Após determinação da CBC, que determinou o adiamento do calendário de provas 2020, etapa de Petrópolis será realizada entre 6 a 8 de novembro e a de Congonhas entre 4 a 6 de dezembro
Após o Comunicado Oficial da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), a etapa de Petrópolis será adiada novamente. De acordo com o comunicado, devido ao agravamento da situação em relação ao Covid-19, a CBC determinou a prorrogação do calendário nacional para 1º de agosto de 2020. Sendo assim, a próxima etapa da Copa Internacional de Mountain Bike (CIMTB) será em Taubaté que já estava agendada para os dias 28 a 30 de agosto. A etapa de Petrópolis será entre os dias 6 a 8 de novembro e Congonhas de 4 a 6 de dezembro.“Com a decisão, os competidores terão um prazo mais seguro para [recuperar] o condicionamento físico”
De acordo com o presidente da CBC, José Luiz Vasconcellos, a decisão levou em consideração a saúde dos atletas. “Os competidores terão um prazo mais seguro para o condicionamento físico. Diversos atletas relataram que ficar adiando prejudica a preparação, já que não há uma data específica. Além disso, a UCI já está cancelando eventos de agosto”, disse. “Fizemos uma reunião online com 27 presidentes de federações, todos concordaram com a decisão”, completou.
Para o organizador CIMTB, Rogério Bernardes, será necessário readaptar. “A UCI colocará todas as etapas de Copa do Mundo e Mundial quase sem intervalo. Todos nós teremos que nos reorganizar, organizadores, atletas profissionais e amadores. Vamos seguir as orientações dos órgãos competentes, CBC e UCI”, disse.
Abaixo você confere parte do comunicado:
“Devido ao agravamento da situação envolvendo o Coronavírus (Covid-19) no Brasil, a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), mais uma vez preocupada em contribuir com o bem estar de todos e em ampliar a prevenção voltada para a pandemia que se expande no país, determina:
Prorrogar a suspensão do calendário nacional, anteriormente interrompido até 30 de abril, agora para o dia 1º de agosto de 2020, podendo ainda ser novamente prorrogada, caso necessário”.