Novos grupos de transmissão Dura-Ace R9200 e Ultegra R8100 proporcionam trocas de marcha mais rápidas e precisas em relação à linha anterior
A gigante japonesa Shimano anunciou esta semana a atualização de seus dois grupos topo de linha para bicicletas de estrada, que passarão a utilizar uma configuração de 2×12 velocidades, aliado a um sistema de transmissão eletrônica totalmente reformulado.Os novos grupos Shimano Dura-Ace R9200 e Ultegra R8100 chegam ao mercado com uma série de mudanças em relação aos seus antecessores, sendo que a mais perceptível é o aumento do número de pinhões do cassete, que passam de 11 para 12 velocidades, a exemplo do adotado pelos concorrentes da marca japonesa. Outra alteração notável é a remodelagem do sistema eletrônico de transmissão Shimano Di2, cuja comunicação dos manetes de acionamento com os câmbios passa a ser sem fio (wireless). Conheça detalhadamente cada componente dos novos grupos:
Dura-Ace R9200
Lançado em sua primeira versão há nada menos que 48 anos atrás, o grupo topo de linha para bikes de estrada Dura-Ace recebe uma das suas mais significativas mudanças nos últimos anos, com a adoção – ainda que tardia, se comparada aos seus principais concorrentes – de uma configuração de 12 velocidades.
Longe de ser uma mera atualização estética, cada componente do novo R9200 foi reformulado com a intenção de proporcionar todas as qualidades desejáveis em uma transmissão de ponta: trocas de marchas mais rápidas e precisas, confiabilidade, resistência e leveza.
Plataforma Di2 aprimorada – A Shimano revisou por completo sua plataforma de transmissão eletrônica Di2. Um novo projeto de motor de acionamento do câmbio resultou em uma significativa redução no tempo de resposta de seu acionamento, cerca de 58% no tempo de operação do câmbio traseiro e em 45% menos tempo de
operação do câmbio dianteiro.
Outra alteração significativa foi a adoção de um novo conjunto de trocadores de marcha, que passam a não mais depender de fios ou cabos para a comunicação com a transmissão, graças a adoção de um sistema de comunicação wireless e baterias dedicadas, instaladas no corpo das manetes.
Longe de ser uma solução totalmente sem fios, o sistema Di2 ainda depende de cabos para alimentar os câmbios dianteiro e traseiro através de sua bateria interna, porém ,a utilização de trocadores sem fio facilita e muito a instalação do grupo no quadro da bicicleta, ao mesmo tempo que mantém a confiabilidade e reduz ao máximo possíveis interferências causadas por dispositivos externos.
Assim como já ocorre nos atuais grupos eletrônicos da Shimano, a configuração da transmissão – com algumas opções de personalização – é realizada através do aplicativo e-Tube. Em sua versão 4.0.0, o software permite customização como trocas sincronizadas, ou semi-sincronizadas, trocas múltiplas de marcha, alteração na velocidade de trocas e mapeamento do botão de STI. Conexões com ciclo computadores de outros fabricantes também podem ser configuradas para mostrar informações do Di2.
Trocador de marcha ST-R9270
Os novos trocadores Dura-Ace ST-R9270 contam com um novo design com a parte mais elevada da capa do trocador levemente curvada para dentro, bem como uma área aumentada entre o trocador e o guidão, de forma a proporcionar maior conforto e controle durante a pilotagem. Outra mudança vem através de um desvio maior entre os botões de acionamento das marchas na alavanca, de forma permitir uma melhor diferenciação entre os mesmos, principalmente quando o ciclista está de luvas ou com os dedos úmidos de suor.
Os novos trocadores são operados por conexão sem fio, o que facilita sua montagem e instalação, sem a necessidade portas para cabos no trocador ou guidão. Opcionalmente, portas para cabeamento podem ser usadas na instalação de pequenos botões remotos de troca de marcha. Botão para sprint (SW-R801-S) ou botão de escalada (SW-R801-T) podem ser usados com uma abraçadeira ou podem ficar integrados ao guidão por uma porta específica, como no novo guidão Pro Vibe Evo. Esses novos botões satélites opcionais ainda mais compactos, podem ser anexados ao
drop do guidão por meio de um cabo (SW-RS801-S) de 100mm ou à parte de cima do guidão por um cabo Di2 (SW-RS801-T) de 260 mm.
A alimentação dos trocadores de marcha é feita através de baterias do tipo CR1632 que, segundo o fabricante, possui uma duração entre 1,5 a 2 anos, mesmo sob uso intenso.
Câmbio traseiro RD-R9250
Mais do que um simples descarrilador, o novo câmbio traseiro Dura-Ace RD-R9250 da Shimano é também o ponto de carga do Di2, substituindo o carregador Shimano SM-BCR2 por um sistema de conexão direta do cabo de alimentação através de uma porta localizada em sua parte inferior. O Câmbio conta ainda com LEDs que indicam o modo de mudança sincronizada, o modo de configuração, ou outros requisitos de carga.
Câmbio dianteiro FD-R9250
Menor, mais elegante e mais leve, o novo Câmbio dianteiro Dura-Ace FD-R9250 vem com área frontal 33% menor em relação ao modelo anterior, trazendo um redução de peso de 96 gramas e oferecendo a capacidade para utilizar coroas de até 50-55 dentes.
Cassetes Dura-Ace Hyperglide CS-R9200
Ao contrário da concorrência que adotou a utilização do pinhão menor com 10 dentes, a Shimano optou por manter seu cog menor com 11 engrenagens. De acordo com o fabricante, a adoção do pinhão menor de 11 dentes, em combinação com um novo desenho das rampas de trocas proporciona mudanças mais suaves mesmo sob cargas extremas, graças a um escalonamento de marchas mais linear. Outra vantagem da adoção desta relação foi a compatibilidade dos novos cassetes com rodas que utilizam freehubs de 11 velocidades, sem a necessidade de adaptações.
Os novos cassetes Dura-Ace serão disponibilizados nas relações 11-30D e 11-34D.
Pedivela FC-R9200
Um sistema de transmissão obviamente, nunca estará completo sem o pedivela. E nesse caso existem duas versões disponíveis: a versão com medidor de potência integrado FC-R9200-P (que, de acordo com a Shimano, em um primeiro momento não será comercializado no Brasil) e a sem medidor de potência FC-R9200. Ambas as versões apresentam a já conhecida tecnologia Hollowtech II e serão disponibilizados em versões com 50-34 dentes, 52-36 dentes ou 54-40 dentes, com opções de braços de pedivela nas medidas 160 a 177.5 mm, todos com Q-Factor de 148 mm.
Com precisão de 1.5%, a versão com medidor de potência utiliza tecnologia Bluetooth e ANT+ para transmissão de dados e capacidade para mais de 300 horas de uso contínuo em pedaladas, sem necessidade de recarga.
Os novos componentes de transmissão do grupo Dura-Ace R9200 são compatíveis com as correntes de MTB de 12 velocidades das linhas Deore, SLX, XT e XTR.
Freios BR9270
Velocidade sem controle não significa muita coisa. Provas podem ser decididas nas curvas, por isso, uma frenagem melhorada pode fazer a diferença entre o pódio ou o desapontamento.
Os novos componentes de freio da Shimano contam com a tecnologia Servo Wave nas alavancas de acionamento,
herdada dos sistemas de frenagem utilizada nos modelos da marca para bicicletas de gravel e de mountain bike. Com isto, os freios passam a ter curso livre menor e uma conexão mais imediata entre as pastilhas de freio e rotores, o que se traduz em uma maior modulação e confiança em trechos e situações mais técnicas.
A manutenção dos freios também foi melhorada. Agora é possível fazer a sangria de freios sem a remoção do caliper do quadro, graças a uma porta de sangria e parafuso de válvula separados. Um novo funil e espaçador de sangria disponível para mecânicos também ajudam na melhoria desse processo.
Rodas WH R9200
Juntamente com o lançamento do grupo de transmissão, a Shimano anunciou o lançamento de sua nova linha de rodas Dura-Ace de alta performance.
Com três modelos que se distinguem pelo perfil de seus aros, as novas rodas full carbon contam com cubo traseiro com a tecnologia Direct Engagement e uma construção de baixo peso. Estes princípios formam uma opção completa de rodas de carbono tubulares e sem câmara, para se sobressair aos padrões atuais.
- A roda C36 (WH-R9270-C36-TL) especialmente focada em subidas, é a roda mais leve oferecida
- A C50 (WH-R9270-C50-TL) é uma roda multiuso com ótimo equilíbrio entre arrasto, rigidez na pilotagem normal e lateral, peso e controle geral e periférico.
- A C60 (WH-R9270-C60-HR-TL) é a roda mais aerodinâmica de todas, de alta rigidez (High Rigidity – HR) para sprints e perseguições em alta velocidade.
Ultegra R8100
Assim como o Dura-Ace, o grupo Shimano Ultegra R8100 também passa por uma reformulação em seus componentes com tecnologias herdadas diretamente de seu ‘irmão’ topo de linha, mas com preços menos ‘estratosféricos’.Basicamente, a diferença dos câmbios Ultegra para o Dura-Ace está em sua construção. Enquanto que os câmbios dianteiros e traseiros Dura-Ace R9200 pesam 96 e 215 gramas, respectivamente, os componentes equivalentes do Ultegra R8100 pesam 116 e 262 gramas, resultando em uma diferença combinada de 67 g.
Comparativo de peso dos componentes
Componente | Dura-Ace R9100 | Dura-Ace R9200 | Ultegra R8000 | Ultegra R8100 |
---|---|---|---|---|
Câmbio traseiro | 197 gramas | 215 gramas | 240 gramas | 262 gramas |
Câmbio dianteiro | 104 gramas | 96 gramas | 133 gramas | 116 gramas |
Cassete (11-30T) | 211 gramas | 223 gramas | 269 gramas | 297 gramas |
Corrente | 246 gramas | 242 gramas | 257 gramas | 252 gramas |
Pedivela (52-36T 170 mm com powermeter) | 695 gramas | 748 gramas | – | 769 gramas |
Pedivela (52-36T 170mm) | 624 gramas | 690 gramas | 681 gramas | 711 gramas |
Movimento central | 54 gramas | 54 gramas | 66 gramas | 66 gramas |
Trocadores de marcha | 320 gramas | 350 gramas | 360 gramas | 391 gramas |
Caliper de freio | 250 gramas | 229 gramas | 285 gramas | 282 gramas |
Mangueira | 60 gramas | 60 gramas | 60 gramas | 60 gramas |
Rotor | 234 gramas | 212 gramas | 251 gramas | 212 gramas |
Cabo/EW | 39.9 gramas | 14.5 gramas | 39.5 gramas | 14.5 gramas |
Bateria | 50 gramas | 53 gramas | 50 gramas | 53 gramas |
Junção-A (EW-RS910) | 6,4 gramas | – | 6,4 gramas | – |
Junção-B (SM-JC41) | 4 gramas | – | 4 gramas | – |
Unidade de transmissão wireless (EW-WU111) | 3 gramas | – | 3 gramas | – |
Preço e disponibilidade – Já disponíveis em alguns novos modelos de bicicleta de estrada, como a Cube C62 SLT Liquered Carbon 2022 e a Bianchi Specialissima, Os novos grupos de transmissão eletrônica Shimano Dura-Ace R9200 e Ultegra R8100 deverão desembarcar no Brasil em outubro deste ano, com preços ainda por definir. Os preços sugeridos no mercado norte-americano são:
Shimano Dura-Ace R9200
Código | Descrição | Preço sugerido (em US$) |
---|---|---|
FC-R9200 | Pedivela com coroa dupla | 624.99 |
FC-R9200P | Pedivela com coroa dupla e medidor de potência | 1,469.99 |
ST-R9250 | Trocadores de marcha Di2 / freios aro (par) | 784.99 |
ST-R9270 | Trocadores de marcha Di2 / freios a disco (par) | 624.99 |
CS-R9200 | Cassete (11-28/30/34) | 359.99 |
FD-R9250 | Câmbio dianteiro Di2 | 449.99 |
RD-R9250 | Câmbio traseiro Di2 | 814.99 |
CN-M9100 | Corrente de 12 velocidades | 86.99 |
BR-R9200 | Conjunto mecânico de freios de aro | 394.99 |
BR-R9270 | Conjunto de calipers para freios a disco | 364.98 |
RT-MT900 | Rotor para freio a disco (140 e 160mm) | 81.99 |
WH-R9270-C36-TL | Roda Dura-Ace Tubeless Ready para freios a disco | 2,099.99 |
WH-R9270-C50-TL | Roda Dura-Ace Tubeless Ready para freios a disco | 2,099.99 |
WH-R9270-C60-HR-TL | Roda Dura-Ace Tubeless Ready para freios a disco | 2,199.99 |
Shimano Ultegra R8100
Código | Descrição | Preço sugerido (em US$) |
---|---|---|
FC-R8100 | Pedivela com coroa dupla | 314.99 |
FC-R8100P | Pedivela com coroa dupla e medidor de potência | 1,159.99 |
ST-R8150 | Trocadores de marcha Di2 / freios aro (par) | 424.99 |
ST-R8170 | Trocadores de marcha Di2 / freios a disco (par) | 809.99 |
CS-R8100 | Cassete (11-30/34) | 111.99 |
FD-R8150 | Câmbio dianteiro Di2 | 259.99 |
RD-R8150 | Câmbio traseiro Di2 | 409.99 |
CN-M8100 | Corrente de 12 velocidades | – |
BR-R8100 | Conjunto mecânico de freios de aro | 162.99 |
BR-R8170 | Conjunto de calipers para freios a disco | 170.98 |
RT-MT800 | Rotor para freio a disco (140 e 160mm) | 55.99 |
WH-R8170-C36-TL | Roda Dura-Ace Tubeless Ready para freios a disco | 1,399.99 |
WH-R8170-C50-TL | Roda Dura-Ace Tubeless Ready para freios a disco | 1,399.99 |
WH-R8170-C60-TL | Roda Dura-Ace Tubeless Ready para freios a disco | 1,399.99 |