22 de novembro de 2024
Giugiu Morgen
Giugiu Morgen - Foto: Javier Zubico

Giuliana Morgen é Top 5 em prova de MTB na República Tcheca

Na Izomat MTB Cup, disputada contra algumas das melhores atletas da júnior, Giugiu encontra o ritmo e faz excelente apresentação

Neste sábado, dia 22 de maio, a petropolitana Giuliana Morgen, ciclista da Sense Factory Racing, conquistou um excelente quinto lugar na Izomat MTB Cup, prova que conta pontos para o Ranking UCI. A disputa aconteceu na República Tcheca e reuniu algumas das melhores atletas do mundo no Mountain Bike Cross-Country Olímpico (XCO) – a vencedora do dia foi a tcheca Simona Spěšná.

Nas últimas semanas, a ciclista de 17 anos havia participado de competições da UCI Junior Series XCO, a Copa do Mundo de Cross-Country Junior, tendo fechado com um vigésimo primeiro lugar no dia 8 de Maio, em Albstadt, na Alemanha, e com um décimo nono lugar no dia 15, em Nové Město na Moravě, na República Tcheca.

Giugiu Morgen
Foto: Arquivo Pessoal

A competição do último sábado aconteceu em Zadov, também na República Tcheca, em um circuito com muitos rock gardens, raízes e pedras, com subidas com duas linhas de escalada, o que acaba facilitando as ultrapassagens.

“Me senti bem durante a prova. Fiz uma largada forte e fui mantendo o Top 3 no start lap e na primeira volta. Senti um pouco o ritmo e cai para quinto, mas depois voltei para buscar a quarta colocada e quase a terceira”, explicou Giugiu.

“Na terceira das quatro voltas cometi um erro em uma pedra e acabei furando o pneu traseiro. Peguei um trecho de subida com o pneu vazio e sofri bastante até chegar no ponto de apoio para fazer a troca, mas depois consegui continuar rendendo bem”, complementou Giugiu.

Na semana passada, durante a disputa em Nové Město, o frio e a chuva foram dois grandes adversários da petropolitana, algo que poderia ter acontecido também na última prova. Mas, este período passado no Velho Continente parece estar fazendo efeito, com Giugiu evoluindo em seu ritmo de prova e também na adaptação ao clima europeu.

“Estou acostumando com o frio, com a chuva e com o vento gelado da Europa. Vou passar mais um mês competindo aqui, e espero seguir evoluindo a cada corrida, sempre fazendo o melhor para levar o nome da minha equipe”, finalizou Giugiu. Com o resultado, a atleta agora soma mais 12 pontos UCI, garantindo assim sua permanência na nona colocação do ranking da entidade máxima do ciclismo.

Mais provas na Europa e foco no mundial

Depois de ficar sem competir por alguns meses, o retorno de Giugiu Morgen para as pistas da Europa tem um objetivo claro: preparar a ciclista para o Campeonato Mundial de MTB XCO, principal objetivo da atleta para a temporada.

Por conta disso, Giugiu vai passar dois períodos de 2021 competindo do outro lado do Atlântico. Este primeiro, que começou com a Copa do Mundo de XCO na Alemanha no dia 5 de maio, vai estender-se por mais algumas semanas. Já no próximo sábado, dia 29 de maio, a ciclista tem mais uma prova na República Tcheca: a Strabag Cup Brno.

Depois disso, Giugiu já tem em seu calendário mais quatro competições da UCI Junior Series XCO, sendo as três primeiras delas na Europa. Nos dias 4 e 5 de junho, será realizada a Copa França de MTB. Na Suíça, nos dias 19 e 20 do mesmo mês, acontece a Proffix Swiss Bike Cup. Na semana seguinte, a atleta vai para a Itália, onde ela larga na quinta etapa da Internazionali d’Italia Series.

De volta para a América do Sul, Giugiu larga, no dia 11 de julho, na Copa Juvenil Mezuena, competição que acontece na Colômbia. Já no segundo semestre, ela retorna para a Europa para competir no Campeonato Mundial de XCO, competição que acontece no dia 25 de agosto em Val di Solle, Itália.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização