Versão online do festival da bicicleta reunirá entidades do setor em apresentação de dados e estudos, além de incentivar doação de alimentos e debates de cunho social
Mesmo sendo uma versão online, a edição 2021 do Shimano Fest trará conteúdo e discussões para os dois dias de evento que mostram a preocupação dos organizadores com o aspecto solidário da bike.“O ano de 2020 foi muito duro para todos os segmentos. É verdade que o setor de bicicletas prosperou com alta demanda por bikes e acessórios, por outro lado, muitos eventos foram cancelados e isso atrapalhou muita gente, de organizadores a atletas”, afirma Rogério Tancredi, gerente comercial e de marketing. “Por todo esse contexto, entendemos que o Shimano Fest online seria uma boa oportunidade de reforçarmos temas como diversidade, inclusão e união. Esperamos compartilhar todas as coisas boas que a bicicleta tem trazido e motivar ainda mais pessoas com estes debates e discussões”, conclui.
Para reforçar o discurso dos organizadores, a programação dos dois dias está formatada da seguinte forma: No dia 2/9, dia dedicado aos profissionais do mercado (10h às 14h30), o projeto Pedal das Capivaras da Shimano, em conjunto com a empresa Farah Services, que administra a Ciclovia do Rio Pinheiros, falará sobre o tema da Despoluição do Rio Pinheiros, contando sobre a iniciativa e sobre as melhorias realizadas na área do Rio no último ano e meio. Apresentações do Pedal das Capivaras acontecem às 13h21.
Ainda no dia 2, haverá a apresentação da Estratégia Nacional da Bicicleta – Grande Plano de Ação até 2030, um esforço da sociedade civil para regulamentar o Programa Bicicleta Brasil que é uma Lei Federal. A apresentação será feita por Yuriê Baptista César, coordenador da UCB União de Ciclistas do Brasil à partir das 13h53.
Em seguida, às 14h04, a Abraciclo, Associação Brasileira dos Fabricantes de motocicletas, ciclomotores, motonetas, bicicletas e similares, apresentará juntamente com a Aliança Bike, associação que promove os interesses do segmento, dados, estudos e pesquisas sobre o setor com foco na mobilidade por bicicleta. As apresentações ficarão por conta de Cyro Gazola, vice-presidente da Abraciclo e Daniel Guth, diretor executivo da Aliança Bike. A coordenação é da jornalista e cicloativista Renata Falzoni.
Para o Dia 3/9, dia do Festival aberto ao público com transmissão livre pelo www.shimanofest.com.br (16h30 às 21h), às 17h04, o debate Bicicleta & Sustentabilidade reunirá entidades como Pedala Manaus, representado por Nádia e Paulo Aguiar, a ONG Transporte Ativo com seu fundador Zé Lobo e o projeto Pedala Queimados representado por Carlos Greenbike para apresentar diferentes realidades dos ciclistas em regiões distintas do Brasil. A coordenação do debate ficará por conta de Ana Carboni, presidente da UCB União de Ciclistas do Brasil.
Continuando com a programação do dia 3/9, às 18h00, a atenção svolta para a diversidade com o debate Multi elos: Bike como tecnologia da multiplicidade. Livia Suarez da Casa Lafrida primeiro movimento de ciclistas negros do Brasil, Giovanna Zanchetta, mecânica profissional e proprietária da oficina Giro Bikes, Sued Hosaná, ciclista, professora, poetisa e performer trans e Tom Hackman, fundador da empresa inclusiva Trans-entrega falarão de suas realidades do ponto de vista do ciclista.
Por fim, às 18h54 do dia 3/9 serão apresentadas as lojas Shimano Service Center (SSC)que mais arrecadaram alimentos para doação a entidades assistenciais. A tradicional arrecadação de alimentos realizada durante o Shimano Fest dessa vez conta com a participação de lojas especializadas espalhados por todo o Brasil. As mais de 80 lojas SSC estão arrecadando alimentos e qualquer interessado em ajudar, poderá levar 1 kg de alimentos não perecíveis a qualquer uma das lojas desta lista.
A organização informa que a programação completa está disponível no website do evento:
- Dia 2/9 – Dia do Trade
- Dia 3/9 – Festival aberto ao público
O Shimano Fest 2021 online poderá ser acompanhado diretamente através do www.shimanofest.com.br.