Com visual de bcicleta comum, e-bike da Oggi conta com motor de 250 watts, bateria oculta no interior do quadro e autonomia de sobra para encarar o trânsito das grandes cidades
Com um catálogo completo que engloba desde modelos recreacionais, MTB, estrada e gravel, a brasileira Oggi Bikes é um dos maiores fabricantes de bicicletas do mercado nacional. Entre os diversos modelos que produz, a marca conta com uma linha de bicicletas eletricamente assistidas (e-bikes), cujo destaque é a versátil Lite Tour E-500, desenvolvida para utilização em mobilidade urbana, ciclismo recreacional e até mesmo cicloturismo.Depois de vários meses ‘paquerando’ a e-bike da Oggi, tivemos a oportunidade de pedalar a Lite Tour E-500, graças aos nossos parceiros da BSB Tri Bike, que nos cederam um exemplar para avaliação.
Apresentação
Em uma visualizada rápida, a Oggi Lite Tour E-500 pouco diferencia-se de uma bicicleta comum, graças ao seu discreto motor instalado no cubo traseiro da roda e a sua bateria totalmente oculta no interior do quadro.
Construída a partir de um quadro em liga de alumínio 6061 T6, destaca-se por seu visual clean, sem aquele excesso de cabos que caracterizam as e-bikes comuns. Além dos cabos serem roteados pelo interior do quadro, a bateria da Lite Tour E-500 fica instalada no interior do downtube do quadro.
Seu motor, de 250 watts, fica instalado na roda traseira, resultando em uma e-bike que acelera rápida e suavemente.
O quadro conta ainda com pontos de ancoragem para a instalação de para-lamas e bagageiros, tornando-a perfeita para uso urbano ou em viagens.
Em sua configuração de fábrica, a Oggi Lite Tour E-500 pesa cerca de 15,7kg, bastante razoável em se tratando de uma e-bike.
Geometria da Oggi Lite Tour E-500
Medidas | P | M | G | |
---|---|---|---|---|
A | Altura do tubo do selim (seat tube) | 490mm | 520mm | 540mm |
B | Ângulo da caixa de direção | 72° | 72° | 72° |
C | Ângulo do tubo do selim (seat tube) | 74° | 74° | 74° |
D | Tubo superior (top tube) | 490mm | 520mm | 540mm |
E | Chainstays | 415mm | 415mm | 415mm |
F | Caixa de direção | 140mm | 140mm | 140mm |
G | Distância entre eixos | 1025mm | 1025mm | 1025mm |
H | Comprimento do garfo | 390mm | 390mm | 390mm |
I | Stack (mm) | 545mm | 545mm | 545mm |
J | Reach (mm) | 400mm | 400mm | 410mm |
Componentes
A Oggi Lite Tour E-500 vem de fábrica com uma configuração de componentes que condiz com sua natureza urbana e recreativa, sem aumentar em demasia seu custo final. Assim, ela vem equipada com grupo transmissor Shimano Acera / Altus de 8 velocidades, que com o auxílio da assistência elétrica, é mais do que suficiente para subir a mais cruel das ladeiras.
O uso de freios a disco hidráulicos é algo fundamental nesta categoria de bicicletas e para isso a Oggi Lite Tour E-500 vem equipada com um par dos confiáveis Shimano BR-MT200, com rotores de 160mm. Quando exigido, os freios da e-bike cumpriram sua função com suavidade e precisão.
A zona do cockpit – formada pelo conjunto selim, guidão, mesa, manoplas – proporcionou um bom índice de conforto, com destaque para o selim e as manoplas ergonômicas da Velo.
Por outro lado, a zona responsável pelo impulsionamento da bike gerou algumas ressalvas da minha parte. Logo de início, estranhei o uso de um movimento central de ponta quadrada, algo praticamente em vias de extinção nos dias de hoje. Segundo a Oggi, não se trata entretanto de um movimento central comum, mas sim de um modelo especial que conta com um sensor de torque embutido. Conectado diretamente ao eixo do central, o sensor transmite informações em tempo real para o motor, que se encarrega de entregar, de forma automática, maior ou menor potência de acordo com a força aplicada aos pedais pelo ciclista, gerando assim uma aceleração suave e sem os trancos bruscos normalmente causados por e-bikes sem este sistema.
Seja como for, o eixo do movimento central é particularmente longo, se comparado a outras bicicletas, o que aumenta significativamente a distância lateral entre os pedais, fazendo com que o ciclista pedale com as pernas mais arqueadas que o normal. Com impressionantes 20cm de distância entre as paredes laterais dos braços do pedivela – contra 16cm da minha mountain bike Oggi Cattura Pro –, a posição de pedais da Lite Tour E-500 poderá causar um certo desconforto para os adeptos dos pedais de encaixe, como é o meu caso.
Motor e bateria
O motor escolhido para equipar a Oggi Lite Tour E-500 é o AKM com 250W de potência e 36V de tensão. Com 40Nm de torque e instalado no cubo traseiro, o mecanismo proporciona acelerações rápidas e mantém a velocidade média com suavidade sem trancos súbitos. A bateria, instalada no interior do tubo inferior, possui um boa autonomia e conta ainda com um diferencial bem interessante: uma porta USB para recarga em equipamentos eletrônicos como celulares e MP3 players.
O acesso à bateria é proporcionado por uma escotilha localizada no tubo da caixa de direção, ou seja, para removê-la, é necessária a retirada do garfo e da caixa de direção. Esta solução se por um lado preserva a bateria contra agentes externos como chuva e terra, obriga ao usuário ter sempre uma tomada de energia próxima da bike, já que a bateria não é removível facilmente.
Tanto a tomada de carga quanto o recarregador USB ficam localizados próximo à junção dos tubos inferior e superior do quadro, em seu lado esquerdo e protegida por uma tampa plástica.
O acionamento e escolha dos modos de assistência são realizados através de um painel de controle, de tamanho similar ao de um ciclocomputador comum e localizado no lado esquerdo do guidão, que também fornece informações como carga da bateria, velocidade e distância percorrida, entre outras.
Especificações técnicas
Quadro | |
---|---|
Quadro | Alumínio 6061 T6 com bateria integrada ao tubo inferior com rota interna dos cabos |
Garfo | Alumínio 700c para freio a disco |
Rodas | |
Aros | VZAN |
Cubo dianteiro | Shimano modelo TX 505 c/quick release 32 furos p/freio a disco |
Raios | Aço inoxidável |
Pneus | Kenda Kwick Bitumen, 700 x 32c com faixa refletiva |
Transmissão | |
Pedais | Plataforma |
Pedivela | Prowheel 170mm |
Movimento central | BSA c/ ponta quadrada e sensor de torque incorporado |
Coroa | 44 dentes |
Corrente | Shimano |
Cassete | Shimano CS-HG200 8 velocidades 12-32 dentes |
Câmbio dianteiro | N/D |
Câmbio traseiro | Shimano Acera |
Trocador de marcha | Shimano Altus |
Cockpit | |
Guidão | Alumínio reto 31.8 |
Caixa de direção | Semi-integrada |
Manopla | Velo |
Mesa | Aheadset em alumínio 90mm |
Selim | Velo |
Canote de selim | Alumínio 30,4x250mm |
Freios | Shimano Altus hidráulico BR-MT200 com rotor SM-RT10 de 160mm |
Motor | |
Ui | 6 funções e 5 níveis de assistência |
Motor | AKM com 250W de potência, 36V de tensão e 40Nm torque |
Bateria | Célula Samsung / 7.8Ah / 280Wh |
Extras | |
Autonomia | Até 50km |
Peso | Aproximadamente 15,7Kg |
Tamanhos | P, M e G |
Garantia | 2 anos para o quadro e 3 meses para componentes |
Comportamento nas ruas
O ponto forte da Oggi Lite Tour E-500 é, sem dúvidas, seu comportamento no trânsito. O posicionamento do ciclista no cockpit da bike gera confiança na pedalada, com aceleração rápida, porém sem sustos.
Nas curvas, utilizando o modo de assistência máxima, é possível que a e-bike da Oggi queira sair de traseira, o que nas mãos dos ciclistas menos experimentados pode resultar em alguns sustos no início. Para estes, recomendo que comecem a pedalar com o motor em seu modo de assistência médio para só depois se aventurar a pedalar na potência máxima.
Durante as paradas, é comum o motor interpretar o giro do pedivela causado pelos pés como uma tentativa de arrancada, fazendo com que a bike dê um pulo para frente. Para evitar acidentes devido a isto, mantenha sempre os manetes de freios acionados durante o sinal vermelho.
Nas subidas longas e intermináveis, a e-bike da Oggi reina absoluta, fazendo com que subidas de 8 ou mais graus de inclinação pareçam um passeio no parque. Com fôlego de sobra para encarar o desfio, o motor da Lite Tour E-500 proporciona o nível de assistência ideal para o ciclista, seja qual for o seu nível de condicionamento físico.
Conclusão
Comercializada ao preço médio de R$7.490,00, trata-se de uma e-bike com excelente custo x benefício, com uma escolha de componentes coerentes com o seu uso, boa autonomia e um motor confiável. Confesso que fiquei com vontade de comprar uma pra mim…
e-Bike Oggi Lite Tour E-500
Escolha de componentes
Estética e acabamento
Conforto
Peso
Autonomia
Assistência elétrica
Custo x Benefício
Muito Bom
E-bike versátil e relativamente leve. Com boa autonomia e visual discreto, é uma boa opção para uso em mobilidade urbana ou mesmo em cicloviagens
O que pode melhorar – Em uma e-bike com um excelente custo x benefício como a Lite Tour E-500, poucas coisas poderiam melhorar sem alterar este equilíbrio. Particularmente, acredito que a tampa de acesso à bateria poderia ter um acabamento bem melhor do que o atual, que destoa do resto da bike. A mera troca dos parafusos originais, cromados e salientes, por modelos na cor preta com acabamento chanfrado poderia por si só já dar uma bela melhorada no visual. Fica a dica ao pessoal da Oggi!
Outra coisa que incomodou – esta, de forma mais séria – foi o enorme Q-Factor devido ao tamanho excessivo do eixo do movimento central, que me causou um certo desconforto nas pedaladas sem assistência do motor.
- Autonomia
- Conforto;
- Porta USB para carregamento de celulares;
- Freios a disco hidráulicos;
- Baixo peso, se comparada a outras e-bikes de sua categoria;
- Seguro grátis contra roubos.
Pontos negativos
- Acabamento do compartimento de acesso à bateria;
- Eixo do movimento central;
- Bateria não removível.
Seguro grátis
Com boa parte do catálogo de bicicletas da Oggi, a Lite Tour E-500 conta com seguro grátis contra roubo e furto qualificado durante doze meses, sem dúvida um diferencial interessantíssimo que deve ser levado em consideração ao compará-la com outros modelos similares.
Agradecimentos: BSB Tri Bike