Material feito de liga de níquel e titânio é utilizado pela Agência Espacial em veículos utilizados para a exploração das superfícies da Lua e de Marte
Um pneu que nunca fura, garante tração nas superfícies mais difíceis e que dura tanto quanto sua bicicleta. Ao que parece, o nirvana dos pneus de bike parece ter sido atingido, graças a uma tecnologia desenvolvida entre a startup Smart Tire Company e a Agência Espacial Norte-Americana (NASA) e utilizada pelos hoovers Curiosity e Perseverance na exploração da superfície de Marte.Batizada de Metl, a tecnologia consiste no desenvolvimento e produção de pneus que, ao invés da usual borracha, utiliza uma trama metálica feita de uma liga especial de níquel e titânio (denominada NiTinol+), cuja principal característica é a sua “memória de formato”, ou seja, sua capacidade de retornar a sua forma original após ser deformado.
De acordo com seus desenvolvedores, o pneu Metl possui a capacidade de reagrupar sua estrutura molecular quando deformado, retornando imediatamente ao seu formato original como em um pneumático comum, garantindo assim o conforto e a dirigibilidade, sem a necessidade do uso de ar comprimido em seu interior.
Por não utilizar ar comprimido, os pneus Metz são totalmente a prova de furos e sua superfície conta com uma autonomia até 30 vezes superior as pneus de borracha.
Preço e disponibilidade – Desenvolvido para bikes de estrada, gravel, MTBs e e-Bikes, os novos pneus Metl deverão ser comercializados no mercado mundial a partir de 2022. Até o presente momento, não há informações sobre o peso do componente ou os preços praticados.