Na etapa da UCI Junior Series realizada em Nové Město, na República Tcheca , petropolitana encarou lama, muito frio e condições duras para conquistar a nona colocação no Ranking geral da UCI
Neste último sábado (15/05), a petropolitana Giuliana Morgen encarou mais uma dura competição na Copa do Mundo de Mountain Bike Cross-Country Olímpico (XCO). Correndo na categoria Junior, a jovem atleta de 17 anos encarou duras condições climáticas e uma pista extremamente técnica para conquistar a décima nona colocação – a vencedora do dia foi a suíça Lea Huber.Na semana passada, em sua estreia neste ano em competições na Europa, Giugiu fechou a etapa alemã da Copa do Mundo na 21º colocação, fazendo uma excelente prova de recuperação, após sofrer uma pequena queda pouco depois da largada.
“A chuva chegou e mudou tudo! Largamos com sol e fiz uma ótima largada, mas na primeira volta começou uma baita chuva”, explicou a atleta.
Na mesma pista, em outubro de 2020, Giugiu fez sua estreia em Copas do Mundo. Na ocasião, ela garantiu a 13ª posição da prova realizada. Vale destacar que o circuito de Nové Město é um dos mais técnicos da temporada, com muitos trechos de pedras, saltos desafiadores e muitas raízes – obstáculos que ficam muito mais difíceis na chuva.
Com o corpo molhado, a brasileira mais uma vez apostou na resiliência para superar o frio e a lama, fechando assim mais uma ótima apresentação contras as melhores do mundo em sua modalidade.
“Passei as duas primeiras voltas disputando o Top 12. Mas, na terceira volta, senti as pernas e achei melhor administrar. Nas duas últimas voltas foi na raça! O vento frio congelou meus pés, e minhas articulações estavam doendo. Fiquei feliz com o resultado, principalmente por ter superado alguns limites que eu jamais havia sentido”, complementou Giugiu.
“Fiquei feliz com o resultado, principalmente por ter superado alguns limites que eu jamais havia sentido”
“Agradeço a todos pela torcida e agora continuo em busca da evolução”, finalizou.
Com o resultado, Giugiu sobe mais posições no ranking da UCI, a entidade máxima do ciclismo. Agora, a atleta está na 9º colocação, totalizando 281 pontos.
Próximos desafios – Nos próximos finais de semana, Giugiu encara mais duas competições na República Tcheca, a Izomat MTB Cup, que acontece no sábado, dia 22 de maio, e a Strabag Cup Brno, que será realizada no sábado, dia 29 do mesmo mês.
Depois disso, Giugiu viaja para a França e, para completar um ciclo de cinco semanas competindo em altíssimo nível na UCI Junior Series, a atleta encara a Copa da França de MTB, competição que acontece nos dias 4 e 5 de Julho. O principal objetivo da temporada da ciclista é o Campeonato Mundial de MTB XCO, competição que acontece entre 25 e 27 de Agosto em Val di Solle, Itália.