Data comemorativa surgiu como proposta de incentivo ao ciclismo e para difundir os benefícios da prática, bem como minimizar os riscos dessa forma de locomoção nos centros urbanos
Criado pelos deputados paulistas em 2013, o Dia Estadual de Respeito ao Ciclista surgiu como proposta de incentivo ao ciclismo e para difundir os benefícios dessa prática, bem como minimizar os riscos dessa forma de locomoção nos centros urbanos.Atualmente, o Brasil tem 50 milhões de bikes contra 41 milhões de carros. No entanto, apenas 7% dos brasileiros usam a bicicleta como meio de transporte principal, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
Além dos benefícios para a saúde, a locomoção por bicicleta contribui também para o meio ambiente, porque é um meio de transporte não poluente, e reduz os problemas de trânsito em cidades com altos índices de congestionamento e superlotação do transporte público.
A ideia de acrescentar o Dia Estadual de Respeito ao Ciclista ao calendário turístico de São Paulo surgiu em 2013 após o atropelamento de um ciclista na Avenida Paulista, na capital, no dia 10 de março.
David Santos Souza, que à época do acidente tinha 21 anos, teve o braço amputado após ser atingido por um veículo dirigido por um motorista embriagado quando passava pelo local. Devido à repercussão nacional do caso, o jovem virou símbolo da luta por mais segurança para ciclistas nas cidades.
Para estimular ainda mais o uso da bicicleta e a prática do ciclismo no Estado, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou a criação da Ciclo-rota Costa Oeste, um percurso que envolve mais de cem municípios paulistas. A proposta, votada em Plenário em fevereiro, foi sancionada pelo governador João Doria no último dia 5/3, e transformada na Lei Estadual 17.332/2021.