Dynamic Cargo reúne a capacidade de carga dos triciclos com a agilidade de uma bicicleta comum, oferecendo uma alternativa interessante para uso nas grandes cidades
Uma das marcas automotivas que mais vem investindo em mobilidade urbana alternativa, a BMW apresentou ao público um novo modelo conceitual de bike cargueira eletricamente assistida (e-Bike), que promete reunir a capacidade de carga dos triciclos com a agilidade e facilidade de uso das bicicletas convencionais.Projetada pela divisão de pesquisa e desenvolvimento da marca alemã, a Dynamic Cargo foi pensada desde os primeiros esboços como uma possível solução de mobilidade nos cada vez mais congestionados centros urbanos, na forma de uma bicicleta ágil, fácil de ser utilizada e com o máximo em versatilidade na sua capacidade de carga.
O principal desafio encontrado foi livrar-se das principais desvantagens dos triciclos de carga comuns, cuja largura excessiva e seu alto peso total torna-os sem agilidade no trânsito e de difícil condução.
A solução proposta pela BMW vem na forma de uma quadro frontal conectado à parte traseira através de um pivô central, que facilita a realização de curvas mais fechadas e melhora na condução e estabilidade da bike, enquanto que o motor – acionado automaticamente durante a pedalada – auxilia a reduzir o esforço do ciclista, fazendo com que a experiência de pedalar a Dynamic Cargo seja bastante similar a de uma bicicleta convencional. Sua bateria possibilita uma autonomia mínima de 20 quilômetros e pode ser removida para ser recarregada em casa.
Versatilidade – Instalada na parte traseira do quadro, a unidade de armazenagem de carga oferece uma variedade de opções de transporte, através de um inovador sistema modular que possibilita instalar desde pranchas de surfe a cadeirinhas para crianças.
Conceito – De acordo com a BMW, ainda não há previsão de produção da e-Bike Dynamic Cargo. Segundo a marca alemã, a constante pesquisa e desenvolvimento de projetos como este contribui para ampliar o nível de discussão sobre soluções para mobilidade urbana alternativa, aumentando assim as chances de que este ou outros modelos similares possam ser produzidos em série em um futuro próximo.