Focado em modais de transporte não poluentes, fabricante alemão de bicicletas apresenta seu Future Mobility Concept, veículo pensado na mobilidade urbana das próximas décadas
Reconhecida mundialmente pela qualidade e performance de suas bicicletas, a Canyon apresentou à imprensa especializada um novo modelo conceitual de mobilidade urbana, que combina a capacidade de carga de um pequeno automóvel a um sistema que combina pedaladas e um motor de assistência elétrica.Batizado de Future Mobility Concept, o veículo da Canyon foi projetado para preencher a lacuna existente entre o automóvel e as e-bikes, combinando a tecnologia da marca alemã no desenvolvimento de bicicletas eletricamente assistidas com a proteção aos elementos da natureza proporcionados pelos veículos convencionais de quatro rodas.
De pequenas dimensões, o Future Mobility Concept é ligeiramente mais largo do que um guidão de uma bicicleta MTB Enduro (83cm). O veículo de quatro rodas, possui uma distância entre eixos de apenas 1,68m e um comprimento total de 2,3 metros. O acesso à parte interna do veículo se dá através de uma carenagem deslizante, similar a utilizada em aviões de combate, que protege o condutor das intempéries e da poluição do ar.
Em seu interior, o condutor fica posicionado ligeiramente reclinado para trás, de forma similar às recumbent bikes, utilizando um controle tipo joystick para realizar as curvas e controlar os modos de assistência elétrica.
Na parte traseira do veículo, é possível transportar sem grande esforço tanto compras de supermercado quanto uma criança de até dez anos de idade.
Com cerca de 95kg de peso total, o veículo conceitual da Canyon não é fácil de ser carregado quando está desligado. Para evitar roubos quando estacionado, o Future Mobility Concept conta com sistema eletrônico de travamento remoto das rodas e sistema de localização e rastreio por satélite.
Autonomia – Além de sua área útil interna, a carenagem do Future Mobility Concept abriga uma bateria especial de 2000Wh – cerca de 4 vezes maior que a capacidade média de uma e-bike comum – capaz de proporcionar uma autonomia de até 150 quilômetros sem necessitar de recarga. Removível, a bateria pode ser recarregada tanto diretamente instalada no veículo ou fora dele.
60km/hora – Ao contrário das e-bikes convencionais, que cortam e energia do motor automaticamente quando a velocidade atinge 25km/h, o sistema de assistência elétrica do Future Mobility Concept possibilita seu funcionamento ininterrupto até a velocidade máxima de 60 quilômetros por hora.
A ideia é possibilitar que o Future Mobility Concept trafegue normalmente tanto nas faixas das ruas (na mesma velocidade dos automóveis) quanto em vias de baixa velocidade (com velocidade máxima de 25km/h), especialmente construídas para este novo tipo de veículo.
Sem previsão de produção – Como a grande maioria dos veículos conceituais, não há previsão de quando e se o Future Mobility Concept será produzido em escala industrial.
“Acreditamos firmemente que o futuro de nossas cidades passa necessariamente por formas de mobilidade não poluentes e estamos fortemente comprometidos em redesenhar a mobilidade urbana”, disse a Canyon em nota oficial.
“Atualmente, estamos reorientando nosso setor de bicicletas urbanas, focando a produção em mobilidade nas cidades visando um futuro próximo. Nos próximos anos, além de lançar novas soluções sobre duas rodas, estaremos também implementando uma série de novas tecnologias adquiridas através de projetos conceituais como este”, completa a nota.