Icônica linha de MTBs full suspension da marca suíça é totalmente remodelada para 2022, com nova geometria e nova tecnologia de suspensão exclusiva
A Scott anunciou na manhã de hoje suas novas MTB Spark RC e Spark 900 2022, cujo principal destaque fica por conta do seu novo design, caracterizado por ocultar totalmente o amortecedor traseiro no interior do quadro de carbono.Fruto da parceria tecnológica entre a marca suíça e a Bold Cycles – adquirida pela Scott em 2019 –, as novas bicicletas Spark RC e Spark 900 utilizam a exclusiva tecnologia Internal Suspension Tecnology que, como o próprio nome deixa explícito, posiciona o amortecedor traseiro totalmente oculto dentro da estrutura do quadro de fibra de carbono da bike.
Acionado através de uma série de bielas conectadas à balança traseira da suspensão, o amortecedor Fox Nude – construído especialmente para a nova linha de bikes – pode ser facilmente acessado para manutenção através de uma porta localizada na parte de baixo do tubo inferior do quadro.
O sistema de ancoragem do amortecedor é compartilhado com o eixo do pedivela exclusivo, dividido em duas partes posicionadas no interior do tubo do selim.
Além de deixar a bicicleta com um visual clean e elegante, a solução traz também uma série de outras vantagens. Ao posicionar o amortecedor traseiro logo acima da caixa de centro, por exemplo, fez com que a bike melhorasse a sensibilidade do conjunto da suspensão sem adicionar peso.
Utilizar um amortecedor integrado também minimiza os movimentos laterais indesejados, além de resultar em um sistema basculante muito mais rígido, que transfere a potência de forma mais direta, ao situar o centro de gravidade mais próximo ao solo.
Além destas vantagens, o uso de um amortecedor totalmente protegido da sujeira e das intempéries aumenta o intervalo entre manutenções e sua vida útil total.
Por último, mas não menos importante: o uso de um design clean, sem a presença aparente do amortecedor, possibilitou que todos os quadros Scott Spark 2022 possam armazenar até dois suportes de garrafa (com exceção dos quadros tamanho S).
Nova geometria – Redesenhada do zero, a nova Scott Spark 2022 guarda poucas similaridades com seus modelos predecessores. De acordo com os engenheiros da marca, a ideia desde o início dos primeiros esboços foi abrir mão de todas as tendências atuais e focar nas abordagens científicas de especialistas suíços em biomecânica e na experiência da equipe Scott SRAM de Mountain Bike.
O objetivo era desenvolver um novo quadro de XCO competitivo mais rápido e dinâmico, com características de MTB Trail, graças a uma geometria que aposta em um ângulo de direção mais fechado, um reach mais longo e um tubo de selim mais vertical.
Embora os stays do triângulo traseiro tenham se mantido na medida aproximada do modelo 2020/21, o mesmo passa a contar com maior rigidez e reatividade, graças ao posicionamento mais recuado do amortecedor.
Graças ao uso de espaçadores especiais, é possível ainda alterar o ângulo da caixa de direção das novas spark 2022, variando em 0,6º em até três variações possíveis. Desta forma, o modelo Spark RC vem de fábrica com um ângulo mais fechado em combinação com um garfo com 120mm de curso. Já a Spark 900 utiliza um ângulo mais relaxado e um garfo com curso de 130mm.
Modelos – A nova linha Scott Spark RC 2022 é composta por 12 modelos, todos com quadro em fibra de carbono e variando entre si pelo setup de componentes. O modelo topo de linha é a Spark RC SL EVO AXS, equipada com grupo de transmissão eletrônica sem fio SRAM XX Eagle AXS SL (com medidor de potência integrado).
Já o modelo mais barato da linha é a Spark RC Comp, que vem com grupo de transmissão mecânico de 12 velocidades SRAM NX Eagle.
O modelo feminino da série é a Contessa Spark RC World Cup, ‘municiada’ com grupo eletrônico SRAM X01 Eagle AXS de 12 velocidades.
Na linha Spark 900 serão disponibilizados dois modelos, cada um com duas opções de cores, a Spark 960 (equipada com grupo Shimano Deore XT de 12 velocidades; e a Spark 970, com transmissão SRAM NX-SX Eagle de 12 velocidades.