Sistema de amortecimento multidirecional gerencia a energia cinética formada por um eventual impacto, de forma mais eficiente que nos atuais capacetes de última geração
Uma nova tecnologia de proteção pessoal promete elevar os padrões de segurança dos capacetes de ciclismo a um novo patamar. Trata-se da OSD, sigla em inglês para a tecnologia Suspensión Omni Direccional (Suspensão Multi-Direcional).Desenvolvida pelo fabricante de capacetes esportivos estadunidense 6D Helmets, o OSD diferencia-se da tecnologia MIPS – utilizada na maioria dos capacetes de ciclismo de última geração – por proporcionar um amortecimento eficaz em qualquer tipo de impacto, seja ele rotacional, angular ou direto.
Assim como nos capacetes com MIPS, a tecnologia OSD utiliza uma estrutura interna flutuante, unida ao corpo de EPS do capacete por uma série de pivôs móveis. O diferencial está no material empregado nos pivôs, que no OSD é o elastômero, um polímero cujas principais características são a alta flexibilidade e sua capacidade de retomar à sua forma original após receber forte pressão ou carga.
Eficácia contra todo tipo de impacto – Estudos médicos recentes constataram que a rotação angular é a principal razão das comoções cerebrais e das lesões produzidas devido a traumatismo crânio-encefálico. Todavia, acidentes causados por quedas e atropelamentos também podem resultar em impactos diretos, onde a tecnologia MIPS não é muito mais eficaz do que os capacetes de bike mais simples de EPS. Já o ODS, foi projetado para amortecer qualquer tipo de impacto sob qualquer direção.
Atualmente, o OSD é exclusiva dos capacetes de bicicleta e moto da 6D Helmets, que estuda licenciar a tecnologia para outras marcas.