Serão duas as pistas para as disputas que valem os títulos nacionais: uma para o Cross-Country Olímpico (XCO) e e-Bike, outra exclusiva para a o Short Track (XCC)
A cidade de Mairiporã, na região metropolitana de São Paulo, se prepara para receber mais uma edição do MTB Festival. Entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro, os melhores atletas do país irão competir na segunda edição do evento, que em 2020 reúne três disputas valendo títulos brasileiros no mountain bike: Cross-Country Olímpico (XCO), Short Track (XCC) e e-Bike.Enquanto o XCO e a E-Bike serão realizados na mesma pista, com 4.678 m de extensão e 193 m de altimetria por volta, o Short Track terá uma pista exclusiva para a disputa da modalidade, com a extensão de 1.680 m e 48 m de altimetria por volta.
“Temos várias alterações no traçado do XCO neste ano. A parte da pista da ‘Brinquedoteca’ foi reformulada, com novos obstáculos. Temos novas pontes e fizemos reformulações de alguns trechos em matas. O circuito está mais dinâmico e divertido, com vários wall rides. Seguimos com o trecho de rock garden e desta vez um novo ponto de apoio técnico feito em duas vias”, comenta Fabio Caldeo, organizador do MTB Festival.
“Já o circuito de XCC, modalidade que não tivemos no ano passado, é inédito para a disputa de 2020”, complementa.
Dentre as três modalidades, a e-Bike será responsável por abrir a competição em Mairiporã, na manhã da sexta-feira (30/10). Enquanto as mulheres competem entre 7h e 8h, os homens vão à pista das 8h às 9h. No mesmo dia, às 13h, será a vez da disputa do XCC Feminino, enquanto o masculino é logo em seguida, às 14h. Já no sábado e domingo (1º e 2/11) acontecem as disputas do XCO, com as finais das Elites marcadas para 11h30 (Feminina) e 13h30 (Masculina).
Inscrições seguem abertas – As inscrições para as quatro modalidades, XCO, XCC, e-Bike e Trail Run, seguem abertas no site do MTB Festival. Basta acessá-lo, escolher a competição e clicar para fazer a inscrição. Todas as categorias do evento estão disponíveis nos regulamentos presentes no site.
Gratuidade para categorias de base – Foi pensando em incentivar as categorias de base do ciclismo nacional, que a organização do evento decidiu por ofertar a gratuidade para os ciclistas mais jovens. Assim, os participantes das categorias Júnior, Juvenil e Infanto-Juvenil poderão inscrever-se gratuitamente nas disputas de ciclismo do MTB Festival.
Regras importantes sobre Covid-19 – As regras essenciais para a entrada na arena serão válidas para todos, desde os membros do estafe e imprensa, até atletas e seus acompanhantes (limitado a um por competidor). As regras são várias, como:
- Uso obrigatório de máscara para transitar na arena;
- Obrigatoriedade do exame de PCR para Covid-19 em um período de antecedência de no máximo 120h, ou seja, a partir de cinco dias para o início do evento;
- Preenchimento da ficha médica obrigatória no ato da inscrição, seja atleta, acompanhante ou imprensa.
Na entrada do evento, duas barreiras médicas serão montadas, uma para entrega do exame e a segunda para medição de temperatura. Após o encerramento das disputas, apenas três atletas subirão no pódio de cada categoria, para evitar qualquer tipo de aglomeração. Os tradicionais estandes de ativação dos patrocinadores e parceiros, neste ano, não terão montagem na arena.