Amanhã os atletas correrão na modalidade Cross-Country Olímpico (XCO), a partir das 8h00
A manhã do segundo dia da 2ª etapa da CIMTB, em Araxá, foi eletrizante com as provas Feminina e Masculina do Short Track na Super Elite. O favorito e vice-campeão mundial na modalidade, Henrique Avancini, venceu com sobra após um ataque na segunda metade da corrida, que não deu chances para os adversários. No Feminino, a campeã foi Karen Olímpio, que usou uma estratégia parecida, se destacando do pelotão na parte final.Apesar de ser uma prova explosiva e curta, com pouco mais de 20 minutos de duração, desta vez, o ritmo começou lento. Com a concorrência forte, ninguém quis investir em um ataque logo no início, com receio de ser contra atacado. O pelotão inicial seguiu junto até a metade da corrida, quando o ritmo aumentou e alguns atletas começaram a sobrar.
Com o grupo reduzido após os primeiros dez minutos de prova, Avancini atacou na subida e somente José Gabriel teve condições de acompanhar. Mas a dupla não ficou junta por muito tempo. Antes dos trechos mais técnicos, Avancini fez outro ataque e José Gabriel teve que recuar para o pelotão que vinha logo atrás. Sozinho na ponta, o líder só aumentou a vantagem até o final.
A briga pelo segundo lugar foi definida na última volta, com o ataque de Gustavo Pereira, da Sub-23, que fechou no 2º lugar. Em 3º ficou o vencedor da 1ª etapa da CIMTB, em Congonhas, José Gabriel. Fechando o pódio, Alex Malacarne, também da Sub-23, em 4º e Guilherme Muller na 5ª posição.
Prova feminina – Logo nos primeiros minutos de prova, quatro das favoritas formaram um grupo composto por Karen, Letícia Cândido, Hercília Najara e Isabella Lacerda, que se distanciou do resto das atletas. Ainda na segunda volta, Karen, que puxava fortemente o pelotão, errou a entrada do salto do rock garden e teve que passar pelo trecho alternativo e mais lento da pista, perdendo alguns segundos em relação às líderes. Mas a atleta estava num dia iluminado e conseguiu alcançar a ponta, fazendo muita pressão nas adversárias.
Karen aproveitou a subida antes dos trechos técnicos para fazer o ataque e se distanciar das outras, que não conseguiram trabalhar juntas para buscá-la antes do final da prova. Hercília, que venceu a modalidade na 1ª etapa, em Congonhas, aumentou o ritmo e só Letícia conseguiu acompanhar, com muita dificuldade, se separando de Isabella Lacerda, que defende a camisa amarela de líder da classificação geral.
Hercília, que ainda tinha uma pequena reserva no tanque, fez outro ataque na última volta para se distanciar de Letícia e garantir a 2ª colocação. Com Letícia em 3º e Alinne em 4º, a atleta Stefanye Ferreria completou o pódio em 5º lugar.
Confira a programação de domingo
- 07h30 às 13h00 horas: confirmação das inscrições e credenciamento de apoio atletas/equipes
- 08h00: 1ª Largada XCO Masculina – CIMTB (Masculinas: Sub-17, Ultra, Sub-15, Sub-55, Sub-60, Sub-65, Over-65)
- 10h00 – 2ª Largada XCO Masculina – CIMTB (Masculinas: Sub-30, Sub-35, Sub-40, Sub-45 e Sub-50)
- 11h00: Premiação categorias 1ª Largada
- 11h30: Categoria Mirim e premiação após a prova
- 12h00: 3ª Largada XCO Feminina – CIMTB (Femininas: Elite, Junior, Sub-30, Sub-40, Sub-50, Over-50, Sub-17 e Sub-15)
- 13h00: Premiação categorias 2ª Largada + Concurso de redação e desenho
- 14h00: 4a Largada XCO Masculina – CIMTB Elite, Sub-23 e Junior
- 14h30: Premiação categorias 3ª Largada
- 16h15: Premiação 4ª Largada