23 de novembro de 2024
Specialized Turbo Kenevo SL

Specialized Turbo Kenevo SL: Baixo peso para trilhas pesadas

Nova e-MTB da Specialized combina baixo peso final com dirigibilidade e potência para transpor as trilhas mais monstruosas

A Specialized apresentou globalmente nesta quinta-feira (13/05) sua nova Turbo Kenevo SL, uma Mountain Bike eletricamente assistida única em sua categoria, oferecendo uma combinação de leveza, dirigibilidade e potência.

Construída a partir de um quadro monocoque full carbon e equipada com um motor de assistência elétrica que proporciona 240 watts de potência e 35 Nm de torque, a nova e-bike da Specialized é nada menos que 5,5kg mais leve que sua predecessora, a Turbo Kenevo de alumínio, pesando apenas 4 quilos a mais que a Specialized Enduro sem assistência elétrica. Além da escolha do carbono como material para o quadro, boa parte da redução do seu peso é devido à escolha de um novo modelo de bateria de 320Wh, alojada no tubo inferior (downtube).

Specialized Turbo Kenevo SL

De acordo com seus projetistas, a nova Kenevo Super Light estabelece um novo padrão para todas as e-MTB, adicionando seis ajustes à já aclamada geometria da Specialized Enduro.

  1. A utilização de um reach generoso permite seu movimento na bike, otimizando tração e controle nas curvas.
  2. O maior ângulo do tubo do selim te posiciona no cockpit, de forma que você fique livre para mover-se para trás nas descidas íngremes ou para frente quando quiser projetar seu peso nas subidas.
  3. O ângulo suave do tubo frontal juntamente com o offset reduzido do garfo mantêm a estabilidade e a calma, independentemente de quão rápido você enfrente um terreno acidentado ou uma trilha cheia de raízes.
  4. As rodas de 29” e a distância progressiva entre os eixos são o perfeito equilíbrio entre estabilidade em altas velocidades e capacidade de resposta, tudo com muita diversão.

Geometria variável – A Kenevo SL pode ser configurada de acordo com o estilo de pilotagem ou de terreno, graças à sua geometria ajustável. São ao todo seis configurações diferentes que permitem refinar suas características. O ângulo da caixa de direção pode ser ajustado a 62,5°, 63,5° ou 64,5°. Já a altura do movimento central tem um ajuste fino de 6mm para cima ou para baixo.

Specialized Turbo Kenevo SL

Sistema de suspensão inovador – O sistema Six Bars linkage, ou sistema articulado de seis barras da nova Kenevo SL estreou no Campeonato Mundial de DH, onde a Specialized Demo foi vencedora, sendo mais tarde adaptado às bikes de Enduro da marca. Com uma incomparável combinação de controle, administração de força nos grandes impactos, performance e durabilidade, a alma do Six Bar é um projeto FSR, partindo de um Four Bar Link e combinando-o com um Horst Link.

Specialized Turbo Kenevo SL

A solução possibilitou otimizar o curso do eixo, administrando assim a força dos impactos e ajustando o anti-rise e o anti-squat para uma melhor performance. Além disso, o sistema está dissociado das forças do freio, de forma que a suspensão continua ativa, mesmo com os freios acionados. Além disso, o design Six Bar rebaixa e centraliza a massa (articulação e impacto), rebaixando o centro de gravidade e o momento da inércia. Isso se traduz em um pedal mais estável, porém mais responsivo, com uma sensação mais vívida na trilha.

Specialized Turbo Kenevo SL

Outra característica da suspensão traseira da Kenevo SL é a sua curva de progressividade, que apresenta sensibilidade a pequenos impactos, suporte nos golpes médios e um curso completo, flexível mas controlável, nas pancadas fortes. A taxa de alavancagem é correspondida pelo amortecedor Fox Float X2 Factory, regulado especificamente para a Kenevo SL.

Assistência elétrica – O sistema integrado motor/computador da Turbo Kenevo Super Light oferece potência contínua e amplificação da pedalada em até 2x sobre o torque original da pedalada. Algoritmos sofisticados e software desenvolvido por ciclistas respondem instantaneamente às pedaladas, aumentando os esforços com uma sensação incrivelmente natural e intuitiva de até 240 watts de potência e 35 Nm de torque máximo. Desta forma, é possível pedalar sentado a uma cadência de 75 RPM ou mais, otimizando a potência e eficiência que em bikes menos sofisticadas seria preciso ficar de pé e moer os pedais (e os joelhos!).

Specialized Turbo Kenevo SL

O centro de comando do sistema de assistência elétrica da Turbo Kenevo SL é sua Unidade de Controle Turbo MasterMind (TCU), conjunto de hardware e software que controla a interação entre motor, bateria, bicicleta e ciclista. O sistema permite regular em tempo real o pedal assistido, ao mesmo tempo em que mostra todos os dados relevantes da pedalada.

A TCU MasterMind também pode ser atualizada por WiFi, através do alicativo Mission Control para configurações avançadas, diagnósticos na trilha e muito mais.

Principais funcionalidades:

  • Atualizações de firmware remotas, para que a bicicleta seja otimizada de forma automática;
  • A TCU MasterMind apresenta a carga da bateria restante no formato de porcentagem;
  • A tecnologia MicroTune permite ajustes finos durante a pedalada, através de incrementos de 10%. Assim, é possível realizar alterações simples, aumentando o alcance pela utilização personalizada da potência – isso resulta em maior autonomia com uma mesma carga;
  • Personalização do layout de tela (4 opções) e 30 dados possíveis;
  • Relógio;
  • Medição de consumo em tempo real, que ajuda a entender como pedalar de forma mais eficiente, através da informação dos quilômetros que ainda tem disponíveis nesse perfil de consumo (W-h);
  • Potência do Ciclista – permite saber instantaneamente qual a potência que está sendo aplicada nos pedais;
  • Compatível com monitores de batimento cardíaco para elevar o nível do seu treino;
  • Medição de ganho de elevação de alta precisão.

Specialized Turbo Kenevo SL

Preços e disponibilidade – Disponível em duas versões, a nova linha Kenevo SL pode ser encontrada nas revendas Specialized do Brasil aos preços sugerido abaixo:

  • Kenevo SL Expert Carbon 29: R$84.999,00
  • Kenevo SL Carbon 29: R$128.000,00.

Kenevo SL Carbon 29

Specialized Kenevo SL Carbon 29
Specialized Kenevo SL Carbon 29

Especificações técnicas

Quadro
Quadro FACT 11m full carbon, 29″, full internal cable routing, 148mm spacing, fully sealed cartridge bearings, 170mm rear travel, geo adjust head tube, geo adjust horst pivot
Garfo FOX FLOAT 38 Factory 29, Grip2 damper, 44mm offset, HSC, LSC, HSR, LSR, 110x15mm, 1.5″ tapered steerer, 170mm travel, Kashima
Amortecedor traseiro FOX FLOAT X2 Factory, LSC, LSR, 2-position lever, 62.5x230mm, Kashima
Assistência elétrica
Sistema Specialized MasterMind TCU, 10-LED State of charge, 3-LED Ride Mode display, ANT+/Bluetooth®, w/Handlebar remote
Motor Specialized SL 1.1, custom lightweight motor
Bateria Specialized SL1-320, fully integrated, 320Wh
Rodas
Rodas Traverse SL 29
Pneu dianteiro Butcher Grid Trail T9 29×2.6″
Pneu traseiro Eliminator Grid Trail T7 29×2.6″
Câmara de ar Standard, Presta valve
Transmissão
Pedais N/D
Pedivela Praxis Carbon M30, custom offset
Coroa SRAM X-Sync Eagle, 94 BCD, 32t, alloy
Corrente SRAM XX1, 12 speed
Cassete SRAM XG-1299 Eagle, 10-52t
Câmbio traseiro SRAM XX1 Eagle AXS
Trocador de marcha SRAM Eagle AXS Rocker Paddle
Cockpit
Guidão Roval Traverse SL Carbon, riser bar, 6-degree upsweep, 8-degree backsweep, 30mm rise, 800mm, 35.0mm
Manopla Deity, Knuckleduster, Black
Mesa Deity Copperhead, 35.0mm
Selim Bridge, 155/143mm, Hollow Ti-rails
Canote de selim RockShox Reverb AXS, 30.9mm, S: 125, M:150, L/XL: 170mm
Freios SRAM Code RSC, 4-piston caliper, hydraulic disc, 220mm (F) 200mm (R)

Kenevo SL Expert Carbon 29

Spacialized Kenevo SL Expert Carbon 29
Spacialized Kenevo SL Expert Carbon 29

Especificações técnicas

Quadro
Quadro FACT 11m full carbon, 29″, full internal cable routing, 148mm spacing, fully sealed cartridge bearings, 170mm rear travel, geo adjust head tube, geo adjust horst pivot
Garfo FOX FLOAT 38 Performance Elite 29, Grip2 damper, 44mm offset, HSC, LSC, HSR, LSR, 110x15mm, 1.5″ tapered steerer, 170mm travel
Amortecedor traseiro FOX FLOAT X Performance, LSR, 2-position lever, 62.5x230mm
Assistência elétrica
Sistema Specialized MasterMind TCU, 10-LED State of charge, 3-LED Ride Mode display, ANT+/Bluetooth®, w/Handlebar remote
Motor Specialized SL 1.1, custom lightweight motor
Bateria Specialized SL1-320, fully integrated, 320Wh
Rodas
Rodas Traverse SL 29
Pneu dianteiro Butcher, GRID TRAIL casing, GRIPTON® T9 compound, 2Bliss Ready, 29×2.3″
Pneu traseiro Eliminator, GRID TRAIL casing, GRIPTON® T7 compound, 2Bliss Ready, 29×2.6″
Câmara de ar Standard, Presta valve
Transmissão
Pedais N/D
Pedivela Praxis, forged M30, custom offset
Coroa SRAM X-Sync Eagle, 94 BCD, 32t, alloy
Corrente SRAM GX Eagle, 12-speed
Cassete SRAM XG-1295 Eagle, 10-52t
Câmbio traseiro Sram X01 Eagle, 12-speed
Trocador de marcha SRAM X01 Eagle, trigger, 12-speed
Cockpit
Guidão Specialized Trail, 7050 alloy, 8-degree backsweep, 6-degree upsweep, 30mm rise, 800mm, 35mm clamp
Manopla Deity, Knuckleduster, Black
Mesa Alloy Trail Stem, 35mm bar bore
Selim Bridge Comp, Hollow Cr-mo rails, 155/143mm
Canote de selim X-Fusion Manic, infinite adjustable, two-bolt head, bottom mount cable routing, remote SLR LE lever, 34.9mm, S2: 125mm, S3/S4: 150mm, S5: 170mm
Freios SRAM Code RS, 4-piston caliper, hydraulic disc, 220mm (F), 200mm (R)
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização