22 de novembro de 2024
Renato Rezende
Renato Rezende na ponta - Foto: Gaspar Nóbrega / COB

Renato Rezende conquista resultado inédito para o Brasil nas Olimpíadas de Tóquio

Brasileiro terminou a competição com sua melhor campanha e um 14º lugar histórico para o BMX brasileiro

O Brasil inteiro pedalou junto com Renato Rezende nesta quinta-feira, 29 de julho, durante a semifinal do BMX Racing, disputada no Ariake Urban Sport Park, em Tóquio. O atleta, que participou dos Jogos Olímpicos pela terceira vez, protagonizou a sua melhor campanha ao conquistar um 14ª lugar inédito para o BMX brasileiro.

Renato Rezende
Largada da bateria – Foto: Gaspar Nóbrega / COB

“Essa foi a minha melhor participação em olímpiadas, cheguei muito bem preparado e me sentindo confiante. Mas eu sabia que agora, na semifinal, tinha que andar muito próximo dos adversários, arriscando bastante e diminuindo qualquer zona de segurança, devido ao nível muito alto da competição. Isso acabou acarretando na minha queda, durante a segunda corrida da semi, e depois disso ficou bem difícil recuperar a pontuação para entrar na final”, declarou Renato Rezende.

Para alcançar a classificação, os atletas foram divididos em duas baterias de oito pilotos, com três corridas para cada grupo. Os quatro melhores pilotos de cada bateria avançavam para a grande final. O brasileiro iniciou a prova com um ritmo forte e chegou a ficar entre os Top3, para depois finalizar na quinta colocação, junto com o grupo principal.

Renato Rezende
Disputa acirrada – Foto: Gaspar Nóbrega / COB

Na volta seguinte, acabou caindo e terminou na oitava posição, resultado que comprometeu diretamente a sua pontuação. Já durante a última oportunidade, ficou em sétimo e acabou não se classificando para a disputa de medalhas, encerrando a prova na 14ª colocação geral. Os campeões do BMX Racing em Tóquio foram o holandês Niek Kimmann e a britânica Bethany Shriever.

“Estou muito muito feliz de ter representado o Brasil e sair com um resultado histórico para o nosso país. Entreguei tudo que eu consegui para defender a nossa bandeira da melhor maneira. Foi emocionante ver tanta gente me apoiando, incentivando, muito obrigado mesmo”, completou o brasileiro.

Resultados

BMX Racing Masculino

# Piloto País Tempo
1 Niek Kimmann Holanda 39.053
2 Kye Whyte Grã-Bretanha +0.114
3 Carlos Alberto Ramirez Yepes Colômbia +1.519
4 Sylvain Andre França +1.623
5 Alfredo Campo Equador +1.652
6 Romain Mahieu França +2.899
7 Joris Daudet França N/F
8 Connor Fields Estados Unidos N/F

BMX Racing Feminino

# Piloto País Tempo
1 Bethany Shriever Grã-Bretanha 44.358
2 Mariana Pajon Colômbia +0.090
3 Merel Smulders Holanda +0.363
4 Felicia Stancil Estados Unidos +0.773
5 Lauren Reynolds Austrália +1.043
6 Simone Christensen Dinamarca +1.224
7 Axelle Etienne França +1.495
8 Drew Mechielsen Canadá +2.525

Fonte: Confederação Brasileira de Ciclismo

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização