22 de novembro de 2024
Circuito Grangiro
Foto: Divulgação / Circuito Grangiro

Circuito Grangiro neutraliza emissões de carbono e fortalece consciência socioambiental

Grangiro Etapa Serra das Hortênsias plantará 500 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica no Horto Municipal da cidade. A ação compensará mais de 100 toneladas de emissões de GEE (Gases do Efeito Estufa)

O Circuito Grangiro de Ciclismo vai promover a plantação de 500 mudas de árvores em áreas de reflorestamento da região de Teresópolis, local da prova, com o apoio da Prima. O objetivo é compensar os gases de efeito estufa que serão gerados na etapa e contribuir para o reflorestamento da Mata Atlântica, um dos biomas mais ameaçados do planeta. Essa é a segunda etapa do circuito, que abriu o calendário esportivo de 2021 com uma etapa em Búzios, em março deste ano. Agora, os ciclistas sobem a Serra das Hortênsias para viver a experiência de uma competição com referências internacionais na capital nacional do montanhismo.

Circuito Grangiro
Foto: Divulgação / Circuito Grangiro

“Essa ação de plantação de mudas, em parceria com a Prima, é um compromisso nosso enquanto empresa com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU”, ressaltou Pedro Rego Monteiro, CEO da Effect Sport, agência realizadora do Circuito Grangiro. Em março, na programação do Grangiro Etapa MTB Búzios, a organização do evento plantou 500 mudas pelo reflorestamento de três áreas da região litorânea do Rio. Agora, o circuito irá concluir sua meta de plantar mais 500 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica na etapa Serra das Hortênsias, região serrana.

A iniciativa irá compensar os gases de efeito estufa que serão gerados com a realização do evento. E os atletas também puderam somar nessa causa que contribui para o reflorestamento da Mata Atlântica, um dos biomas mais ameaçados do planeta. No ato da inscrição, através de uma doação voluntária simbólica, foi dada aos atletas a oportunidade de somar com mais uma muda no plantio.

Biólogo e coordenador geral da Ocip Prima – Mata Atlântica e Sustentabilidade, Ricardo Harduim, explica que diante da situação atual de emergência climática no mundo, ações de mitigação e compensação ambiental são fundamentais. “A sociedade vem sofrendo com os eventos do clima. Há desmatamentos, ainda existem lixões a céu aberto, há um excesso de veículos automotores, entre outros fatores. Dados científicos demonstram que cinco árvores da Mata Atlântica sequestram da atmosfera uma tonelada de carbono em 21 anos”, explica.

Em Teresópolis, o trabalho de plantio de mudas do Grangiro terá início com exemplares de 57 espécies nativas da Mata Atlântica em uma área de 200 metros lineares no Horto Municipal de Teresópolis. As demais mudas serão distribuídas em outras áreas da cidade. Entre as mudas, estão espécies como o Ipê Amarelo, Ipê Roxo, e Pau Brasil.

Ações que geram impacto – O Circuito Grangiro também promove ações sociais em todas as suas etapas, fortalecendo projetos sem fins lucrativos que transformam através do esporte. Nessa etapa Hortênsias, adolescentes e jovens da ONG Pedala Queimados vão realizar uma oficina gratuita de mecânica básica de bicicleta promovida em parceria com a marca SRAM. Na etapa Grangiro MTB Búzios, jovens e adultos da região ampliaram sua perspectiva de geração de renda com uma oficina da ONG Transporte Ativo, ganhando a visão de empreender no segmento do ciclismo.

Protocolos de segurança do evento:

  • Por determinação dos órgãos públicos, todos os atletas inscritos devem apresentar, na retirada do kit (que acontece no dia anterior à prova), o resultado de teste de Covid-19 com resultado negativo. Ele deve ter sido realizado em até 72 horas antes do evento. Atletas que, por alguma razão, não apresentarem o resultado do teste negativo, ficarão impossibilitados de realizar a prova.
  • Layout da arena para garantir mais espaçamento entre os atletas e menos cruzamentos;
  • Eliminação dos espaços de convivência como estandes de marcas parceiras, área de convidados e tendas de assessorias;
  • A largada será em ondas por categorias de faixa etária e com intervalos de 3 minutos, garantindo distanciamento entre os atletas;
  • Delimitação de um número máximo de atletas dentro da arena ao mesmo tempo;
  • Medição da temperatura de todos, staffs e participantes, na entrada principal da arena;
  • Distribuição de máscaras descartáveis para todos os atletas e a obrigatoriedade do uso da máscara dentro da arena;
  • Todo staff do evento com máscara e viseira de proteção, além de luvas (se necessário);
  • Dispenser com álcool em gel nas entradas das diferentes áreas da arena;
  • Staff destinado a evitar aglomerações na entrada da arena e na dispersão (pós-prova);
  • Limpeza periódica de toda estrutura da arena;
  • Disponibilização de lixeiras específicas para o descarte das máscaras, mantendo a preocupação com a coleta seletiva;
  • Cada atleta será responsável por levar o seu próprio suporte de água e manuseá-lo nos pontos de hidratação do evento sem contato físico do staff;
  • Divulgação dos resultados online, após o término da prova para evitar aglomeração;
  • Contestação após o evento em local e hora a serem divulgados;
  • Premiação reservada, para apenas os três primeiros colocados da categoria geral de cada prova;
  • Divulgação de um comunicado prévio para staff e atletas informando as novas normas e os procedimentos.

Circuito Grangiro

Etapa estrada Serra das Hortênsias

  • Data: 29 de agosto
  • Inscrições abertas pelo site (vagas limitadas)
  • Retirada de Kit: 28 de agosto, no Golf Clube Teresópolis das 10h às 19h (consultar documentos necessários para a entrega de kit no site oficial do evento).
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização