22 de novembro de 2024
Tom Pidcock
Tom Pidcock - Foto: Divulgação / UCI

Thomas Pidcock confirma favoritismo e é ouro no MTB nas Olimpíadas de Tóquio

Britânico de 21 anos é o mais jovem atleta do Mountain Bike a conquistar a medalha de ouro do MTB para seu país. Brasileiro Henrique Avancini  finaliza em 13º lugar

O britânico Thomas Pidcock confirmou seu favoritismo ao ouro olímpico ao vencer na madrugada de hoje (26/07) a prova de Mountain Bike cross-country dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Com a conquista, o mountain biker inglês de apenas 21 anos tornou-se o atleta mais jovem a conquistar a medalha de ouro no MTB.

A prova teve início em um circuito altamente técnico de 4,1km de extensão, com uma largada explosiva no estilo short track. Logo no ínicio, o holandês Milan Vader assumiu a ponta, com o francês Victor Koretzky em sua roda e suíço Mathias Flückiger na terceira colocação. Com menos de dez minutos da largada, um dos favoritos ao ouro, o holandês Mathieu van der Poel, sofreu uma forte queda de sua bicicleta em um dos trechos mais técnicos do circuito. Van der Poel ainda tentou retornar à prova, mas acabou abandonando-a com fortes dores e suspeita de fratura.

Van der Poel
A queda de Van der Poel – Foto: Divulgação / UCI

Após uma primeira volta onde Henrique Avancini chegou a liderar a prova, Nino Schurter (Suíça) lançou um duro ataque no inicio da segunda volta, mas acabou perdendo espaço para seu compatriota Mathias Flückiger. Após o ataque dos suíços, o brasileiro começou gradativamente a perder o ritmo, enquanto que Pidcock aproveitou para realizar seu primeiro ataque no fim da segunda volta.

Neste momento, Schurter começou a demonstrar cansaço, deixando a disputa entre Flückiger e Pidcock até a quinta volta, quando Pidcock acelerou novamente e aumentou sua vantagem sobre o segundo colocado para 11 segundos.

A partir daí, Pidcock administrou sua vantagem de 14 segundos sobre Flückiger. A grande disputa final passou a ser a conquista do Bronze, entre David Valero (Espanha), Nino Schurter (Suíça), Anton Cooper (Nova Zelândia) e Victor Koretzky (França), onde a medalha ficou com o espanhol.

Tom Pidcock
Tom Pidcock – Foto: Divulgação / UCI

Entre os brasileiros, Avancini finalizou a prova na 13ª colocação, enquanto que Luiz Henrique Cocuzzi terminou em 27º.

O ciclismo das Olimpíadas de Tóquio continua amanhã (27/07), com a prova feminina de Mountain Bike cross-country, às 3 horas da manhã (hora de Brasília).

Resultados

# Atleta País Tempo
1 Tom Pidcock Grã-Bretanha 1:25:14
2 Mathias Flückiger Suíça 0:00:20
3 David Valero Serrano Espanha 0:00:34
4 Nino Schurter Suíça 0:00:42
5 Victor Koretzky França 0:00:46
6 Anton Cooper Nova Zelândia 0:00:46
7 Vlad Dascalu Romênia 0:00:49
8 Alan Hatherly África do Sul 0:01:19
9 Jordan Sarrou França 0:01:36
10 Milan Vader Holanda 0:02:07
13 Henrique Avancini Brasil 0:02:55
27 Luiz Henrique Cocuzzi Brasil 0:07:07
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização