma mais rápida.
Freios – Os freios Shimano Deore M6100 vem tanto com opção específica de pinça de dois pistões para XC (BR-M6100) como na variante de quatro pistões para uso em bicicletas Trail/Enduro (BR-M6120), ambos com uma manete de freio redesenhada (BL-M6100) resultando em uma montagem mais rígida para melhor feedback e maior potência.
As manetes de freio são equipadas com a comprovada tecnologia Shimano Servo Wave, que resulta em um engate mais rápido da pastilha com rotor, potencia melhorada e curso livre da manete mais curto. Ambos os calipers podem ser usados com pastilhas de metal ou resina, e combinam melhor com os rotores SM-RT64 ou SM-RT54.
Complementando o cockpit, há uma alavanca adicional de canote de selim, a SL-MT500. Ela permite que os pilotos possam operar o canote rapidamente sem ter que prejudicar o posicionamento da mão no guidão. A alavanca de canote SL-MT500 vem ou com abraçadeira ou na variação de I-Spec EV para um setup de guidão mais organizado.
Séries Shimano Deore M5100 e M4100
A continuidade da série Shimano Deore de 10-velocidades e a inclusão do grupo Deore de 11-velocidades, amplia a versatilidade da linha como um grupo de componentes capaz de cobrir diferentes estilos de pedal, preferências de setup e de orçamento para investir.
Sistema de Transmissão – Diferentemente da versão de 12-velocidades, estas duas series de 10 e de 11 velocidades, mantém opção de pedivela duplo (ou 2×11 ou 2×10), assim como versão single (1×11 ou 1×10). Estes últimos, claro, sem algumas das avançadas tecnologias de mudança de marchas de 12 velocidades. Entretanto, os ciclistas podem alcançar uma excelente performance de troca de marchas com os cassetes e correntes HG, com o Rapid Fire Plus Mono na mão esquerda e tecnologia 2-Way Release.
Os bikers que optarem pelo Sistema de 11-velocidades terão à sua escolha cassete HG de 11-51d com pedivelas single (1×11) de 30d ou 32d (FC-M5100), pedivela duplo normal (2×11) (FC-M5100-2) ou Boost (FC-M5100-B2) e coroas de 36D-26D além de um cassete HG (CS-M5100) de aço de 11-42d e passo de engrenagens mais próximo.
Os ciclistas que utilizarem Sistema de 10-velocidades poderão combinar coroas de 1×10 (30 ou 32 dentes) com um cassete HG de aço de amplo alcance, de 11-46D ou, para o setup de 2×10 (36-26d) podem optar por um cassete HG de aço (CS-M4100) de passo de engrenagens próximo, de 11-42d.
Câmbios – Câmbios traseiros são específicos na sua escolha de transmissão. O câmbio traseiro Shadow RD+ RD-M5100-SGS é específico para uma chainline de transmissão 1×11 e vem com desenho de perfil baixo para protegê-lo de pedras, além de um estabilizador de corrente para reduzir a vibração e queda da corrente. É projetado para acomodar o menor pinhão 51 dentes no cassete HG de 11-velocidades.
O câmbio traseiro RD-M5120-SGS também apresenta o mesmo sistema Shadow RD+ com projeto de perfil baixo e estabilizador de corrente, e é projetado para os menores pinhões de 42 dentes (2×11/10-velocidades) ou 46 sdentes (1×10-velocidades). Existe também uma opção mais em conta, o M4120-SGS Shadow RD, disponível em opções de transmissão 2×11 ou 2×10, porém, estes vêm sem a função de estabilizador de correntes.
Os câmbios dianteiros (FD-M5100/M4100) permitem mudanças dianteiras silenciosas, suaves e leves, além de uma ótima folga para os pneus (de até 2.3” em aros maiores). Ambas opções também vem em com múltiplas opções de montagem (D, E ou M) para se adequar a diferentes projetos de quadros.
Trocadores – Seja nas opções de transmissão com pedivela single ou duplo, as alavancas de marcha Shimano Deore de 10 e 11-velocidades (SL-M5100-IL/IR) vem com posicionamento I-Spec EV, para oferecer conexão simplificada para manetes de freio e de canote retrátil, criando uma área mais clean no guidão (tipo ‘abraçadeira’ também disponíveis). Na parte esquerda do guidão, alavanca Rapid Fire Plus Mono permite que os pilotos operem o câmbio dianteiro com uma simples alavanca de dedão, para trocas de marcha no pedivela, leves e com resposta imediata, ao subir e descer marchas.
Enquanto isso, a alavanca da parte direita do guidão apresenta um display óptico, para fácil visualização da posição da marcha. A alavanca é Rapid Fire Plus, que permite a troca de 3 marchas para baixo de uma só vez, enquanto que o 2-Way Release permite que os pilotos desçam marches rapidamente para encarar as subidas que se aproximam.
Freios – Para opções de 10 e 11-velocidades existe um manete de freio e dois tipos de caliper disponíveis (de 2-pistões ou de 4-pistões). A manete BL-M4100 é compatível com calipers de 2 ou 4-pistões. Apresenta um projeto com ponto de contato adicional ao guidão para uma sensação de maior rigidez, além de ter um engate de freio mais rápido e curso livre de frenagem mais curto do que o modelo anterior. O caliper de 4-pistões BR-MT420 oferece alta potência de frenagem em partilhas de metal ou resina, enquanto que o caliper de 2-pistões BR-MT410 entrega uma opção de menor peso (em pastilha de resina apenas).
Preço e disponibilidade – Os mais novos componentes Shimano Deore de 12 velocidades além dos novos componentes Deore de 11 e de 10-velocidades, estarão disponíveis no país à partir do segundo semestre de 2020. Segundo a Shimano Brasil, o preço sugerido ao consumidor para o grupo de 1×12 velocidades deverá ser de 2.149 reais (trocador, corrente, câmbio traseiro e cassete). Para a opção de 1×11 velocidades, o valor médio deverá ser de 1.999 reais, enquanto que a versão de 10 velocidades sairá nas lojas ao preço de 1.459 reais (pedivela e freios não inclusos).