Destinada aos ciclismo gravel e ao bikepacking, nova linha Diverge 2021 conta com novo quadros com armazenamento SWAT e garfo com amortecedor Future Shock 2.0, entre outros destaques
A Specialized acaba de lançar em escala mundial sua nova linha Diverge 2021 de bicicletas gravel. Entre as novidades, destacam-se seu novo quadro com geometria redesenhada, espaço interno para armazenamento de acessórios SWAT, capacidade para utilização de pneus com até 42mm largura e garfo com sistema de amortecimento Future Shock.Destinada tanto ao ciclista de estrada que aprecia se aventurar em estradões de terra quanto ao cicloturista / bikepacker que procura uma bike leve e veloz, porém resistente, a Specialized Diverge 2012 conta com um novo quadro, com um ângulo de caixa de direção mais relaxado, reach mais longo e cockpit mais curto, que asseguram uma bicicleta mais estável em alta velocidade, seja no asfalto ou na trilha.
Sua caixa do movimento central agora é 6mm mais alta em relação ao modelo anterior, de forma garantir uma melhor transposição nos trechos mais técnicos. Para potencializar ao máximo sua capacidade de condução, a gravel bike da Specialized teve ainda o offset do garfo aumentado, aumentando a estabilidade em altas velocidades.
Outra modificação substancial foi a utilização de um feixe de carbono no lugar do tradicional formato tubular na região da junção do chainstay com o tubo da caixa de centro, o que aumentou o espaço livre no local, possibilitando assim a utilização de pneus com até 47mm de largura (em rodas 700c) ou 2.1 polegadas (quando utilizadas rodas aro 650b).
Construção – As principais diferenças entre os quadros de carbono são os layups do carbono e o material. Enquanto que o carbono FACT 8r é usado nos modelos Base e Sport para mantê-las leves e fortes, o carbono FACT 9r é usado nos modelos Comp, Expert e Pro. Estes quadros são equipados com a tecnologia SWAT de armazenamento interno e são aproximadamente 200 gramas mais leves do que os construídos em carbono 8r.
Já o quadro S-Works utiliza em sua construção o carbono de alto nível FACT 11r, 100 gramas mais leve que o quadro 9r, mas com o mesmo nível de rigidez.
Em seu modelo topo de linha S-Works, o quadro da bike pesa pouco menos de 1.000 gramas (tamanho 56). A bicicleta S-Works completa e equipada com rodas tubeless, pesa aproximadamente 8kg.
Future Shock – O garfo da nova Specialized Diverge vem equipado com o novo amortecedor Future Shock 2.0. Assim como seu predecessor Future Shock 1.5, o novo amortecedor da marca estadunidense entrega 20mm de suspensão na frente da bicicleta, dando ao ciclista mais controle e conforto em todo tipo de terreno.
Seu diferencial está no novo sistema hidráulico, que proporciona ajuste de amortecimento tanto na compressão quanto no retorno, como ocorre nos garfos de suspensão de mountain bikes. O Future Shock 2.0 conta ainda com um botão de ajuste do nível de amortecimento, tornando a frente da bicicleta mais firme ou mais macia, se desejado.
O Future Shock 2.0 pode ser encontrado nos modelos S-Works, Pro, Expert e Comp Carbon. Já o Future Shock 1.5 equipa os modelos Comp E5, Sport e Base Carbon. Os modelos mais básicos E5 e Elite E5 não contam com este recurso.
Capacidade de carga e armazenagem – Além do sistema de armazenamento interno SWAT de equipamentos presente nos modelos Comp, Expert, Pro e S-Works, a Diverge conta com diversos pontos de ancoragem para instalação de suportes de garrafa, bolsas e alforjes, sendo compatível com a maioria dos racks de carga. Os pontos de ancoragem inferiores estão localizados logo acima do eixo traseiro, enquanto que os pontos superiores estão em uma presilha de canote especial que acompanha cada modelo.
O garfo foi desenvolvido para aceitar racks com padrão de montagem embaixo, na ponta do garfo.
Modelos disponíveis no Brasil
No Brasil, já encontram-se disponíveis os modelos Diverge Comp Cabon (34.999 reais), Diverge Sport Carbon (26.999 reais) e Diverge S-Works Carbon eTap (84.999 reais), conforme especificações abaixo:
Diverge Comp Cabon
Especificações técnicas
Quadro | Specialized Diverge FACT 9r carbon, SWAT™ Door integration, Future Shock suspension, threaded BB, internal routing, 12x142mm thru-axle, flat-mount disc |
Garfo | Future Shock 2.0 w/ Damper, Smooth Boot, FACT carbon, 12×100 mm thru-axle, flat-mount |
Guidão | Specialized Adventure Gear Hover, 103mm drop x 70mm reach x 12º flare |
Mesa | Future Stem, Comp, w/Integrated computer mount |
Fita de guidão | Roubaix S-Wrap |
Selim | Body Geometry Power Sport, hollow Cr-Mo rails |
Trocadores de marcha | Shimano GRX 810 hydraulic brake levers, mechanical shifting |
Câmbio dianteiro | Shimano GRX RX810, braze-on |
Câmbio traseiro | Shimano GRX RX810, 11-speed |
Cassete | Shimano Ultegra, 11-speed, 11-34t |
Pedivela | Shimano GRX RX810-2 |
Movimento central | Shimano threaded |
Corrente | Shimano Ultegra, 11-speed |
Roda dianteira | DT Swiss G540 rim, 24mm inner width, tubeless ready, 24h, Specialized full sealed bearing thru axle hub, centerlock disc, DT Swiss Champion 14G stainless steel spokes, DT Swiss brass nipples |
Roda traseira | DT Swiss G540 rim, 24mm inner width, tubeless ready, 24h, Specialized full sealed bearing thru axle hub, centerlock disc, alloy freehub body, DT Swiss Champion 14G stainless steel spokes, DT Swiss brass nipples |
Pneus | Pathfinder Pro, 2Bliss Ready, transparent sidewall, 700x38mm |
SWAT | Integrated SWAT door, internal storage system |
Diverge Sport Carbon
Especificações técnicas
Quadro | Specialized Diverge FACT 8r carbon, Future Shock suspension, threaded BB, internal routing, 12x142mm thru-axle, flat-mount disc |
Garfo | Future Shock 1.5 w/Smooth Boot, FACT carbon, 12×100 mm thru-axle, flat-mount |
Guidão | Specialized Adventure Gear Hover, 103mm drop x 70mm reach x 12º flare |
Mesa | Future Stem, Comp, w/Integrated computer mount |
Fita de guidão | Roubaix S-Wrap |
Selim | Body Geometry Power Sport, hollow Cr-Mo rails |
Canote de selim | Carbon, single-bolt, 30.9mm |
Trocadores de marcha | Shimano GRX 810 hydraulic brake levers, mechanical shifting |
Câmbio dianteiro | Shimano GRX RX810, braze-on |
Câmbio traseiro | Shimano GRX RX810, 11-speed |
Cassete | Shimano 105, 11-speed, 11-34t |
Pedivela | Shimano GRX RX600 |
Movimento central | Shimano threaded |
Corrente | Shimano Ultegra |
Roda dianteira | DT Swiss G540 rim, 24mm inner width, tubeless ready, 24h, Specialized full sealed bearing thru axle hub, centerlock disc, DT Swiss Champion 14G stainless steel spokes, DT Swiss brass nipples |
Roda traseira | DT Swiss G540 rim, 24mm inner width, tubeless ready, 24h, Specialized full sealed bearing thru axle hub, centerlock disc, alloy freehub body, DT Swiss Champion 14G stainless steel spokes, DT Swiss brass nipples |
Pneus | Pathfinder Sport, 700x38mm |
SWAT | Integrated SWAT door, internal storage system |
Diverge S-Works Carbon eTap
Especificações técnicas
Quadro | S-Works Diverge FACT 11r carbon, SWAT™ Door integration, Future Shock suspension, threaded BB, internal routing, 12x142mm thru-axle, flat-mount disc |
Garfo | Future Shock 2.0 w/ Damper, Smooth Boot, FACT carbon, 12×100 mm thru-axle, flat-mount |
Guidão | Easton EC70 AX Carbon, 16-degree flare |
Mesa | S-Works Future Stem w/ Integrated Computer mount |
Fita de guidão | Roubaix S-Wrap |
Selim | Body Geometry S-Works Power, carbon fiber rails, carbon fiber base, 143mm |
Canote de selim | X-Fusion Manic Dropper, 50mm travel |
Freios | SRAM Rival 1, hydraulic disc |
Manetes | SRAM Red eTap AXS Hydraulic |
Câmbio traseiro | SRAM XX1 Eagle AXS |
Cassete | SRAM XG-1295 Eagle, 12-speed, 10-50t |
Pedivela | SRAM RED AXS, 42T |
Movimento central | SRAM DUB BSA 68 |
Corrente | SRAM XX1 Eagle, 12-speed |
Roda dianteira | Roval Terra CLX, 25mm inner width carbon rim, 32mm depth, Roval AFD hub, 21h, DT Swiss Aerolite spokes |
Roda traseira | Roval Terra CLX, 25mm inner width carbon rim, 32mm depth, Roval AFD hub, DT 240s internals, 24h, DT Swiss Aerolite spokes |
Pneus | Pathfinder Pro, 2Bliss Ready, transparent sidewall, 700x38mm |
SWAT | Integrated SWAT door, internal storage system |