Atleta da Junior andou de igual para igual com as principais atletas da Elite nacional para fechar a competição por etapas como vice-campeã na classificação geral
A atleta Giuliana Morgen foi o grande destaque da primeira edição do Desafio dos Gigantes. Com apenas 17 anos de idade, Giugiu – como é carinhosamente chamada – estreou seu primeiro ano na categoria Junior andando de igual para igual com algumas das melhores atletas da Elite, finalizando a classificação geral em segundo lugar.Após uma paralisação total no calendário de provas de MTB que já dura mais de quatro meses por conta da pandemia do Covid-19, os amantes brasileiros do mountain bike tiveram um ótimo motivo para comemorar com a estreia da prova Desafio dos Gigantes, que aconteceu no Chácara Bike Park, na cidade mineira de Santana dos Montes.
A competição contou com quatro provas distintas, que acontecerem nos dias 15 e 16 de agosto, com sistema de pontuação acumulativa. A sequência positiva de Giugiu começou já no sábado em uma disputa chamada UP & DH Eliminator, onde os atletas encararam uma subida super dura, seguida de uma descida bastante técnica, com obstáculos artificiais, saltos de diversos tamanhos e curvas com parede.
Na etapa, de apenas 2 km, ela mostrou toda sua agressividade para ser a primeira a cruzar a linha de chegada. O segundo posto ficou com Raiza Goulão, atleta que competiu nas olimpíadas Rio 2016. De cara, o domínio de Giugiu sobre a bike mostrou-se evidente – além de estar muito forte na subida, ela mostrou velocidade superior nas descidas.
No mesmo dia, aconteceu a prova de MTB Criterium. Nela, as atletas bateram competiram em uma pista de 1.4km durante 20 minutos, mais uma volta. Durante a prova, Giugiu ficou o tempo inteiro entre as três primeiras, com ótimas chances de vitória. Porém, a bicicleta da atleta sofreu um problema mecânico no canote do selim, que acabou ficando muito baixo. Mostrando toda sua garra, ela pedalou em pé o tempo todo no duríssimo circuito para cruzar a meta em terceiro lugar, mais uma vez mostrando muita habilidade sobre a bicicleta para recuperar o terreno perdido ladeira abaixo.
Segundo dia – O domingo de competições começou com uma prova muito dura: uma subida de montanha com cerca de 7 quilômetros de extensão. Sentindo o cansaço do dia anterior, Giugiu, mais uma vez, superou-se para cruzar a linha em terceiro lugar. Restava agora a última competição do fim de semana: o short track, onde ela partiria para o tudo ou nada para defender seu segundo lugar na classificação geral.
Na derradeira competição do dia, a atleta revelação da Sense Factory mais uma vez andou lado a lado com uma das principais atletas do Brasil. O excelente desempenho rendeu a Giugiu mais um resultado impressionante – um segundo lugar super apertado no sprint final e a garantia da vice-liderança da classificação geral.
“Venho me dedicando muito e essa prova surgiu de um mês para cá. Continuei treinando bastante durante esse tempo todo de isolamento, então a sequência foi fazer um polimento para essa prova”, comentou Giugiu.
“Foi muito bom ver que o treinamento deu resultado. Andar na frente com as mulheres da Elite é muito bom. Andar com elas e ainda dar combate foi melhor ainda. Por isso, saio daqui com a sensação de dever cumprido. É um estilo de prova diferente e tivemos bastante disputa. Espero que, a partir de agora, possamos voltar a competir”, complementou Giugiu.