22 de novembro de 2024
Giuliana Morgen
Foto: Javier Zubico

Giuliana Morgen conquista quarto lugar em prova de MTB na República Tcheca

Em temporada na Europa, Giugiu obtém excelente desempenho na Strabag MTB Cup XCO 2021, na cidade de Brno, na República Tcheca

No último sábado, dia 29 de maio, a cidade de Brno na República Tcheca, foi palco de mais um encontro entre alguns dos maiores atletas do Mountain Bike cross-country olímpico da atualidade. Na Strabag MTB Cup XCO, prova UCI Classe 1, Giugiu Morgen, representante brasileira na categoria Junior, obteve um excelente resultado, fechando sua participação na quarta colocação – até o momento, o melhor resultado europeu da atleta em 2021. 

A atleta petropolitana vem de uma sequência de provas que começou no dia 8 de maio na cidade alemã de Albstadt e, até o momento, já contou com mais três competições na República Tcheca. Depois de passar alguns meses sem competir por conta da pandemia, o objetivo de Giugiu com sua temporada europeia é aprimorar seu ritmo em competições, em preparação para o Campeonato Mundial de MTB, seu principal objetivo da temporada.

Giuliana Morgen
Foto: Javier Zubico

Até o momento, a missão vem sendo cumprida, com os resultados de Giugiu melhorando semana após semana.

Disputada no circuito montado na cidade de Brno, a segunda mais populosa da República Tcheca, a Strabag MTB Cup XCO 2021 contou com disputas nas categorias Elite e Junior, tanto no Masculino quanto no Feminino. Na semana passada, competindo na Izomat MTB Cup, a petropolitana havia conquistado um quinto lugar.

Na prova de Giugiu, as atletas percorreram cinco voltas, todas em um circuito bem fluído, com sequências de curvas com apoio em alta velocidade e muitos trechos com pedras – um prato cheio para quem gosta de pilotar a bike. Diferente do que aconteceu em outras disputas da atleta na Europa, desta vez a chuva e o frio não chegaram para atrapalhar a diversão.

“A prova foi muito boa. Senti as pernas boas e, nas primeiras duas voltas, andei mantendo o contato com o primeiro pelotão. Depois disso, senti um pouco o ritmo e fiquei para trás, junto com mais algumas atletas”, comentou Giugiu.

“Na terceira volta consegui abrir uma vantagem sobre elas na quarta colocação, e fui segurando até a linha de chegada”, complementou. A vencedora do dia foi a alemã Finja Lipp.

Com o resultado, Giugiu soma mais 14 pontos UCI. A atleta segue na nona colocação no ranking mundial, totalizando 295 pontos.

“Vim para a Europa com o objetivo de reencontrar meu melhor desempenho. Nas primeiras provas sofri mais com o ritmo, com o frio e com a chuva, mas agora já estou me sentindo muito melhor. Sinto que minha forma evoluiu da semana passada para esta, e espero estar ainda melhor nas próximas semanas”, finalizou a atleta de 17 anos.

Provas na Europa e na América do Sul – No próximo fim de semana, nos dias 4 e 5 de junho, Giugiu estará na França, participando da Copa França de MTB. Já na semana seguinte, ela vai para a Suíça no dia 19 do mesmo mês, onde participará da Proffix Swiss Bike Cup, finalizando sua temporada na Europa.

De volta para o Brasil, Giugiu vai a Congonhas, em Minas Gerais, disputar a final da Copa Internacional de Mountain Bike, no dia 2 de junho. Já no dia 11, larga na Copa Juvenil Mezuena, competição que acontece na Colômbia. No segundo semestre, ela retorna para a Europa para disputar o Campeonato Mundial de XCO, competição que acontece no dia 25 de agosto em Val di Solle, Itália.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização