Mesmo tendo que parar algumas vezes, Giuliana Morgen foi a mais rápida do dia, terminando a competição de Maratona (XCM) realizada em Nova Iguaçu, Rio de Janeiro
Uma semana depois de conquistar a vitória na Maratona Grangiro MTB, a petropolitana Giuliana Morgen mais uma vez mostrou que, apesar do pequeno número de competições, sua preparação em 2021 segue com força total. No último domingo, dia 22 de março, a jovem atleta da Junior venceu a primeira etapa do Circuito Tchotchomere de MTB, competição de Maratona (XCM) realizada em Nova Iguaçu, Rio de Janeiro.“Para uma atleta de alto rendimento, as competições são tão importantes quanto os treinos”, explicou Giugiu. “Para manter o ritmo de prova, entrei em contato com a organização e resolvi participar. A competição foi muito legal e fiquei bastante satisfeita com os protocolos de segurança contra o Covid-19. No fim, foi um dia para treinar as pernas e a cabeça”, complementou.
Treino físico e mental – A primeira etapa do Circuito Tchotchomere foi realizada debaixo de muito sol, em um trajeto que totalizou 33 km, em duas voltas de 16.5 Km. No percurso plano e de alta velocidade, a atleta acabou sofrendo problemas mecânicos em sua bicicleta. Porém, mesmo tendo que parar algumas vezes, ela ainda foi a mais rápida do dia, terminando a competição com o tempo de 1:32:29 – cerca de 4 minutos mais veloz do que a segunda colocada.
“A palavra do dia foi “persistência”! As mulheres largaram por último e, depois da largada, fui acelerando e buscando os competidores que estavam na frente. Na segunda volta tive um problema na bike que me obrigou a parar algumas vezes, mas mesmo assim consegui manter a tranquilidade para vencer”, explicou Giugiu.
“Dias assim são bons porque, além do treino em ritmo de competição, a dificuldade adicional ajuda a manter a garra e a resiliência, e isso também é muito importante. No mundial do ano passado em Leogang, por exemplo, a lama foi uma grande dificuldade, e a resiliência ajudou demais”, completou.
Foco no mundial e esperança de fronteiras abertas
Assim como aconteceu no ano passado, o principal objetivo de Giugiu para esta temporada é o Campeonato Mundial de MTB Cross-Country Olímpico (XCO), competição que segue confirmada para Agosto, em Val di Sole, na Itália.
Para isso, a atleta pretende seguir seu planejamento original que, desde o ano passado, aposta em participar de competições da Copa do Mundo de MTB (UCI Junior Series), para entrar no ritmo das atletas da Europa – para isso, as fronteiras precisam ser abertas para atletas brasileiros.
“Estou esperando ansiosamente para ver se seremos liberados para competir lá fora. Eu quero correr algumas etapas da Copa do Mundo”, finalizou Giugiu.