Prova de XCC foi realizada na manhã deste sábado (04/09) Atletas da Super Elite – Masculina e Feminina –, retornam às pistas amanhã para disputar a prova de Cross-Country Olímpico (XCO)
Sherman Trezza e Hercília Najara venceram o Short Track da 1ª etapa da Copa Internacional de Mountain Bike (CIMTB), na manhã deste sábado, 4 de setembro. Sherman havia ganhado o primeiro evento da modalidade realizado pela Copa, em 2010, e agora, 11 anos depois, reviveu a emoção da vitória. Hercília liderou desde a primeira volta e dominou a competição. Atletas da Super Elite, Masculina e Feminina, retornam às pistas amanhã (05/09), para disputar a prova de Cross-Country Olímpico (XCO), evento principal da etapa.“É uma emoção muito grande voltar a vencer na Copa Internacional 10 anos depois. E eu gostaria de ressaltar a importância do evento para a formação dos atletas da base. Eu não seria o atleta que sou hoje sem essa vitória em 2010 e sem ter passado pelas experiências que o evento proporcionou para mim e outros atletas”, avaliou Sherman Trezza.
Hercília destacou a qualidade da pista e a preparação especial para esta etapa. “Eu me preparei muito para esta etapa da Copa Internacional. Treinei bastante na pista e agora que comecei bem, quero manter o foco para o XCO amanhã e para as outras etapas, de Araxá e Taubaté”, destacou.
Prova Feminina – Logo na largada, Hercília, Letícia Cândido, Isabella Lacerda e Aline Simões abriram vantagem em cima das concorrentes e formaram um pequeno grupo que ficou junto por algumas voltas. Karen Olimpio, atual campeã geral da CIMTB, ficou isolada alguns segundo atrás do grupo líder.
Em algumas voltas, Hercília conseguiu se desgarrar de Letícia, Isabella e Alinne para assumir a ponta sozinha e não largar até o final. O segundo grupo também se desfez em pouco tempo. Isabella conseguiu se distanciar de Letícia e Alinne e se manteve na vice-posição até a bandeirada. Após se distanciar de Aline, Letícia tirou o pé para economizar energia nas últimas voltas, com a cabeça já no XCO de amanhã, e administrou a 3ª posição do pódio.
Karen, que correu sozinha praticamente por toda a prova atrás das líderes, conseguiu alcançar Aline na 5ª volta e terminar na 4ª posição, à frente de Aline, que perdeu potência no final da prova e fechou o pódio na 5ª colocação.
Prova Masculina – A largada da categoria Masculina foi explosiva. José Gabriel assumiu a liderança, com Mario Couto e Kennedi Sampaio logo atrás, formando um grupo que trabalhou junto, se distanciando de Shermann nas primeiras voltas. Na 5ª volta, quando José Gabriel parecia se destacar dos outros dois do pelotão líder, sofreu um acidente em um afunilamento da pista, perdendo várias posições.
Com a frente da corrida desorganizada, Sherman, que estava logo atrás, conseguiu se aproximar da ponteira e se segurar com eles até a penúltima volta, quando atacou e não obteve resposta à altura dos outros dois. Ele fez a última volta sozinho para cruzar a linha na 1ª posição. Logo atrás dele, Mário Couto resistiu aos ataques finais de Kennedi e contra atacou na última volta e ficou na 2ª colocação. Kennedi Ficou em 3º, à frente de Pedro Hillo, 4º e Halysson Ferreira, 5º, que chegaram logo em seguida.