Instalado em válvulas tubeless ou em câmaras de ar sem a necessidade de bateria, Rover PSIcle possibilita medir acuradamente a pressão dos pneus da bike através de um aplicativo para celular
Todo ciclista que se preze sabe a importância da correta calibragem dos pneus de sua bicicleta. Afinal, é através da correta pressão do ar que as variantes de conforto, tração e segurança na pedalada serão otimizadas. Todavia, conferir a pressão do ar nos pneus da bike nem sempre é tarefa prática, exigindo o uso de bambas com medidores ou manômetros que consomem tempo precioso durante o seu uso.Foi para agilizar esta operação que uma pequena startup localizada na cidade norte-americana de Minneapolis, a Rover Development, desenvolveu um sensor que utiliza a tecnologia NFC para medir a pressão do ar de pneus e transmitir os dados para um aplicativo de smartphones.
Com seu tamanho diminuto (6 x 22mm) e baixíssimo peso (5 gramas), o sensor Rover PSIcle pode ser facilmente instalado na saída da válvula de qualquer modelo de câmara de ar ou sistema tubeless, desde que a mesma possua núcleo (core) removível. uma vez acoplado à bike, o dispositivo é capaz de medir com uma impressionante precisão de até 0.06 psi a pressão do ar interna dos pneus.
Para garantir sua durabilidade e resistência às intempéries, o dispositivo é construído em alumínio anodizado e coberto com emborrachado EPDM.
O sensor Rover PSIcle conta com duas versões, a LP – voltada para Mountain Bikes ou outras bicicletas com pneus de maior volume –, que realiza leituras entre 0 a 40 psi (com precisão de 0.06 psi); e a HP, para bicicletas de estrada, com leitura de 0 a 400 psi e precisão de 0.7 psi.
Para realizar a medição, é necessário apenas que o ciclista acione o aplicativo e aproxime o smartphone do sensor para que o mesmo transmita instantaneamente as informações para a tela.
Preço e disponibilidade – Para viabilizar sua produção em escala comercial, os desenvolvedores do PSIcle deram início a uma campanha de arrecadação de fundos através do site Kickstarter, onde o dispositivo pode ser adquirido em regime de pré-venda, ao preço de 52 dólares o par.
Uma alternativa durável, precisa e econômica
Monitorar a pressão dos pneus através de dispositivos eletrônicos sem fio não é exatamente uma ideia nova. Há alguns anos, tanto a SKS quanto a Quark (pertencente ao grupo SRAM) lançaram modelos de sensores que transmitiam, via Bluetooth ou ANT+, informações em tempo real sobre a pressão dos pneus ou da câmara de ar do amortecedor da bike. Embora prática e precisa, a solução adotada por essas empresas é cara e depende de fonte de energia, no caso uma bateria.Em abril deste ano, a marca austríaca Tubolito lançou no mercado uma exclusiva linha de câmaras de ar chamada P-SENS, que conta com um chip NFC em seu interior, o que permite a leitura da pressão por aproximação, de forma similar ao Rover PSIcle.
De acordo com os desenvolvedores do Rover PSIcle, sua chegada ao mercado possibilitará a realização de medições rápidas e precisas, através de um dispositivo relativamente barato, durável, que não depende de fonte de energia para seu funcionamento e o melhor, compatível com praticamente qualquer modelo de câmara de ar ou sistema tubeless.