Mountain biker Manuel Scheidegger quebrou o recorde anterior de 25,86 quilômetros para estabelecer uma nova marca de 30,95 km, um aumento de mais de 6 quilômetros
O ciclista profissional suíço Manuel Scheidegger estabeleceu neste último fim de semana um novo recorde mundial, ao superar a maior distância já percorrida por uma bicicleta com a roda dianteira empinada durante o tempo de uma hora. Com o feito, Scheidegger quebrou o recorde anterior de 25,86 quilômetros para estabelecer uma nova marca de 30,95 km, um aumento de mais de 6 quilômetros.Para estabelecer a nova marca, o ciclista suíço especialista na modalidade MTB Freeride utilizou uma bicicleta de estrada para percorrer mais de 77 voltas em um circuito de 400 metros em Gümligen, município de Berna na Suíça, em um total de 25,86 km.
Segundo as regras estabelecidas, para superar o recorde, o ciclista dever empinar a roda dianteira de sua bike, zerando o cronômetro todas as vezes em que a roda tocar o solo.
Apesar do êxito, as coisas não foram nada fáceis para Scheidegger, que tentou por várias vezes sem sucesso antes da conquista final. Em sua primeira tentativa, na noite da última quarta-feira (09/09), um problema mecânico o obrigou a parar após 45 minutos de tentativa.
No sábado (12/09), após horas sem dormir e algumas voltas de aquecimento, Manuel decidiu tentar novamente e, desta vez sem nenhum problema maior, conseguiu manter no ar a roda dianteira de sua bicicleta durante uma hora para estabelecer o novo recorde mundial.