22 de novembro de 2024
Giuliana Morgen
Giugiu cruza em primeiro lugar - Foto: Felipe Almeida

Em seu retorno às competições, Giugiu Morgen vence o Grangiro MTB 2021

Competição de maratona aconteceu na cidade de Búzios, no Rio de Janeiro, no último dia 14 de março

No último domingo, dia 14 de março, a petropolitana Giuliana Morgen, atleta da Sense Factory Racing, mais uma vez pode sentir o gostinho da vitória. Isso porque, depois de passar quase 5 meses longe das competições, a atleta alinhou na largada e acelerou com força total para vencer o Grangiro MTB, competição de Mountain Bike Maratona realizada na cidade fluminense de Búzios.

“Nos últimos meses, com todas as provas suspensas e depois de um fim de ano intenso, foquei na reconstrução. E posso dizer que estou muito feliz com o resultado”, comentou Giugiu.

Sem competir desde outubro, quando sagrou-se campeã brasileira de Mountain Bike Short-Track (XCC), correndo contra a elite do esporte nacional, Giugiu Morgen aproveitou o Grangiro para mostrar que, apesar do tempo sem competições por conta da pandemia da Covid-19, sua preparação segue forte como sempre.

Saudades de acelerar – Na competição realizada em um percurso de 60km, com poucas subidas e muito vento, mais uma vez a atleta dominou suas adversárias. Na categoria pro, ela fechou em primeiro lugar, com o tempo de 2h24m05s, superando a segunda colocada por uma margem de quase 10 minutos.

Giuliana Morgen
Giugiu no Grangiro – Foto: Ney Evangelista / Grangiro / Divulgação

De quebra, ela ainda ganhou a competição Desafio Sprint do Strava no Grangiro, que premiou os atletas mais rápidos em um dos trechos cronometrados da prova.

“Na primeira parte, andamos em um percurso de 40 quilômetros, passando por algumas trilhas bem legais. Depois dessa volta, fomos para a maior subida da prova, para depois repetir algumas partes do trajeto anterior, somando mais 20 quilômetros, para completar 60”, explicou a atleta.

O belo trajeto em Búzios foi idealizado por Ruy Avancini, pai do petropolitano Henrique Avancini, atualmente uma das maiores estrelas do mountain biking no Brasil, e vencedor da competição na categoria Masculino Pro.

No percurso, algumas subidas curtas e inclinadas nas partes iniciais serviram de porta de entrada para uma passagem pela bela Praia do Peró, com um trecho final em alta velocidade.

“No começo, imprimimos um ritmo forte, até conseguir me encaixar em um pelotão com o ritmo certo. Segui com esse grupo até 15 quilômetros da chegada, quando apertei o ritmo para melhorar ainda mais meu tempo”, complementou Giugiu.

Especialista em cross-country olímpico é destaque na maratona

Para Giugiu, cuja especialidade é o cross-country olímpico (XCO), provas de maratona (XCM) como o Grangiro não deixam de ser uma ótima maneira de se divertir e testar as pernas, principalmente em um cenário escasso de competições.

Giuliana Morgen
Giugiu no alto do pódio – Foto: Alberto Barbosa / Grangiro

No XCO, os atletas correm em circuitos mais curtos e técnicos, dando algumas voltas em um trajeto que costuma ter cerca de 4 quilômetros de extensão. Na maratona, apenas uma volta é realizada, em um trajeto muito mais longo.

“Maratona é bom para testar. Foi bem legal me sentir bem novamente, e a região aqui é muito bonita. As trilhas estavam muito divertidas e, apesar de não ter muitas subidas, tivemos várias curvas e raízes, em um circuito bem de praia, com um piso que não era lama, mas também não era areia”, complementou.

“Para mim, o maior desafio foi o vento, que em algumas partes estava contra e eu não estou tão acostumada com essa característica, mas eu curti bastante. Além de poder competir, fico muito feliz em ganhar uma prova em Búzios, uma cidade tão especial para mim.”, finalizou Giugiu.

Por conta da epidemia do Coronavírus, o calendário de Giugiu ainda é bastante incerto. Porém, o principal objetivo da ciclista para este ano ainda é o Campeonato Mundial de MTB XCO 2021, competição que segue confirmada para Agosto, em Val di Sole, na Itália.

Classificação final – Circuito Grangiro

Percurso Pro

Feminino

# Atleta Tempo
1 Giuliana Morgen 2h24m05s
2 Franciele Batista 2h33m10s
3 Marcela Matos 2h54m13s
4 Ana Paula 2h58m12s
5 Ana Claudia de Melo 2h59m20s

Masculino

# Atleta Tempo
1 Henrique Avancini 1h58m47s
2 Guilherme Muller 1h58m48s
3 Edson Junior 2h0m44s
4 Halysson Ferreira 2h3m51s
5 Wolfgang Olsen 2h06m41s
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização