Marca norte-americana aposta no lançamento de componentes que deturpam o conceito original ‘naked’ das bicicletas de cascalho. Necessidade real ou mera imposição do mercado?
Um dos principais gigantes do mercado de componentes e acessórios para bicicletas, a SRAM anunciou hoje (10/08) o lançamento global da nova coleção XPLR (Explore), desenvolvida em conjunto com suas marcas satélites RockShox e Zipp.Destinada ao crescente mercado de gravel bikes, a nova linha – composta por transmissão e rodas específicas –, a nova coleção inclui ainda um novo garfo de suspensão e um canote retrátil para este tipo de bicicleta, posicionando a SRAM na contramão de um mercado que concebeu a modalidade como uma solução simplificada de pedalada off-road.
Apresentada apoteoticamente pela SRAM como “uma nova era para o gravel“, a coleção XPLR pode ser utilizada individualmente ou através do conjunto de componentes, ampliando – segundo a marca norte-americana – as possibilidades da pedalada de acordo com o estilo de pilotagem do ciclista, seja na estrada ou fora dela.
“O gravel é a modalidade que mais cresce atualmente no mundo da bike, por combinar a paixão pela estrada e a aventura para explorar novos caminhos. E tudo isso é possível através do novo conjunto XPLR”, afirma Rodrigo Braga, Gerente da SRAM no Brasil, representada oficialmente pela Proparts.
Composta por uma nova linha de grupos de transmissão eletrônica, guidão em liga de alumínio e rodas de alta performance, além de garfo amortecedor e canote retrátil, a coleção XPLR estará disponível por grupos de componentes (com alguns itens já disponíveis a pronta entrega), com previsão de chegada completa apenas no 1º semestre de 2022. Conheça os lançamentos:
Transmissão XPLR
Derivada dos mais recentes grupos de transmissão da SRAM, a nova linha XPLR é dividida em três níveis RED, Force e Rival, que utilizam a já conhecida tecnologia AXS sem fio da marca, gerenciamento de corrente e freios a disco hidráulicos. Adaptada às necessidades dos ciclistas de guidão drop, a nova linha de transmissão é específica para relação de coroa única (1x), utilizando para isto uma relação de cassete com 10-44 dentes e um câmbio específico.
Diferenciais dos câmbios traseiros XPLR eTap AXS
- Disponível nas versões: SRAM RED, Force e Rival
- Troca de marchas intuitiva, com fácil configuração
- Específico para uso de coroa única (1x) com cassetes 10-44t XPLR e 10-36t
- Sistema de estabilização da corrente
- Polias X-Sync maiores para maior durabilidade e eficiência
- Compatível com as baterias eTap existentes
Diferenciais dos cassetes XPLR 10-44t
- Maior alcance e progressão de marchas mais suave
- O alcance de 440%
- Para uso com câmbios traseiros XPLR 1x
- Compatível com correntes Flat Top
- Compatível com o freehub XDR
- Tecnologia Mini Cluster
- Disponível nos níveis XG-1271 e XG-1251
Pedivela Wide
O novo pedivela de uso específico para gravel utiliza uma coroa leves e rígidas de montagem direta, com opções de tamanho de 38 a 46 dentes, combinadas com pedivelas com braços de carbono. “Nossa tecnologia de coroa estreita X-Sync mantém a corrente onde ela precisa estar, uma nova opção Wide fornece folga máxima para pneu mais largos, enquanto que os cassetes XPLR 10-44T cuidam do alcance”, garante a SRAM.
Guidão Service Course SL-70 XPLR
Assim como os demais componentes XPLR, o novo guidão Zipp Service Course SL-70 foi desenvolvido especialmente para bikes gravel e conta com as seguintes características:
- Grafismos Zipp atualizados
- Topo ergonômico com 3° de inclinação para trás
- Nano jateamento de alumínio preto fosco
- Compatível com ISO 4210
- Garantia vitalícia
- Alcance de 70 mm e drop de 115 mm
- Flare de 5° e inclinação de 11° para fora
Rodas Zipp 101 XPLR
As rodas 101 XPLR são as primeiras rodas especialmente desenvolvidas pela Zipp para gravel. As novas rodas herdaram da linha MTB a tecnologia Moto, o que garante aos ciclistas, de acordo com a marca, maior controle e durabilidade em terrenos acidentados, além de uma condução suave que ajuda a reduzir a fadiga do ciclista. Isso se traduz em um pedal mais confortável, especialmente, com uso de pneus sem câmara com pressões mais baixas.
- Conjunto de cubos ZR1 para melhor design de vedação, durabilidade aprimorada e resposta mais rápida com 66 pontos de engate
- Nossa tecnologia Moto, a construção do aro de parede única das 101 XPLR, oferece conformidade e amortecimento de vibração
- Disponível em 700c ou 650b com um perfil interno de 27 mm de largura
- Peso: 700c: 1,665g / Peso: 650b: 1590g
- Disponível em duas cores Padrão e Areia
- Garantia vitalícia
Pneu Zipp G40 XPLR
Desenvolvido para uso em conjunto com as rodas 101 XPLR, os novos pneus G40 XPLR contam com a largura de 40mm e foram cuidadosamente selecionados para serem mais eficaz com seu padrão de cravos, ao mesmo tempo atendendo às preferências de evolução dos ciclistas por pneus mais largos para eventos de gravel e condução off-road. Sua carcaça e a faixa de proteção anti-furos que vai de talão a talão navegam na linha fina entre flexibilidade e rigidez, para que a aderência e o desempenho não sejam afetados ao fazer um pneu de gravel durável.
- Peso: 480g
- Pronto para Tubeless e Hookless,
- compatível com câmara 30 a 65 psi
- ETRTO: 40-622 (700x40c) Parede lateral bege
Garfo de suspensão e canote retrátil: O gravel precisa disso?
Desenvolvida originalmente para uso misto em estradas asfaltadas, de cascalho e de terra, as chamadas gravel bikes surgiram como uma alternativa às bicicletas MTB, onde se apresentam como um modelo leve e de manutenção simplificada, perfeita tanto para aventuras de fins de semana quanto para backpacking.
Por isto mesmo causa um certo espanto o lançamento pela SRAM de componentes que descaracterizam completamente esta categoria, como um novo garfo amortecedor e um canote retrátil, itens normalmente encontrados em mountain bikes com o argumento de que isto trará maiores possibilidades ao gravel.
Se a questão é esta, não seria o caso de adquirir uma MTB no lugar de uma gravel bike?
Suspensão RockShox Rudy Ultimate XPLR
Por trás do pomposo nome, o novo garfo de suspensão da RockShox oferece um custo x benefício bastante questionável, já que se trata de um amortecedor de pouco curso (30mm ou 40mm), com tecnologia já utilizada em outros modelos da marca e preço estratosférico.
Construído em torno do cartucho RockShox Charger Race Day, o garfo Rudy Ultimate XPLR conta com sistema de mola pneumático Solo Air especificamente ajustado para este modelo.
Além do ajuste de carga pneumática, o novo garfo conta com controle de retorno e mecanismo de trava. Conta ainda com compatibilidade com paralamas com sistema de fixação por 3 parafusos (as variantes AM incluem o pára-lamas RockShox).
Compatível com pneus de até 700x50mm, será disponibilizada nas novas cores Signature Areia ou Preto brilhante, pela ‘bagatela’ de 8.049 reais.
Canote retrátil RockShox Reverb AXS XPLR
Outro componente destinado aos gravelers endinheirados é o novo canote retrátil RockShox Reverb AXS XPLR. Com duas opções de curso (75mm ou 50mm) e tecnologia de microamortecimento ActiveRide, o novo canote utiliza a tecnologia sem fio AXS para ser acionado remotamente, o que proporciona, segundo o fabricante, maior controle, confiança e diversão, ao preço ‘camarada’ de 5.519,00 reais.
- Opções de fixação de selim compatíveis com trilhos ovais de carbono 7×10
- Os comprimentos do canote incluem 400mm e 350mm (curso de 50mm apenas)
- Tecnologia AXS permite a personalização do ciclista por meio do App AXS
- Controles de guidão AXS (drop ou reto)
- Utiliza a mesma bateria dos outros componentes SRAM AXS
- Sistema à prova d’água e à prova de poeira, com classificação IP69K
- Bateria SRAM AXS e carregador incluídos
- Controles AXS vendidos separadamente.
Disponibilidade e valores no Brasil
Componente | Preço | Disponibilidade |
---|---|---|
Câmbio Traseiro SRAM RED XPLR eTap AXS | R$ 7.489,00 | Setembro / 2021 |
Câmbio Traseiro SRAM Force XPLR eTap AXS | R$ 3.699,00 | Setembro / 2021 |
Câmbio Traseiro SRAM Rival XPLR eTap AXS | R$ 2.749,00 | Setembro / 2021 |
Cassete SRAM XPLR XG-1271 | R$ 1.619,00 | 1º semestre de 2022 |
Cassete SRAM XPLR XG-1251 | R$ 2.179,00 | 1º semestre de 2022 |
Pedivela SRAM RED 1 nova versão Direct Mount | R$ 6.159,00 | Pronta entrega |
Pedivela SRAM Force 1 Wide nova versão Direct Mount | R$ 2.849,00 | 1º semestre de 2022 |
Pedivela SRAM Rival 1 Wide nova versão Direct Mount | R$1.619,00 | 1º semestre de 2022 |
Paralamas RockShox Rudy A1+ Short 28mm Preto | R$229,00 | Julho/2022 |
RockShox Rudy Ultimate XPLR Race Day (30mm ou 40mm) | R$ 8.049,00 | N/I |
RockShox Reverb AXS XPLR A1 27.2mm | R$ 5.519,00 | 1º semestre de 2022 |
Pneu Zipp G40 XPLR Clincher 700x40c | R$ 599,00 | Pronta entrega |
Guidão Zipp Service Course SL-70 XPLR A3 44cm 31.8mm Preto | R$ 499,00 | Pronta entrega |
Rodas Zipp 101 XPLR A1 700c Dianteiro 28 raios 12X100mm | R$ 6.899,00 | 1º semestre de 2022 |
Rodas Zipp 101 XPLR A1 700c Traseiro 28 raios XDR 12x142mm | R$ 7.699,00 | 1º semestre de 2022 |
Rodas Zipp 101 XPLR A1 650c Dianteiro 28 raios 12X100mm | R$ 6.899,00 | 1º semestre de 2022 |
Rodas Zipp 101 XPLR A1 650c Traseiro 28 raios XDR 12x142mm | R$ 7.699,00 | 1º semestre de 2022 |