Projeto do arquiteto polonês Peter Kuczia utiliza energia solar para gerar eletricidade, que pode ser usada para estações de recarga de bicicletas elétricas e para iluminação no local
A cada dia que passa, aumenta a importância das vias exclusivas para bicicletas na mobilidade urbana atual. Foi pensando nisto que o arquiteto polonês Peter Kuczia idealizou sua Solar Veloroute, uma ciclovia conceito que une um modal de transporte eficiente com um sistema de geração de energia limpa e renovável.Concebida originalmente para ser implementada em cidades da Suíça e Dubai, o projeto revela-se versátil entretanto para ser adaptado a ciclovias comuns de qualquer parte do mundo.
Concebida como um sistema modular, a ciclovia de Kuczia é envolta total ou parcialmente por um arco semifechado, equipado com painéis solares de vidro anti-reflexo, que cumpre a dupla função de proteger os ciclistas contra as intempéries ao mesmo tempo em que gera energia elétrica utilizada para a iluminação do local durante a noite ou para alimentar estações de recarga para bicicletas ou smartphones, ou mesmo auxiliar no fornecimento de eletricidade para os arredores da região onde foi instalada.
De acordo com o projeto, apenas um quilômetro da Solar Veloroute é capaz de fornecer cerca de 2.000 MWh de eletricidade, o suficiente para abastecer 750 residências ou fornecer eletricidade para mais de 1.000 carros elétricos dirigindo 11.000 km por ano.
Projetado como uma estrutura eficiente, mas também atraente visualmente, a Solar Veloroute também visa incentivar a curiosidade e o debate a respeito da sustentabilidade. Para isto, o arquiteto idealizou instalar na via painéis e pôsteres com informações sobre os benefícios do uso da energia solar em escala global.
Desde sua concepção, a Solar Veloroute foi desenvolvida para que possa ser adaptada a qualquer ciclovia comum. Sua estrutura é totalmente ajustável e o número de fileiras de painéis, a distância entre os módulos e sua inclinação podem ser alterados de forma flexível para responder às condições locais.