23 de novembro de 2024
KEK Tools
Foto: André Ramos / MTB Brasília

Review: Jogo de chaves intercambiáveis KEK CKT

Sem similar no mercado brasileiro e com preço imbatível, kit composto por 13 chaves do tipo crowfoot pode ser utilizado com torquímetros com encaixe de 3/8″

A cada dia que passa, novas tecnologias surgem no mercado da bicicleta, exigindo cada vez mais das oficinas a aquisição de ferramental especializado. Durante a montagem ou revisão de uma bike moderna, o uso de torquímetro é praticamente obrigatório, principalmente nas caras bikes de carbono, onde o aperto correto de um parafuso pode fazer a diferença entre o sucesso e o desastre.

Usadas em conjunto com torquímetros, as chaves de boca intercambiáveis – também conhecidas como pé de corvo ou crowfoot – são ferramentas imprescindíveis para a manutenção de garfos de suspensão e amortecedores, bem como na instalação de pedais com medidores de potência, entre outros componentes onde o nível de aperto (torque) exige precisão.

Até pouco tempo, entretanto, obter este tipo de ferramenta só era possível através de importação, e a preços fora de nossa realidade financeira.

KEK Tools
Foto: André Ramos / MTB Brasília

Relativamente nova no mercado, a marca brasileira KEK Parts & Tools rapidamente vem conquistando a confiança de mecânicos profissionais e ciclistas entusiastas com suas ferramentas específicas para bicicletas, que reúnem alta qualidade, funcionalidade e baixo custo. entre seus mais recentes lançamentos, encontra-se o jogo de chaves intercambiáveis KEK CKT, composto por 13 chaves crowfoot, com medidas entre 6 a 20mm.

Construídas em aço carbono, com acabamento galvanizado e gravação a laser, os crowfoots do fabricante brasileiro possui encaixe para torquímetros e chaves-catraca no padrão 3/8″. Para quem utiliza torquímetros com encaixe 1/4 ou 1/2″, é possível utilizá-las mediante o uso de adaptadores, como os da foto abaixo:

Adaptadores para torquímetro
Adaptadores de 1/4 para 3/8″ da Dexter (a esquerda) e 1/2 para 3/8″, da Gedore – Foto: André Ramos / MTB Brasília

Especificações Técnicas

Chave Medida Encaixe
CKT-6 6mm 3/8″
CKT-8 8mm 3/8″
CKT-10 10mm 3/8″
CKT-11 11mm 3/8″
CKT-12 12mm 3/8″
CKT-13 13mm 3/8″
CKT-14 14mm 3/8″
CKT-15 15mm 3/8″
CKT-16 16mm 3/8″
CKT-17 17mm 3/8″
CKT-18 18mm 3/8″
CKT-19 19mm 3/8″
CKT-20 20mm 3/8″

Com este amplo leque de medidas disponíveis, o jogo de chaves intercambiáveis KEK CKT revela-se bastante útil na manutenção de componentes como conexões de mangueiras de freios hidráulicos, êmbolos pneumáticos e hidráulicos de amortecedores e garfos de suspensão, pedais, entre outros.

Apresentação

Ao contrário dos modelos importados, que usualmente são comercializados em um estojo de armazenagem, o jogo de chaves da KEK vem em uma embalagem plástica simples, o que certamente contribui para manter seu preço final bem abaixo dos similares do mercado. Por outro lado, isto obriga ao mecânico a reservar um bom espaço em seu painel de ferramentas ou bancada para acondicionar o kit que, com o peso total de 1,2kg, não é dos mais leves.

No meu caso, optei por utilizar uma barra magnética, deixando assim as chaves sempre a mão e ocupando um mínimo de espaço físico.

KEK Tools
Instalação do jogo de ferramentas em uma barra magnética – Foto: André Ramos / MTB Brasília

Acabamento e precisão – Para evitar a oxidação e prolongar sua vida útil, o aço das chaves intercambiáveis da KEK recebe uma cobertura galvanizada, onde uma fina camada de zinco se adere sobre sua superfície, de modo a evitar a corrosão. Embora o tratamento resulte em um aspecto fosco e bastante diferente do brilho do aço inoxidável, sua resistência à oxidação é bastante alta, o que contribui para uma boa durabilidade da ferramenta.

Cada chave possui uma gravação a laser com a logomarca do fabricante, código de identificação de sua medida e um pequeno gráfico que destaca como a mesma deve ser instalada em relação ao torquímetro (sempre em um ângulo de 90º).

KEK Tools
Foto: André Ramos / MTB Brasília

Tanto o encaixe da boca quanto o de conexão ao torquímetro possuem medidas muito precisas, resultando em nenhuma folga ou jogo que possam comprometer o seu uso como ferramenta de precisão.

Custo x benefício

Além de não possuir similar no mercado nacional, o kit de chaves KEK CKT possui um apelo imbatível: seu preço. Comercializado diretamente pelo fabricante, o jogo completo com 13 chaves intercambiáveis sai por apenas 240 reais, mais frete. Para se ter uma ideia, uma única chave crowfoot de 15mm de uma conhecida marca norte-americana concorrente é comercializada no Brasil por uma preço médio de 115 reais.

KEK Tools
Foto: André Ramos / MTB Brasília

O que pode melhorar

Em um jogo de ferramentas que não fica nada a dever se comparado a seus similares importados, pouca coisa pode ser melhorada. No meu caso particular, senti falta de chaves nas medidas 22 e 24mm, utilizadas na manutenção de garfos RockShox e Manitou. Fica aí a dica de upgrade para uma próxima edição do kit!

Jogo de chaves intercambiáveis KEK CKT

Construção e acabamento
Precisão
Preço

Ótimo

Ferramentas imprescindíveis ao mecânico profissional que não abre mão do torque correto em cada componente da bicicleta

Preço e disponibilidade – Comercializado diretamente no website do fabricante (www.kekbikes.com.br), o jogo de chaves intercambiáveis KEK CKT pode ser adquirido por 240 reais, ou em até 12x de R$ 24,10.

Pontos positivos

  • Encaixe preciso;
  • Preço muito abaixo dos similares importados.

Pontos negativos

  • Não acompanha estojo de armazenagem;
  • Exige o uso de adaptadores, caso seu torquímetro não seja com encaixe 3/8″.

Sobre o autor

André Ramos é editor do website MTB Brasília
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização