Nova e-MTB da Specialized combina baixo peso final com dirigibilidade e potência para transpor as trilhas mais monstruosas
A Specialized apresentou globalmente nesta quinta-feira (13/05) sua nova Turbo Kenevo SL, uma Mountain Bike eletricamente assistida única em sua categoria, oferecendo uma combinação de leveza, dirigibilidade e potência.Construída a partir de um quadro monocoque full carbon e equipada com um motor de assistência elétrica que proporciona 240 watts de potência e 35 Nm de torque, a nova e-bike da Specialized é nada menos que 5,5kg mais leve que sua predecessora, a Turbo Kenevo de alumínio, pesando apenas 4 quilos a mais que a Specialized Enduro sem assistência elétrica. Além da escolha do carbono como material para o quadro, boa parte da redução do seu peso é devido à escolha de um novo modelo de bateria de 320Wh, alojada no tubo inferior (downtube).
De acordo com seus projetistas, a nova Kenevo Super Light estabelece um novo padrão para todas as e-MTB, adicionando seis ajustes à já aclamada geometria da Specialized Enduro.
- A utilização de um reach generoso permite seu movimento na bike, otimizando tração e controle nas curvas.
- O maior ângulo do tubo do selim te posiciona no cockpit, de forma que você fique livre para mover-se para trás nas descidas íngremes ou para frente quando quiser projetar seu peso nas subidas.
- O ângulo suave do tubo frontal juntamente com o offset reduzido do garfo mantêm a estabilidade e a calma, independentemente de quão rápido você enfrente um terreno acidentado ou uma trilha cheia de raízes.
- As rodas de 29” e a distância progressiva entre os eixos são o perfeito equilíbrio entre estabilidade em altas velocidades e capacidade de resposta, tudo com muita diversão.
Geometria variável – A Kenevo SL pode ser configurada de acordo com o estilo de pilotagem ou de terreno, graças à sua geometria ajustável. São ao todo seis configurações diferentes que permitem refinar suas características. O ângulo da caixa de direção pode ser ajustado a 62,5°, 63,5° ou 64,5°. Já a altura do movimento central tem um ajuste fino de 6mm para cima ou para baixo.
Sistema de suspensão inovador – O sistema Six Bars linkage, ou sistema articulado de seis barras da nova Kenevo SL estreou no Campeonato Mundial de DH, onde a Specialized Demo foi vencedora, sendo mais tarde adaptado às bikes de Enduro da marca. Com uma incomparável combinação de controle, administração de força nos grandes impactos, performance e durabilidade, a alma do Six Bar é um projeto FSR, partindo de um Four Bar Link e combinando-o com um Horst Link.
A solução possibilitou otimizar o curso do eixo, administrando assim a força dos impactos e ajustando o anti-rise e o anti-squat para uma melhor performance. Além disso, o sistema está dissociado das forças do freio, de forma que a suspensão continua ativa, mesmo com os freios acionados. Além disso, o design Six Bar rebaixa e centraliza a massa (articulação e impacto), rebaixando o centro de gravidade e o momento da inércia. Isso se traduz em um pedal mais estável, porém mais responsivo, com uma sensação mais vívida na trilha.
Outra característica da suspensão traseira da Kenevo SL é a sua curva de progressividade, que apresenta sensibilidade a pequenos impactos, suporte nos golpes médios e um curso completo, flexível mas controlável, nas pancadas fortes. A taxa de alavancagem é correspondida pelo amortecedor Fox Float X2 Factory, regulado especificamente para a Kenevo SL.
Assistência elétrica – O sistema integrado motor/computador da Turbo Kenevo Super Light oferece potência contínua e amplificação da pedalada em até 2x sobre o torque original da pedalada. Algoritmos sofisticados e software desenvolvido por ciclistas respondem instantaneamente às pedaladas, aumentando os esforços com uma sensação incrivelmente natural e intuitiva de até 240 watts de potência e 35 Nm de torque máximo. Desta forma, é possível pedalar sentado a uma cadência de 75 RPM ou mais, otimizando a potência e eficiência que em bikes menos sofisticadas seria preciso ficar de pé e moer os pedais (e os joelhos!).
O centro de comando do sistema de assistência elétrica da Turbo Kenevo SL é sua Unidade de Controle Turbo MasterMind (TCU), conjunto de hardware e software que controla a interação entre motor, bateria, bicicleta e ciclista. O sistema permite regular em tempo real o pedal assistido, ao mesmo tempo em que mostra todos os dados relevantes da pedalada.
A TCU MasterMind também pode ser atualizada por WiFi, através do alicativo Mission Control para configurações avançadas, diagnósticos na trilha e muito mais.
Principais funcionalidades:
- Atualizações de firmware remotas, para que a bicicleta seja otimizada de forma automática;
- A TCU MasterMind apresenta a carga da bateria restante no formato de porcentagem;
- A tecnologia MicroTune permite ajustes finos durante a pedalada, através de incrementos de 10%. Assim, é possível realizar alterações simples, aumentando o alcance pela utilização personalizada da potência – isso resulta em maior autonomia com uma mesma carga;
- Personalização do layout de tela (4 opções) e 30 dados possíveis;
- Relógio;
- Medição de consumo em tempo real, que ajuda a entender como pedalar de forma mais eficiente, através da informação dos quilômetros que ainda tem disponíveis nesse perfil de consumo (W-h);
- Potência do Ciclista – permite saber instantaneamente qual a potência que está sendo aplicada nos pedais;
- Compatível com monitores de batimento cardíaco para elevar o nível do seu treino;
- Medição de ganho de elevação de alta precisão.
Preços e disponibilidade – Disponível em duas versões, a nova linha Kenevo SL pode ser encontrada nas revendas Specialized do Brasil aos preços sugerido abaixo:
- Kenevo SL Expert Carbon 29: R$84.999,00
- Kenevo SL Carbon 29: R$128.000,00.
Kenevo SL Carbon 29
Especificações técnicas
Quadro | |
---|---|
Quadro | FACT 11m full carbon, 29″, full internal cable routing, 148mm spacing, fully sealed cartridge bearings, 170mm rear travel, geo adjust head tube, geo adjust horst pivot |
Garfo | FOX FLOAT 38 Factory 29, Grip2 damper, 44mm offset, HSC, LSC, HSR, LSR, 110x15mm, 1.5″ tapered steerer, 170mm travel, Kashima |
Amortecedor traseiro | FOX FLOAT X2 Factory, LSC, LSR, 2-position lever, 62.5x230mm, Kashima |
Assistência elétrica | |
Sistema | Specialized MasterMind TCU, 10-LED State of charge, 3-LED Ride Mode display, ANT+/Bluetooth®, w/Handlebar remote |
Motor | Specialized SL 1.1, custom lightweight motor |
Bateria | Specialized SL1-320, fully integrated, 320Wh |
Rodas | |
Rodas | Traverse SL 29 |
Pneu dianteiro | Butcher Grid Trail T9 29×2.6″ |
Pneu traseiro | Eliminator Grid Trail T7 29×2.6″ |
Câmara de ar | Standard, Presta valve |
Transmissão | |
Pedais | N/D |
Pedivela | Praxis Carbon M30, custom offset |
Coroa | SRAM X-Sync Eagle, 94 BCD, 32t, alloy |
Corrente | SRAM XX1, 12 speed |
Cassete | SRAM XG-1299 Eagle, 10-52t |
Câmbio traseiro | SRAM XX1 Eagle AXS |
Trocador de marcha | SRAM Eagle AXS Rocker Paddle |
Cockpit | |
Guidão | Roval Traverse SL Carbon, riser bar, 6-degree upsweep, 8-degree backsweep, 30mm rise, 800mm, 35.0mm |
Manopla | Deity, Knuckleduster, Black |
Mesa | Deity Copperhead, 35.0mm |
Selim | Bridge, 155/143mm, Hollow Ti-rails |
Canote de selim | RockShox Reverb AXS, 30.9mm, S: 125, M:150, L/XL: 170mm |
Freios | SRAM Code RSC, 4-piston caliper, hydraulic disc, 220mm (F) 200mm (R) |
Kenevo SL Expert Carbon 29
Especificações técnicas
Quadro | |
---|---|
Quadro | FACT 11m full carbon, 29″, full internal cable routing, 148mm spacing, fully sealed cartridge bearings, 170mm rear travel, geo adjust head tube, geo adjust horst pivot |
Garfo | FOX FLOAT 38 Performance Elite 29, Grip2 damper, 44mm offset, HSC, LSC, HSR, LSR, 110x15mm, 1.5″ tapered steerer, 170mm travel |
Amortecedor traseiro | FOX FLOAT X Performance, LSR, 2-position lever, 62.5x230mm |
Assistência elétrica | |
Sistema | Specialized MasterMind TCU, 10-LED State of charge, 3-LED Ride Mode display, ANT+/Bluetooth®, w/Handlebar remote |
Motor | Specialized SL 1.1, custom lightweight motor |
Bateria | Specialized SL1-320, fully integrated, 320Wh |
Rodas | |
Rodas | Traverse SL 29 |
Pneu dianteiro | Butcher, GRID TRAIL casing, GRIPTON® T9 compound, 2Bliss Ready, 29×2.3″ |
Pneu traseiro | Eliminator, GRID TRAIL casing, GRIPTON® T7 compound, 2Bliss Ready, 29×2.6″ |
Câmara de ar | Standard, Presta valve |
Transmissão | |
Pedais | N/D |
Pedivela | Praxis, forged M30, custom offset |
Coroa | SRAM X-Sync Eagle, 94 BCD, 32t, alloy |
Corrente | SRAM GX Eagle, 12-speed |
Cassete | SRAM XG-1295 Eagle, 10-52t |
Câmbio traseiro | Sram X01 Eagle, 12-speed |
Trocador de marcha | SRAM X01 Eagle, trigger, 12-speed |
Cockpit | |
Guidão | Specialized Trail, 7050 alloy, 8-degree backsweep, 6-degree upsweep, 30mm rise, 800mm, 35mm clamp |
Manopla | Deity, Knuckleduster, Black |
Mesa | Alloy Trail Stem, 35mm bar bore |
Selim | Bridge Comp, Hollow Cr-mo rails, 155/143mm |
Canote de selim | X-Fusion Manic, infinite adjustable, two-bolt head, bottom mount cable routing, remote SLR LE lever, 34.9mm, S2: 125mm, S3/S4: 150mm, S5: 170mm |
Freios | SRAM Code RS, 4-piston caliper, hydraulic disc, 220mm (F), 200mm (R) |