Raiza Goulão, José Gabriel, Aline Simões e Lázaro Moreira contam o que estão usando na temporada 2021
A temporada 2021 do mountain bike mundial ainda não está definida em relação a competições. Uma coisa, porém, é certa: alguns dos principais nomes da modalidade no Brasil já sabem quais equipamentos irão utilizar em treinos e campeonatos. É o caso de Raiza Goulão, José Gabriel, Aline Simões, Lázaro Moreira e Luiz Eduardo Marcondes, da Squadra Oggi, que contam neste texto alguns dos acessórios que estão utilizando.Como já aconteceu nos últimos anos, a Isapa é uma das principais apoiadoras da equipe. Por conta disso, o quinteto, assim como o diretor técnico Edu Ramires, irão treinar e competir com marcas reconhecidas mundialmente como Giro, Kenda, 100%, Zéfal e Park Tool – todas distribuídas no Brasil com exclusividade pela Isapa.
Confira agora alguns dos equipamentos:
Sapatilha Giro Empire VR90
Todos os integrantes da equipe estão utilizando o modelo Empire VR90, da Giro, específico para mountain bike de alto desempenho. Raiza Goulão, atual campeã brasileira, afirma que o modelo está acima das expectativas.
“É uma sapatilha bem rígida, muito confortável e com um design incrível. Uma coisa que me chamou muito a atenção foi o cadarço. Muitas pessoas têm um pré conceito negativo sobre cadarço em sapatilha, mas eu estou adorando. Com ele dá pra fazer um ajuste fino da sapatilha e não rola aquele gap que é comum em alguns modelos, quando no meio da prova você precisa reapertar. Com a Empire não tem isso”, explica a atleta.
“Minha sapatilha é linda e super prática, com um material que é muito fácil de limpar e que seca muito rápido”, complementa.
A Giro Empire VR90 é produzida em Evofibre (combinação entre malha e microfibra) e, por isso, tem excelente resistência e é fácil de limpar, como comentou Raiza.
Pneus Kenda
Atletas da equipe estão utilizando quatro modelos diferentes disponíveis no Brasil pela Kenda: Booster, Saber, Honey Badger e Karma. Aline Simões, que já pedala com pneus da marca há alguns anos, tem o seu preferido para cross country: o Booster Pro. E explica o motivo.
“Eu gosto muito desse pneu porque me dá muita segurança para fazer as curvas em trilhas, com terrenos com muita variação com trilhas, erosões, areia fofa, raízes, pedrinhas… Como a gente encontra de tudo no caminho, eu gosto do Booster porque ele é um pouco mais reforçado, com cravos um pouco maiores, e me dá segurança para fazer as curvas em uma velocidade um pouco mais alta. E como a gente sempre quer andar um pouco mais rápido no cross country, eu gosto muito da segurança que ele traz”, explica.
Diferentemente de Aline, Raiza optou por um Saber 2.3 na traseira e um Honey Badger 2.25 na dianteira.
“É muito legal contar com eles, porque são pneus que eu posso variar de terreno. Essa configuração eu estou gostando de utilizar em percursos mais velozes, pros meus treinos mais longos e estradões, em que eu consigo ter maior velocidade e a bike desenvolve mais. Aí eu consigo mudar o setup da calibragem do pneu de acordo com o terreno que estou”, comenta ela.
Mesmo tendo preferência pelo Booster, Aline concorda com Raiza: quando está treinando em estradões, ela opta pelo Saber Pro.
Capacete Giro Helios
Dotado da consagrada tecnologia Spherical by MIPS, exclusiva da marca, que reduz o risco de lesões no cérebro em caso de acidente, o Giro Helios foi desenvolvido para promover o máximo de conforto e segurança para quem pratica mountain bike.
José Gabriel, atual vice-campeão brasileiro de cross-country, é fã da marca desde criancinha. Quando recebeu o capacete, ficou ansioso – como se ele não fosse um dos atletas mais promissores do esporte brasileiro.
“Fiquei bem curioso ao receber o capacete, especialmente pela tecnologia Spherical, que nunca tinha usado. É incrível como é um capacete robusto, com muita ventilação e super leve. Estou gostando muito de usá-lo tanto nos pedais longos como nos curtos. É tão leve e confortável que parece que não estou de capacete”, explica o atleta.
Óculos 100%
Considerada uma das principais marcas de óculos esportivos do mundo, a 100% equipa os atletas do time pelo terceiro ano consecutivo. O quinteto conta na temporada 2021 com os modelos S2, Glendale, Racetrap e Speedcraft.
“Sou fã da 100% desde o início, acompanho o trabalho desde a época que era só do motocross, como bom fã das duas rodas. O que mais se vê em competições de motocross no exterior são os produtos 100%. Na bicicleta, eu posso falar que, sem dúvidas, além de bonitos pra caramba, eles são muito resistentes”, comenta Lázaro Moreira, atual tricampeão brasileiro de XCO na categoria Juvenil.
“Já aconteceu comigo inúmeras vezes de os óculos caírem e eu pensar que vai arranhar ou quebrar, mas eu pego ele no chão no meio da trilha e não aconteceu nem um risquinho. Isso é impressionante”, complementa.
Além dos equipamentos citados, os atletas também utilizam o canivete Park Tool IB-3, com 15 funções e ótimo para situações emergenciais durante treinos na trilha, e produtos Zéfal, como caramanholas e kit de reparo tubeless Z-Bar, que vai dentro do guidão.