No maior desafio de sua vida, campeã nacional de ciclismo de pista Christina Birch é selecionada entre 12 mil candidatos e torna-se a mais nova astronauta da Nasa
Aos 35 anos de idade, a 11 vezes campeã nacional norte-americana no ciclismo de Pista e detentora de duas medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos Christina Birch está indo em direção ao maior desafio de sua vida, e não é sobre uma bicicleta. Esta semana, a ciclista estadunidense foi selecionada pela Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) entre um grupo de 12 mil candidatos para tornar-se a mais nova astronauta do planeta.Além de ciclista profissional, Christina Birch possui vasta carreira acadêmica, sendo bacharel em matemática, bioquímica e biofísica molecular pela Universidade do Arizona. Além disso, a ciclista da seleção norte-americana de ciclismo de pista é Ph.D. em engenharia biológica pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), onde aliás teve início começou no esporte. Seu currículo inclui ainda bioengenharia pela University of Riverside, na Califórnia e comunicação e redação científica no California Institute of Technology.
De acordo com o website oficial da Nasa, Birch deverá se apresentar à agência já em janeiro de 2022 para um treinamento de cerca de dois anos para tornar-se astronauta.
Após esta etapa, a ciclista poderá ser designada para missões que envolvam lançamento de solo norte-americano em espaçonaves construídas por empresas comerciais, a realização de pesquisas a bordo da estação espacial e missões espaciais profundas para destinos incluindo a lua na nave espacial Orion ou no foguete Space Launch System, de acordo com o comunicado de imprensa da Nasa.