18 de setembro de 2024
Bike Segura
Iniciativa quer oferecer mais segurança para quem pratica o esporte na capital baiana - Foto: Kelly Hosana

Projeto piloto traz segurança para ciclistas de Salvador (BA)

Projeto Bike Segura inclui circuitos exclusivos para os ciclistas da capital baiana, com o acompanhamento policial e monitoramento por câmeras de vídeo, entre outras ações

Lançamento de circuitos exclusivos para os ciclistas de Salvador (BA) com o acompanhamento policial e de setores da mobilidade urbana, reforço de policiamento nas ciclovias e o direcionamento de câmeras de vídeo monitoramento para essas áreas são algumas das ações do Projeto Bike Segura, idealizado pela Secretaria da Segurança Pública do Estado da Bahia. O objetivo é ampliar as ações preventivas e ostensivas para quem pratica o esporte na capital baiana.

Na manhã desta segunda-feira (15), o secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino, reuniu representantes das policiais Militar e Civil, o secretário Municipal de Mobilidade, Fabrízzio Muller, o superintendente da Transalvador Marcus Vinicius Passos Raimundo, o vereador André Fraga e representantes de grupos de ciclistas para apresentar o projeto piloto, que logo deve chegar a outras cidades baianas.

“A iniciativa surgiu ouvindo a população, as suas necessidades. São várias ações que serão adotadas pela SSP, que envolvem desde o setor de tecnologia até a o policiamento nas ruas e o registro de ocorrência. Realmente acredito que se todos os setores envolvidos contribuírem, será um projeto vitorioso”, afirmou o titular da SSP.

O subsecretário da SSP, Hélio Jorge Paixão, apresentou as iniciativas que serão adotadas pela pasta.  Segundo ele, algumas medidas já foram adotadas e outras estão em fase de implementação. O projeto surge após demandas levadas à SSP pelo vereador André Fraga e praticantes do esporte.

O projeto Bike Segura também prevê a criação de um canal no 190 para a comunicação imediata de furtos e roubos de bicicletas antes do registro de ocorrências, para o acionamento rápido de equipes, aumentando as chances de recuperação do bem.

A SSP também passará a permitir que a bicicleta seja objeto específico no registro de ocorrência, viabilizando estatística sobre o furto e roubo deste tipo de item.

A comunicação prévia dos eventos e competições para a Polícia Militar e o estudo de formas de identificação das bicicletas para facilitar a devolução dos bens em caso recuperação por parte das Polícias também são iniciativas do projeto.

Fonte: Secretaria de Segurança Pública da Bahia, por Kelly Hosana

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização