Etapa MTB acontece em Búzios, dia 14 de março, dividida entre dois percursos, o Esporte, com 40 km, e o Pro, com 60km
O percurso de uma prova de ciclismo sempre deixa os atletas na expectativa sobre o que terão pela frente, suas curvas ou subidas. E não vai ser diferente para os inscritos do Circuito Grangiro, que faz a sua estreia com uma etapa off-road em Búzios, no dia 14 de março. Para esta prova, os ciclistas poderão escolher entre dois percursos, o Esporte, com 40 km, e o Pro, com 60km e trechos mais técnicos, ambos com a chancela da equipe Caloi Henrique Avancini Racing, responsável por assinar a direção técnica da prova.As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site oficial do evento até 8/03. Importante ressaltar que as vagas são limitadas e que a prova será realizada em um ambiente controlado com rígido protocolo de segurança que inclui, por exemplo, layout da arena que garanta distanciamento social, largadas faseadas, com menos atletas e em horários distintos de acordo com a faixa etária.
“Os trajetos estão excelentes, temos duas opções para os atletas escolherem. O Esporte oferece mais possibilidade para quem quiser curtir um pedal um pouco mais leve e funciona para os iniciantes na modalidade. Além disso, os praticantes de speed que quiserem conhecer mais de mountain bike, essa alternativa é muito boa”, explica Ruy Avancini, Team Manager da equipe. Já sobre o percurso Pro, ele antecipa “Nessa outra opção teremos trechos mais duros e com características mais técnicas, indicada para quem já está mais acostumado a praticar esse tipo de ciclismo”.
As largadas dos dois trajetos são no Clube Aretê Búzios onde os atletas também terão a experiência de pedalar em trechos Gravel (modalidade híbrida que mistura mountain bike e speed) da pista de ciclismo Aretê, assinada por Walter Tuche e pelo arquiteto Alexandre Feu. Outros pontos de destaque da prova são a praia das Caravelas, a trilha das Borboletas e a praia Pontal do Peró. Os ciclistas dos dois percursos ainda passam por outros trechos desafiadores até chegarem novamente ao Clube Aretê Búzios.
O percurso Pro traz subidas como a do Mirante (dentro do Clube Aretê Búzios), com extensão de 1,2km e descida com drop de 150 m. De volta às trilhas em terra, os ciclistas ainda serão surpreendidos por outros desafios.
Em um cenário de mar a montanha da Mata Atlântica, a prova de estreia do Circuito Grangiro promete proporcionar aos inscritos, uma experiência esportiva com visuais incríveis ao lado de grandes atletas amadores e profissionais. “O mountain bike hoje é a modalidade que mais cresce e estamos tendo a oportunidade de ver a consolidação do esporte de duas rodas através desse crescimento. O que queremos é que os outros segmentos também cresçam junto”, afirma Ruy.
Team Manager da equipe responsável pelos percursos desta etapa e pai de um dos principais nomes do mountain bike brasileiro, Henrique Avancini, Ruy também fala sobre a experiência de percorrer trajetos tão diferentes em uma mesma prova. “Nenhuma trilha é igual, ainda que você tenha pedalado por um mesmo lugar, a sensação é diferente. Se você for mais devagar, vai aproveitar o visual, se for mais rápido, terá mais adrenalina. O conselho é um só. Suba na bike e aproveite o trajeto”, completa.
Circuito Grangiro
Etapa MTB Búzios
- Data: 14 de março
- Percursos: Esporte – 40km e Pro – 60 km com direção técnica da equipe Caloi Henrique Avancini Racing
- Inscrições abertas com vagas limitadas pelo site: www.ilgrangiro.com/
Novos protocolos de segurança:
- Layout da arena para garantir mais espaçamento entre os atletas e menos cruzamentos.
- Eliminação dos espaços de convivência como estandes de marcas parceiras, área de convidados e tendas de assessorias.
- Implementação de largadas faseadas, com menos atletas e em horários distintos de acordo com a faixa etária.
- Delimitação de um número máximo de atletas dentro da arena ao mesmo tempo.
- Medição da temperatura de todos, staffs e participantes, na entrada principal da arena.
- Distribuição de máscaras descartáveis para todos os atletas e a obrigatoriedade do uso da máscara dentro da arena.
- Todo staff de terra do evento com máscara e viseira de proteção, além de luvas (se necessário).
- Dispenser com álcool em gel nas entradas das diferentes áreas da arena.
- Staff destinado a evitar aglomerações na entrada da arena e na dispersão (pós-prova).
- Limpeza periódica de toda estrutura da arena.
- Disponibilização de lixeiras específicas para o descarte das máscaras, mantendo a preocupação com a coleta seletiva.
- Cada atleta será responsável em levar o seu próprio suporte de água (mochila de hidratação ou garrafinha) e manuseá-lo nos pontos de hidratação do evento sem contato físico do staff.
- Divulgação dos resultados online, após o término da prova para evitar aglomeração.
- Contestação após o evento em local e hora a serem divulgados.
- Premiação reservada, para apenas os três primeiros colocados da categoria geral de cada prova.
- Divulgação de um comunicado prévio para staff e atletas informando as novas normas e os procedimentos.