Bicicleta nacional alia versatilidade de uso urbano com conforto na pedalada e facilidade de armazenagem
Cada vez mais vejo nas ruas bicicletas dobráveis, seja para uso de lazer ou meio de transporte. Credito esse aumento ao momento atual, de distanciamento social, alta no preço dos combustíveis e necessidade de evitar a aglomeração do transporte público, aliado à praticidade de uma bike que cabe no porta-malas de um carro compacto, possibilitando o uso combinado com carona ou aplicativo de transporte, a famosa intermodalidade.E assim, a missão da vez é testar a bicicleta dobrável Blitz Alloy.
Ficha técnica
Quadro | Alumínio 6061, com sistema M-Lock (trava magnética quando dobrada) |
Guidão | Alumínio, regulável |
Manete de freios | Alumínio |
Freios | Alumínio V-Brake |
Canote | Alumínio 31.8mm |
Rodas | Aro 20″ em Alumínio / Pneus 20″ 1.75 / Raios Aço Inox / Cubos em Alumínio |
Câmbio | 6v SunRace |
Pedivela | Alumínio 52 Dentes |
Pedal | Dobrável com Refletores |
Corrente | KMC |
Descanso | Regulável em Alumínio |
Para-lamas | Aço |
Peso | 13kgs |
Carga máxima | 95 Kgs |
Garantia | 1 ano |
*Especificações fornecidas pela Blitz
Aparência – A primeira impressão foi ótima. A unidade que testei tem quadro preto, metais prateados e selim, manoplas e pneus na cor havana. Um conjunto elegante, quase vintage. Há ainda outras belas tonalidades de quadros, como blue jeans e goiaba, cores inusitadas que conferem a essa dobrável um visual retrô. Um escudo de metal na caixa de direção completa o visual clássico. Merece ponto positivo também o bem acabado conjunto de mesa e guidão, sem parafusos aparentes. O bagageiro, do mesmo material e cor do quadro, é muito prático e, dada a altura do canote, comporta um alforge mais alto ou mesmo uma caixa bem presa, sem apertos. O modelo testado já vem com campainha e refletores nos raios, como manda o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Regulagens e conforto – As blocagens do canote e guidão são bem reguladas e precisas, mantendo as peças na altura escolhida sem a necessidade de ferramentas. O selim se manteve firme na posição determinada durante todos os trajetos efetuados com a bicicleta, alguns com mais de 30 minutos de duração. E, por falar em selim, esse é bem confortável, bem como as manoplas. É possível manter uma postura mais confortável e ereta, ou mais “agressiva”, devido à versatilidade das alturas de guidão e selim oferecidas. Essa versatilidade, somada ao quadro mais rebaixado, facilita o embarque e desembarque do ciclista na bike, tornando o modelo confortável também para pessoas com dificuldades de movimentos (idosos, gestantes, convalescentes).
Desempenho – O passador do câmbio, modelo grip shift, entrega uma precisão aceitável na mudança das marchas. O câmbio traseiro com 8 posições garante o bom desempenho nas subidas, sem “faltar” marcha. A estabilidade nas descidas também é bastante boa neste modelo, que tem os aros 20”característicos da maioria das bicicletas dobráveis. Relaxe e deixe ir. O freio V-brake é honesto. Os deslocamentos que fiz com a bicicleta compreenderam boas subidas e me senti bem e satisfeita com o desempenho, sem esforço excessivo mesmo com os aros menores, respeitadas as características urbanas da bike.
Dobragem e portabilidade – A característica principal do modelo, que é o sistema de dobragem, é preciso e sem folgas. Seguindo-se a sequência de dobrar pedais, dobrar quadro e depois a haste do guidão, o procedimento é fácil e sem entraves. Dobrado o quadro, um ímã mantém o conjunto bem preso.
É possível guardar a Blitz Alloy no porta-malas de um carro compacto, como o UP, sem nem mesmo abaixar o selim, e ainda sobra espaço nas laterais para bolsa ou mochila. A facilidade de guardar sob a mesa do escritório ou em um canto da sala também vale menção honrosa. Embora não seja tão leve como gostaríamos, dá para vencer um ou dois lances de escada, se necessário. Como, no caso de bikes, o peso é inversamente proporcional ao preço, temos uma boa relação de custo-benefício aqui.
Bicicleta Blitz Alloy
Visual e acabamento
Componentes
Facilidade de uso e armazenagem
Peso
Custo x benefício
Muito Bom
Bicicleta nacional alia versatilidade de uso urbano com conforto na pedalada e facilidade de armazenagem
Verstilidade de usos – a bicicleta dobrável Blitz Alloy é excelente para promover a intermodalidade entre bicicleta e caronas ou aplicativos de transporte, ônibus, metrô, ou para atividades de lazer. Se seu espaço é restrito, um cantinho basta para guardar a bicicleta dobradinha. O bagageiro robusto comporta alforges e mesmo caixas transportadoras, tornando a bike uma boa parceira para compras de mercado.
O quadro mais baixo possibilita conforto para entrar e sair da bicicleta. A variedade de ajustes permite ampla personalização das medidas, podendo representar a diferença entre sedentarismo e atividade física saudável e prazerosa, além de mais liberdade de locomoção, mesmo para pessoas com dificuldades de movimento, mais idosas ou sedentárias. Com tantas qualidades, a Blitz Alloy tem tudo para ser uma ótima aquisição no cada vez mais versátil e inclusivo mundo das bikes.
Pontos positivos
- Várias opções de cores;
- Conforto;
- Bagageiro incluso;
- Facilidade de armazenagem.
Pontos negativos
- Os freios poderiam ser mais eficientes.
Preço e disponibilidade – disponível para a venda no site oficial da marca, a Blitz Alloy pode ser adquirida ao preço de R$2.990 (entregue semi-montada) ou montada e regulada pela equipe técnica da marca, por 90 reais a mais, nas cores Goiaba, Navy Blue ou preto Brilho.