Mais do que um mero EPI, avental da marca brasileira oferece conforto e funcionalidade, com diversos bolsos para armazenagem de ferramentas
Muitas vezes negligenciados, os chamados equipamentos de proteção individual – EPI são de extrema importância no ambiente de uma oficina de bicicletas, onde o contato com objetos pontiagudos e produtos químicos podem prejudicar a saúde do mecânico. Entre os EPIs mais utilizados está o avental, que protege o corpo e as roupas do mecânico em diversas situações de uso.Foi pensando nisto que a Session Brasil, uma das empresas nacionais que mais tem investido no desenvolvimento de produtos específicos para bicicletas, desenvolveu um novo modelo de avental que não apenas oferece um nível de proteção acima da média, como também funciona como uma verdadeira estação portátil de ferramentas, agilizando assim o processo de produtividade nas oficinas.
Construído em nylon cordura com tratamento impermeabilizante, o avental para mecânicos da Session Brasil é flexível o suficiente para se ajustar ao corpo, ao mesmo tempo em que é resistente para sobreviver aos piores abusos. O ajuste do avental é realizado por uma cinta horizontal ajustável e por uma fivela plástica que regula a altura de dois tirantes diagonais. Além de simples, este sistema proporciona um ajuste otimizado, seja qual for o tamanho de seu utilizador.
Estação de trabalho – Em sua parte frontal, o avental da Session conta com três compartimentos para ferramentas na região peitoral, sendo que o bolso central pode acomodar perfeitamente um smartphone de dimensões médias.
Próximos à linha da cintura, mais quatro compartimentos centrais, ladeados por dois bolsos de grandes dimensões, podem abrigar todo tipo de ferramenta que precisa estar a mão no momento da manutenção da bike: chaves allen, alicates, medidores de corrente etc. Não bastasse isto, dois tirantes laterais podem abrigar ferramentas mais pesadas como por exemplo uma chave de pedal.
O teste
Para a avaliação, utilizei o avental em dois ambientes de oficina distintos, minha estação de trabalho e na BSB Tri Bike, oficina padrão Shimano Service Center (SSC) localizada em Brasília, DF.
Acabamento, ajuste e uso – Logo ao receber o avental percebi o cuidado em seu acabamento, sem bordas pontiagudas ou fios soltos. Na superfície que fica em contato com o corpo, minha principal preocupação que o recobrimento impermeável pudesse esquentar demais durante o uso, o que não aconteceu.
O ajuste realizado através de tirantes diagonais proporcionou rapidez ao vestir o acessório, bastando fechar a cinta horizontal para que o avental esteja pronto para o uso.
Durante o teste realizei uma situação que dificilmente é prática dos mecânicos de bike: encher todos os bolsos com ferramentas pesadas, apenas para conferir a resistência do avental, que resistiu com louvor!
Na lavagem de bikes, o avental protegeu eficientemente minhas roupas contra respingos de água e do desengordurante que utilizo normalmente. Mecânicos que trabalham com esmeril ou na manutenção de sistemas hidráulicos de freio e suspensões também se beneficiarão da proteção do avental da Session Brasil.
Conclusão
Mais uma vez a Session Brasil acertou no lançamento de um produto superior até a muitos similares importados, a um preço inferior.
Avental para mecânico Session Parts
Ajuste
Acabamento
Resistência
Funcionalidade
Custo x benefício
Excelente
Avental da marca brasileira oferece conforto e funcionalidade, com diversos bolsos para armazenagem de ferramentas
Preço e disponibilidade – Disponível em lojas e bike shops que comercializam produtos da Session Brasil, o avental para mecânico é comercializado ao preço médio de R$ 165,00.
Pontos positivos
- Ajuste fácil;
- Impermeável;
- Tamanho único;
- Amplas possibilidades de armazenagem de ferramentas e acessórios.
Pontos negativos
- Nenhum a destacar.
Agradecimentos: BSB Tri Bike