Com canelas com 34mm de diâmetro e 120mm de curso, novo garfo de suspensão comporta pneus de até 2.6″ de diâmetro em sua versão Boost, sem abrir mão do baixo peso total e do preço competitivo
Um dos principais componentes de uma mountain bike, o garfo de suspensão é responsável por promover, principalmente, conforto e segurança nas pedaladas. Sempre de olho nas necessidades do público brasileiro, a Absolute Bikes acaba de lançar o seu novo modelo de garfo, o Prime EX. Projetado para quem pedala em trilhas e curte o MTB mais técnico, a novidade da marca brasileira chega mais robusta, com menor peso e 120mm de curso. Vem em duas versões: para cubo de blocagem e direção comum (1 1/8″) e para direção cônica (tapered), com eixo passante Boost (15 x 110mm).
De acordo com a marca, o novo garfo Absolute Prime EX nasceu das constantes análises de mercado de sua equipe de desenvolvimento, que constatou que a maioria absoluta dos mountain bikers brasileiros tem o perfil de lazer: utiliza a bicicleta por prazer e pedala com foco na diversão nas trilhas.
Ao jogar uma lupa ainda maior nesse cenário, é possível observar que muitas pessoas, principalmente ciclistas iniciantes, têm um certo medo de se arriscar em trilhas mais acidentadas ou em singletracks.
Por esta razão, a Absolute Bikes decidiu focar no desenvolvimento de uma suspensão que fosse ideal para este público, com o objetivo de trazer mais segurança ao ciclista que quer evoluir no mountain bike de verdade.
“Muita gente costuma ter dúvidas quanto ao equipamento, não sente tanta confiança pra explorar esses terrenos, não sabe se dá conta de encarar. Por isso a Absolute resolveu desenvolver um garfo mais robusto para esse perfil. O Prime EX conta com um pouco mais de curso do que a versão SL (120mm contra 100mm), pra que esses ciclistas tenham mais confiança com um equipamento de qualidade, além de ser leve e bem democrático”, avalia Gilberto Alves Nunes, analista de produtos da Isapa, distribuidora oficial da Absolute Bikes.
Resistente, robusto e estável – O novo garfo Absolute Prime EX ganhou um desenho mais robusto e, naturalmente, ficou também mais rígido. Com 120mm de curso, ele possui as hastes, canelas, crown e espigas construídas em liga de alumínio, material leve e resistente. Ele conta, ainda, com duas opções: com a espiga tradicional e eixo do tipo quick-release de 9mm; e a versão com espiga tapered, equipada com eixo passante de cubo do tipo Boost, com 15 x 110mm.
Com cartucho hidráulico selado, também em alumínio e pesando menos de 2kg no total, a suspensão Prime EX passou por um redimensionamento total. Com hastes de 34mm, as canelas também ficaram mais largas e rígidas. Além disso, a largura do garfo em si também aumentou para que seja compatível com pneus mais largos – de até 2.4 polegadas de diâmetro na versão normal e 2.6″ na versão tapered e eixo Boost.
Esse perfil de suspensão permite que o ciclista abuse um pouco mais nas curvas, já que mesmo em alta velocidade a suspensão se mantém estável, sem torcer, justamente pela robustez e rigidez que possui. Ou seja, é um garfo que oferece um poder de manobra e controle muito grande, além de ser bastante resistente.
Além disso, quem pedala em trilhas técnicas, precisa de um pneu mais largo; logo, é necessário um garfo que suporte esse perfil. Isso é exatamente a proposta do novo garfo de suspensão da Absolute.
Ajustabilidade – A Prime EX também tem em seu diferencial a customização. Pelo fato de ter regulagem a ar, com sistema de mola pneumática, permite uma personalização de uso a partir do terreno que está pedalando, peso do ciclista e condições de pilotagem.
“É um garfo bastante democrático, tanto uma pessoa leve ou mais pesada vai conseguir usar o mesmo garfo, bastando configurar a pressão desejada a partir do SAG” (diferença de curso da suspensão entre a bike sem carga e com o peso total do ciclista), afirma Gilberto.
Com uma solução bastante acessível se comparada a outras marcadas do mercado, a suspensão Prime EX tem um excelente custo x benefício, sendo até três vezes mais econômica. Versátil, atende bem os ciclistas que querem explorar terrenos mais radicais, ou também a quem quer andar numa estrada de terra mas busca mais conforto ou até um visual mais robusto e atraente.
Ficha técnica
Absolute Prime EX Boost
Curso: | 120mm |
Sistema de amortecimento: | ar/óleo |
Espiga, canelas e crown: | alumínio |
Hastes: | 34mm em alumínio |
Montagem de freio: | post mount (direto) |
Eixo: | Boost (15 x 110mm) |
Montagem da espiga: | Tapered |
Ajustes: | pressão do ar |
Bloqueio: | Trava no guidão |
Absolute Prime EX
Curso: | 120mm |
Sistema de amortecimento: | ar/óleo |
Espiga, canelas e crown: | alumínio |
Hastes: | 34mm em alumínio |
Montagem de freio: | post mount (direto) |
Eixo: | 9mm |
Montagem da espiga: | 1 1/8″ |
Ajustes: | pressão do ar |
Bloqueio: | Trava no guidão |
A nova suspensão da Absolute Prime EX com eixo normal tem valores a partir de R$ 899,00 e a versão Boost a partir de R$ 1.119,00.