Composta por detentos do presídio de Oudenaarde, na Bélgica, equipe The Breakaway competirá na plataforma de ciclismo virtual Zwift como ferramenta de reinserção social através do esporte
No ambiente de presídios e áreas de detenção, as atividades físicas são parte fundamental da preservação da saúde física e mental dos detentos, podendo inclusive funcionar como ferramenta de reinserção social através do esporte. Foi com este raciocínio que a Decathlon, uma das maiores redes de comércio de artigos esportivos do mundo criou a The Breakaway, a primeira equipe de ciclismo virtual composta totalmente por presidiários.No interior de uma prisão de segurança máxima no município belga de Oudenaarde, situado na região da Flandres, a primeira equipe de e-ciclismo composta por detentos irá competir com pessoas do mundo exterior, através da plataforma virtual de ciclismo Zwift.
A iniciativa faz parte da visão mais ampla do Decathlon de tornar o esporte não apenas acessível a todos, mas como terapia de preservação da saúde física e mental da população carcerária, funcionando também como ferramenta de reintegração social para os mesmos. O projeto foi criado em colaboração com o Departamento de Justiça da Bélgica e as organizações sem fins lucrativos De Rode Antraciet vzw e Cellmade vzw, que incentivam a prática esportiva e a cultura dentro das prisões.
“Um dos primeiros desafios da nova equipe será competir de igual para igual com uma equipe de ciclistas virtuais composta por juízes e policiais”
Composta por seis integrantes, a equipe The Breakaway receberão da Decathlon todo o equipamento necessário, como roupas de ciclismo, bicicletas e rolos de treino do tipo smart trainer, com capacidade de conexão com a plataforma Zwift. Além disso, os atletas receberão um guia de treinamento e planejamento criado por especialistas na área.
De acordo com a Decathlon, um dos primeiros desafios da nova equipe será competir de igual para igual com uma equipe de ciclistas virtuais composta por juízes e policiais.