7 de setembro de 2024
Luana Oliveira
Luana Oliveira em ação no downhill no MTB Festival Alemão Silva / MTB Festival

MTB Festival 2020: Maurício ‘Minduin’ Cirne e Luana Oliveira são os campeões brasileiros de Downhill

Disputa abriu o dia de provas em Mairiporã, região metropolitana de São Paulo. Provas das categorias amadoras do Cross Country Olímpico (XCO) encerram o Brasileiro de MTB na tarde deste domingo (1)

O Downhill foi a principal atração na manhã deste domingo (1) no MTB Festival, realizado pelo segundo ano consecutivo, no Instituto Mairiporã-SP. Entre os homens, Maurício Cirne, o Minduin, foi o campeão ao bater o campeão brasileiro Gabriel Giovannini por poucos décimos de segundos. Já no Feminino, o título ficou com a pentacampeã brasileira Luana Oliveira.

Maurício Cirne e Luana Oliveira
Maurício Cirne e Luana Oliveira, campeão e campeã do downhill no MTB Festival – Foto: Alemão Silva / MTB Festival

A disputa feminina foi a primeira a ser realizada no Downhill do MTB Festival. Luana Oliveira não deu chances para suas adversárias, ao cravar o tempo 3min15seg24. Ela superou Bruna Ulrich e Barbara Jechow, que fizeram suas descidas em 03min23seg85 e 03min38seg96, respectivamente, completando o pódio da categoria.

“A final foi muito legal porque fluiu tudo. Foi uma descida redonda. Eu acertei as linhas. Tinha muita terra solta então tinha que ficar esperta para frear e escolher o melhor caminho. Fiquei realmente feliz com minha descida e acertei o que eu precisava para vencer. Me diverti descendo”, contou Luana, de Itu-SP.

Luana Oliveira
Luana Oliveira comemorando a vitória – Foto: Alemão Silva / MTB Festival

Entre os homens, o vencedor foi o gaúcho Minduin, de Itapuã, com o tempo de 2min35seg33. Ele desbancou favoritos como Gabriel Giovannini (2min35seg79) e Bernardo Cruz (2min37seg26).

Maurício Cirne
Maurício Cirne em ação durante o Downhill no MTB Festival – Foto: Alemão Silva / MTB Festival

“Foram décimos de segundos, o que é muito pouco tempo, mas no nosso esporte é bastante. Só tenho a agradecer. Deu certo, fiz uma descida ótima. Estou muito feliz mesmo”, disse o campeão do ranking brasileiro na Elite em 2019.

Maurício Cirne
Maurício Cirne, campeão do Downhill no MTB Festival – Foto: Alemão Silva / MTB Festival

“Em termos de visibilidade, foi um dos eventos que mais vai acrescentar no meu currículo esportivo, por toda a grandeza do MTB Festival e por estar correndo só com os feras. Eu fiz uma descida boa. Sempre acontecem erros e nessas horas temos que retomar pedalando ainda mais forte. Nos trechos inclinados consegui ir muito bem. Contando com o barro que tinha hoje eu me senti em casa, por isso estou muito feliz pelo título”, finalizou o piloto gaúcho.

Wallace Miranda
Wallace Miranda durante o Downhill no MTB Festival – Foto: Alemão Silva / MTB Festival

Top 3 do Downhill

Masculino

# Atleta Tempo
# Maurício Cirne 02min35seg33
# Gabriel Giovannini 2min35seg79
# Bernardo Cruz 02min37seg26

Feminino

# Atleta Tempo
# Luana Oliveira 03min15seg24
# Bruna Ulrich 03min23seg85
# Barbara Jechow 03min38seg96

Programação do domingo – Logo após o término do Downhill, teve início a segunda parte das provas do Campeonato Brasileiro de XCO, com a realização das categorias amadoras, para completar o final de semana de mountain bike. Foram disputadas as categorias masculinas Master A1 (com atletas de 30 e 34 anos) e A2 (35 a 39 anos), Master B1 (40 a 44 anos) e B2 (45 a 49 anos), Master C1 (50 a 54 anos) e C2 (55 a 59 anos), Master D1 (60 a 64 anos) e D2 (acima de 65 anos), Sub-30; e as femininas A (30 a 39 anos), B (40 a 49 anos) e C (acima de 50 anos).

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização