7 de setembro de 2024
Ciclistas
Ciclistas passeiam pela orla de praia perto de Istambul - Foto: Kadinvekadin

Portugal e Turquia, as novas forças europeias na produção de bicicletas

Mesmo com restrições da pandemia, os dois polos produtores aumentaram em milhões de Euros suas exportações de bicicletas no ano passado, para atender a demanda europeia

Em 2020, Portugal teve um crescimento da ordem de 110% nas exportações de bicicletas. Isso, mesmo com interrupções na produção e bloqueios da atividade econômica por conta da pandemia. No total, foram mais de 424 milhões de euros (R$ 2,4 bilhões) exportados no ano passado. O aumento na demanda por e-bikes foi um dos fatores responsáveis pelo aumento da cifra.

Rodi Industries
Fábrica portuguesa de produção de aros e rodas para bicicletas – Foto: Rodi Industries

Já na Turquia, os esforços na produção foram para atender à demanda europeia por bicicletas elétricas, que quadruplicou em 2020. O valor total das exportações passou de 7,5 milhões de euros (R$ 48,7 milhões) em 2019 para €32,6 milhões (R$ 211,7 milhões) no ano passado.

Uma das grandes forças produtivas no mercado turco é a subsidiária local do grupo holandês Accell, responsável pelas marcas Batavus, Koga, Raleigh e outras. A produção local da Accell Bisiklet foi de 250 mil bicicletas, sendo que 70% destinadas para exportação. Além disso, as elétricas representam 42% das exportações da empresa. 

Ainda que não seja membro efetivo da União Europeia, a Turquia tem acordos aduaneiros que facilitam as trocas comerciais com a Zona do Euro. Os principais destinos das exportações turcas de bicicletas são: Finlândia €9,6 milhões (R$ 62 milhões), Itália €7,9 milhões (R$ 51 milhões) e Países Baixos €7,4 milhões (R$ 48 milhões).

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  • Para saber mais sobre o mercado turco de bicicletas, clique aqui

Fonte: Portal Mobilize, com informações da Aliança Bike

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