Via de ligação entre o Paranoá e o condomínio Paranoá Parque será transformada em uma área de lazer para pedestre e ciclistas a partir das 7h deste domingo
Nesta sexta-feira (3), funcionários da Administração Regional do Paranoá e do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) realizaram os últimos preparativos para o primeiro Domingo da Gente, quando a via de ligação entre o Paranoá e o condomínio Paranoá Parque será fechada para automóveis, dando espaço a uma área de lazer exclusiva para pedestres e ciclistas.
O Departamento de Trânsito do DF (Detran) também preparou um esquema especial para o trânsito na região: a rua estará fechada das 7h às 17h. Os agentes fecharão o trânsito da rotatória próxima ao Posto Ipiranga até o cruzamento com a Rua de Alta Tensão.
Nas áreas interditadas aos carros, serão permitidas atividades de caminhada, corrida, ciclismo e em outros veículos não motorizados, sendo vedada a prática de quaisquer atividades recreativas e esportivas que gerem aglomeração. Além disso, não será permitida a comercialização de produtos por vendedores ambulantes.
Entrega de máscaras e orientação nutricional – Uma tenda será montada na pista onde duas nutricionistas darão orientações para a comunidade. Além do atendimento individual, elas entregarão um informativo com a sugestão de um cardápio para aumentar a imunidade.
No local, funcionários da administração estarão com vidros de álcool gel e distribuirão máscaras de tecido. Uma caixa de som irá animar o ambiente. Entre uma música e outra, mensagens vão lembrar à comunidade dos cuidados que devem ser tomados como prevenção ao coronavírus, como a higienização das mãos, o uso de máscaras e o distanciamento de cerca de 2 metros.
“Funcionários da administração estarão espalhados pela tenda para garantir que não se forme aglomeração no local”, garante o administrador do Paranoá, Sérgio Damaceno. “Esse projeto será um sucesso. A comunidade está com bastante expectativa. Quando acabar essa pandemia, vamos transformar essa rua no Eixão do Lazer do Paranoá. Vamos fazer eventos gastronômicos com food trucks. A população merece ter um novo ponto de lazer na cidade”, ressalta.
Pista de Atletismo – O projeto de fechar a avenida para os carros surgiu para evitar a aglomeração de pessoas em uma pista de atletismo, de 400 metros, que existe entre o Paranoá e o Itapoã. A pista tem ficado lotada aos finais de semana. “Se você for lá agora já está cheio”, diz o professor de Educação Física, Gilvan Ferreira dos Santos, 56 anos.
O Centro de Atletismo do Paranoá e do Itapoã existe há seis anos e foi construído em uma área onde lixo e entulho eram descartados irregularmente. “Era o segundo maior lixão da nossa comunidade. Com ajuda do governo, conseguimos asfaltar a pista e plantar grama em volta e, desde então, é usado para a prática de esportes pela população”, diz o monitor e treinador do Centro, que elogia a iniciativa do GDF. “Os moradores do Paranoá Parque são muito carentes e moram em apartamento. É muito bom ver o governo estimulando o esporte”.
A ideia, segundo a Secretaria de Esporte e Lazer, é levar o projeto para outras cidades. Desde o feriado de Corpus Christi, em 11 de junho, o GDF decidiu reabrir o Eixão do Lazer e também fechar a W3 Sul para automóveis. Aos domingos e feriados, das 6h às 17h, a população pode utilizar as vias para praticar atividades ao ar livre, como caminhadas e passeios de bicicleta. A medida também faz parte do cronograma para o retorno das atividades físicas na capital.
Com informações da Agência Brasília